sábado, 30 de novembro de 2013

Datafolha mostra crescimento de Dilma na corrida presidencial

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado pela Folha de S.Paulo mostra um avanço da presidente Dilma Rousseff frente a seus adversários de oposição. Além dela, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lidera todos os cenários em que aparece como candidato.

Segundo a pesquisa, Dilma pontua 47% contra 19% de Aécio Neves (PSDB) e 11% de Eduardo Campos (PSB). Em outubro, ela tinha 42% contra 21% e 15% de Aécio e Campos, respectivamente. O percentual de eleitores que vota em branco, nulo ou indeciso continua em 23% desde outubro.

Em outra simulação, a petista teria 41% contra 24% de Marina Silva (PSB) e 19% de José Serra (PSDB). Em outubro, os possíveis candidatos tinham, respectivamente, 37%, 28% e 20%.O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, aparece em um dos cenários. Ele tem 15% das intenções de voto, contra 44% de Dilma, 14% de Aécio e 9% de Campos.
Lula oscila entre de 52% a 56% nas intenções de voto em quatro cenários em que aparece - ou seja, venceria em primeiro turno em todos.


Segundo o jornal, foram 4.557 pessoas entrevistadas em 194 municípios na quinta e na sexta-feira. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.



Fonte: Portal terra.com

O Blogueiro do Canguaretama em Chamas, Erivan Ferreira, convida a todos para o lançamento do seu livro: "A Feira Livre de Canguaretama"

CONVITE: O Blogueiro do Canguaretama em Chamas, Erivan Ferreira, convida a todos para o lançamento do seu livro: "A Feira Livre de Canguaretama" Prezados Amigos... Vocês são nossos convidados especiais para o lançamento do livro: A Feira Livre de Canguaretama Escritor: Erivan Ferreira Data: 03 de dezembro de 2013 Horário: 20 horas Local: Pavilhão da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição Canguaretama/RN Informações: (84) 9181-5184/3241-2863 A obra soma 64 páginas. O prefácio é assinado pelo economista e geógrafo João Balbino da Costa Filho. A ilustração da capa é assinada pelo próprio autor e traz uma representação da feira livre criada pela artista. (Erivan Ferreira)



A Feira Livre de Canguaretama

Escritor: Erivan Ferreira
Data: 03 de dezembro de 2013
Horário: 20 horas
Local: Pavilhão da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição Canguaretama/RN
Informações: (84) 9181-5184/3241-2863

A obra soma 64 páginas. O prefácio é assinado pelo economista e geógrafo João Balbino da Costa Filho. A ilustração da capa é assinada pelo próprio autor e traz uma representação da feira livre criada pela artista Elisabeth Teixeira.
Durante o lançamento do livro, haverá uma exposição de belas imagens da feira da cidade retratando o ontem e o hoje, produto das lentes do fotógrafo Iraktan Ramos e do próprio autor Erivan Ferreira.
A festa de lançamento será abrilhantada pela música popular brasileira tocada e cantada por artistas locais e regada ao som do saxofonista Alex Sérgio.
O livro traz uma abordagem histórica, social, econômica e cultural da feira livre e conta a história de várias personalidades (alguns in memoriam) que trabalham ou já trabalharam na feira livre da cidade.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Prefeito demite alguns servidores e todos os secretários para fechar as contas; crise trará gestor a Brasília

Demitir 25 servidores, inclusive os oito secretários, para fechar as contas de final de ano foi a opção adotada pelo prefeito de Unistalda, interior do Rio Grande do Sul, José Ribeiro. “A baixa arrecadação precisa ser exposta em Brasília, ao governo federal”, defende o gestor. Por isso, Ribeiro aderiu à Mobilização Alerta Municípios do Brasil! – Sem recursos, os Municípios irão parar.

O prefeito disse que, como administra um pequeno Município de apenas dois mil habitantes, não há nada a mostrar para eles. “Aqui não adianta chamar a população porque todos já sabem como está a prefeitura. Estamos fazendo o mínimo do mínimo. Só Educação e Saúde”, conta. Para Ribeiro, a solução é uma só: pedir auxílio em Brasília.


José Ribeiro quer incentivar os colegas gaúchos e de outros Estados a fecharem as portas das prefeituras nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, em sinal de manifesto. “Tenho conversado aqui e penso também em fecharmos uma vez por semana em todo o mês de dezembro. Alguma coisa precisa ser feita. Mas, quero apoio. Tem que ser todos, ai seria ótimo”, convoca.

Imagem ilustrativa
Fonte: CNM

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Audiência pública na Câmara debate funcionamento do Hospital Regional de Santo Antônio

A Câmara Municipal de Santo Antônio realizou na manhã desta quinta-feira (28) uma Audiência Pública proposta pelo vereador Audy Acciole (PP) para debater melhorias nos serviços do Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal. A audiência contou com a participação de representantes do hospital como a diretora geral Lusileide Barbalho, a diretora administrativa Ceiça Miguel e os médicos Dr. Vandir e Dr. Ricardo Wágner; de membros dos municípios pactuados pela unidade; além da presença da sociedade civil organizada.

Durante o evento foram levantados vários problemas como o tratamento inadequado e a negligência da equipe em algumas situações, as reivindicações feitas pela população, bem como também encaminhados pleitos e possíveis soluções com objetivo de melhorar o funcionamento e o atendimento no hospital.

Na ocasião a diretora administrativa Ceiça Miguel divulgou dados referentes aos procedimentos realizados durante este ano no hospital; as conquistas da atual gestão, como por exemplo, a compra de novos equipamentos, conserto da ambulância e reativação de aparelhos de raio-x e mamografia; e a metas previstas para 2014, entre elas, a estruturação de toda a unidade e o aumento do número de leitos.

Para a diretora geral Lusileide Barbalho, o maior problema enfrentado pelo hospital é a grande demanda de atendimentos realizados na unidade em decorrência do descumprimento por parte dos municípios que transferem pacientes de média e baixa complexidade para o hospital, o que sobrecarrega a equipe médica e consequentemente reduz a eficiência no atendimento e nos serviços dos profissionais da unidade. "Atendimentos de média e baixa complexidade são de responsabilidade dos municípios e não do hospital regional", disse.

O deputado José Dias fez um balanço positivo do evento onde foi feito um diagnóstico das problemáticas do hospital e da saúde no Estado, estabelecendo as responsabilidades e reconhecendo as falhas. Segundo o parlamentar, a audiência foi uma oportunidade de conscientizar a população de seus problemas e de direitos. "A audiência também serve para que nós possamos, no meu caso, por exemplo, na Assembleia dá meu depoimento em relação a essa situação que o povo está vivendo não somente em Santo Antônio e em toda região, mas acredito que resultados positivos virão", ressaltou o deputado.

"Eu acredito que com atitudes e ações como essa que nosso parlamento tende a crescer e ajudar a nossa comunidade santoantoniense", afirmou o vereador Audy Acciole.

A audiência foi aberta à população para formulação de perguntas em que foram feitas várias reclamações todas relacionadas ao mal atendimento dos profissionais do hospital.


Participaram também do debate o deputado estadual José Dias (PSD), o Administrador Paroquial de Santo Antônio, padre José Adelson, e os vereadores Nélio de Cornélio (PSD), Lucinha (SDD), Paulo Cezar (SDD), Júnior Nogueira (PSB), Nego de Mário (PSC) e Goreth Orrico (PT).



Com informações do blog Os Amigos da Onça

Motoristas profissionais serão submetidos a exame toxicológico antes de tirar carteira de motorista

Motoristas profissionais das categorias C, D e E serão submetidos obrigatoriamente ao exame toxicológico. Ele detecta o uso de entorpecentes usados em um período de até três meses. Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovar ou mudar de categoria, o profissional precisará apresentar esse exame. A medida serve para coibir os acidentes de trânsito causados por motoristas dessas categorias.

A obrigatoriedade do exame foi anunciada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da Resolução 460/2013, publicada nesta quarta-feira, 27 de novembro, no Diário Oficial da União (DOU). O exame será cobrado a partir de janeiro de 2014.

Mais de 43 mil pessoas perdem a vidas nas estradas pelo Brasil anualmente. Em 2010, o número de acidentes com veículos grandes, como caminhões e ônibus, chegou a 9.783. De acordo com o Contran, a resolução vai garantir mais segurança no trânsito, pois os motoristas profissionais que utilizarem quaisquer substâncias psicoativas não terão direito à CNH.

Condutores que transportam cargas e vidas são os maiores responsáveis por acidentes de trânsito, segundo Polícia Rodoviária Federal (PRF). E em boa parte dos casos há suspeita de a causa ser o uso de tóxicos, como cocaína, maconha e derivados, morfina, heroína, ecstasy, ópio, codeína, anfetamina (Rebite).

Exame
O exame toxicológico é feito com um fio de cabelo ou com pedaço da unha e custa em média R$ 290. O valor será pago pelo motorista. Ele é a maneira mais eficaz de comprovar o uso de substâncias psicoativas.

Caso o motorista testado esteja em uso de medicamento prescrito por um médico, e seja detectado no exame, a quantidade e a duração do uso identificadas no exame deverão ser submetidas à avaliação médica em clínica credenciada que emitirá um laudo final de aptidão do condutor.


Em testes anteriores, a PRF constatou que entre os entorpecentes mais utilizados por motoristas profissionais estão: álcool, maconha, anfetaminas, metanfetaminas, cocaína, crack e merla.



Com informações da CNM

Pipa Rock Festival começa vender segundo lote promocional de ingressos

O segundo lote dos ingressos para o Pipa Rock Festival, que vai acontecer dias 06 e 07 de dezembro na Praia da Pipa, já está sendo vendido nas lojas Ecológica de Natal, João Pessoa, Recife, Fortaleza e Pipa, com descontos.

O valor do ingresso para estudante na sexta-feira, dia 6, permanece R$ 30,00. No sábado, dia 7, a meia custa R$ 50,00 e o passaporte R$ 70,00 para os dois dias.

Na programação do festival, atrações nacionais de destaque. Na primeira noite: Dona Leda (CE); Far From Alaska (RN); Mundo Livre S.A (PE) e Cachorro Grande (RS). No sábado: Renegados (CE); Pipa Highway (RN); Nando Fernandes e Moby Dick (RN) e Sepultura (SP).

O evento será realizado no primeiro grande estacionamento de Pipa. O espaço oferece estacionamento próprio. Dois palcos serão disponibilizados, sendo o principal com 18m x 13m. A estrutura conta ainda com bares, lojas e camarotes.

SERVIÇO:

Praia de Pipa – RN

Dias 06 e 07 de dezembro

Sexta e sábado, às 19h


Vendas antecipadas de ingressos: Lojas Ecológica


quarta-feira, 27 de novembro de 2013

FPM: Atenção prefeituras! Este decêndio o FPM é 31% maior, em termos nominais, do que a estimativa divulgada pela (STN) no começo do mês.

O FPM da próxima sexta(29) será um pouco "mais gordo".

O 3.º e último repasse de novembro do Fundo de Participação dos Municípios será de R$ 1.492.662.892,65. Este montante descontado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, este decêndio será de R$ 1.865.828.615,81.

As prefeituras receberão o FPM na próxima sexta-feira, 29 de novembro. Segundo cálculos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), este decêndio é 31% maior, em termos nominais, do que a estimativa divulgada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) no começo do mês.

Com este terceiro decêndio, novembro fechou com um montante de R$ 6.485.055.748,66. Em termos reais, 6,1% maior em comparação a novembro de 2012.

Acumulado e previsão

A CNM calculou ainda o acumulado do FPM de janeiro a novembro. Nestes 11 meses o Fundo chegou a R$ 63,9 bilhões - 1,9% maior do que o mesmo período do ano passado, em termos reais – descontada a inflação.

A previsão da STN, para o mês de dezembro é um aumento de 8,5%, em relação ao mês de novembro.


Confira valores por Estado



Imagem ilustrativa
Com informações do portal CNM

Educação: Rede pública perde participação entre as escolas top do Enem

A presença de escolas públicas entre as melhores do Brasil no exame do Enem caiu --e já era pequeno.

Dados do Ministério da Educação mostram que em 2012 só 6,6% dos colégios entre os 10% melhores eram públicos. Em números absolutos, são 74 instituições, entre as 1.124 da elite do país --lista liderada pelo colégio Bernoulli, particular de Minas.

No ano anterior, eram 7,9% públicas entre as melhores. A participação cai desde 2009, quando a prova ampliou e passou a selecionar calouros para universidades federais.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirma que as escolas privadas e públicas atendem a públicos diferentes. A rede paga conta com estudantes com melhores condições socieconômicas. Por outro lado, a rede pública abrange mais de 80% dos alunos do ensino médio.

Para calcular as médias das escolas, a Folha considerou as quatro provas objetivas do Enem --linguagem, matemática, ciências humanas e da natureza.

Para Fernando Abrucio, especialista em educação da FGV, as particulares estão "pegando as manhas" do Enem e preparando melhor os alunos. "Daqui alguns anos, quando houver mais escolas públicas em período integral, pode haver mudança."

Além da melhor escola de ensino médio privada, Minas também teve a melhor escola pública do país no exame de 2012. Trata-se do colégio de aplicação da Universidade Federal de de Viçosa (MG).

Entre as 50 escolas com melhor desempenho, só 4 são públicas, todas federais.
A escola estadual "convencional" com melhor desempenho foi a Dom Aquino Corrêa, em Mato Grosso do Sul, na 1.774ª posição --na comparação são excluídos colégios como técnicos e militares.

A melhor instituição pública paulista é a ETE São Paulo (escola técnica), na 53ª posição do país. O Estado tem 37 das 100 mais bem colocadas.

A lista nacional considera 11.239 colégios, em que ao menos 50% dos alunos do 3º ano do ensino médio fizeram a prova.



Fonte: Folha.uol.com

Novo tremor de terra em Pedra Preta/RN: Laboratório da UFRN registra tremor de magnitude 3.4

                                                              Localização de Pedra Preta no Rio Grande do Norte

O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis UFRN) registrou um tremor de magnitude 3.4 no município de Pedra Preta. O abalo foi registrado às 2h50 desta quarta-feira (27) e, segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Jorge Alessandro, a população sentiu bastante esse novo abalo.
De acordo com o laboratório, nos últimos dias a atividade sísmica diminuiu na região, porém ainda são sentidos tremores. Eles afirmam que não é possível prever a evolução dos abalos e nem a magnitude.
Thiago Peixoto, integrante da comissão de Defesa Civil do município disse que o estudo com o levantamento das residências afetadas pelos tremores ainda está sendo feito e que o coordenador do órgão está hoje em Natal para uma reunião com a Defesa Civil estadual.


Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Piso dos professores: Critério de reajuste para 2014 ainda não está definido

O final do ano se aproxima e ainda não há definição sobre qual será o critério de reajuste do piso salarial nacional do magistério público de educação básica para 2014. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e o movimento municipalista brasileiro têm pressionado a Câmara dos Deputados para que vote, ainda este ano, o projeto de lei que modifica a norma do reajuste.
No entanto, a área técnica de Educação da entidade esclarece que continuam em debate quatro possibilidades. São elas: 

1 - A variação do valor por aluno dos anos iniciais do ensino fundamental urbano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), nos dois anos anteriores, critério vigente, instituído pela Lei 11.738/2008. Aplicada à mesma fórmula de cálculo utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) de 2010 a 2013, o valor do piso seria reajustado em janeiro de 2014 em 19,2%, passando dos atuais R$ 1.567,00 para R$ 1.864,73.

2 -  Adoção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC) para o reajuste anual do piso, conforme proposta do PL 3.776/2008, do Poder Executivo. Nesse caso, o reajuste do piso em janeiro de 2014 será de 5,4%, e não 19,2%, passando a R$ 1.656,95; 

3 - critério intermediário proposto por Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, coordenada pela deputada Fátima Bezerra (PT-RN), e apoiado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que consiste no INPC acrescido de 50% do crescimento nominal da receita do Fundeb nos dois anos anteriores. Nesse caso, o valor do piso seria reajustado em maio de 2014 em 9,99 %, passando a R$ 1.723,54; 

4 -  outro critério intermediário proposto pelos governadores, que consiste no INPC acrescido de 50% do crescimento real da receita do Fundeb nos dois anos anteriores. Nesse caso, o valor do piso seria reajustado em maio de 2014 em 7,44 %, passando a R$ 1.683,58.

Se nada acontecer, permanecerá em vigência o critério atual, mencionado na primeira possibilidade, e instituído pela Lei 11.738/2008. Mas, para ser adotado o INPC já em 2014, o plenário da Câmara dos Deputados precisa rejeitar, ainda em 2013, o recurso apresentado pela deputada Fátima Bezerra contra a decisão terminativa da Comissão de Finanças e tributação daquela Casa Legislativa. Em consequência, o PL 3.776/2008 irá á sanção presidencial.

Medida Provisória
Para que em 2014 o piso do magistério fosse reajustado por um dos critérios intermediários, seria necessária a edição de uma Medida Provisória pela Presidência da República.
Nesse jogo de forças, os dois fatos recentes são a aprovação pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, no dia 13 de novembro, de requerimentos para realização de audiência pública naquela Comissão com o objetivo de debater o piso do magistério. Para essa audiência, ainda sem data marcada, serão convidados: MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime), governadores, CNM e CNTE. Até agora, a audiência ainda não está agendada. E a convocação pela CNTE de manifestação no Congresso Nacional, no próximo dia 4 de dezembro, em defesa de suas posições.

Reajuste pelo INPC
A CNM reafirma seu posicionamento em defesa da adoção do INPC, pela aprovação e sanção ao PL 3.776/2008, do Poder Executivo. As finanças dos Municípios não vêm suportando percentuais de reajuste do piso maiores do que a inflação e do que o crescimento das receitas municipais. A situação ainda é agravada pelas desonerações praticadas pelo governo federal, fato que levou a grande maioria dos Municípios a uma situação de pré-insolvência.

Por este motivo, a CNM orienta os gestores municipais a encaminhem aos deputados federais pedindo para que seja rejeitado pela Câmara dos Deputados o recurso ao PL 3.776/2008 e, por consequência, o encaminhamento deste projeto à sanção presidencial.


Fonte: CNM

Enem 2012: Candidatos podem consultar desempenho nas provas em site do Inep

As escolas e os candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 podem acessar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) um mapa detalhado do desempenho nas provas. A divulgação feita este ano traz mais informações tanto para os centros de ensino como para os estudantes.
As escolas podem acessar as médias em cada uma das competências cobradas nas provas: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Além disso, podem verificar o desempenho dos estudantes de acordo com a porcentagem de alunos em cada faixa de pontuação na prova. A nota vai até 1.000.O Enem 2012 teve a participação de 4 milhões de candidatos. Todos os candidatos podem acessar o desempenho. O MEC considerou para as escolas análise apenas daquelas que tiveram, no mínimo, 50% dos estudantes participando do exame e aquelas nas quais a porcentagem corresponde a pelo menos dez estudantes.
A nota do Enem é usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os candidatos para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior. A nota também é usada para concorrer a bolsas em instituições particulares pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). O exame ainda é pré-requisito para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), para o intercâmbio acadêmico pelo Ciência sem Fronteiras e servir para a obtenção do diploma de ensino médio.





Fonte: Agência Brasil

Nova diretoria da Escola Estadual Filomena de Azevedo

Professores, alunos, pais e servidores da Escola Estadual Filomena de Azevedo em Santo Antônio/RN foram às urnas nesta segunda-feira (25) para eleger a nova direção da instituição de ensino para o biênio 2015/2016. A chapa 2 composta pelas professoras Lúcia e Tia Dedé, diretora e vice-diretora, respectivamente, foram eleitas com 62,84% dos votos válidos.
A outra chapa composta pelo professores Joel Leônidas e Cida obteve 37,16% dos votos. Ao todo, foram 550 eleitores que participaram da eleição tendo 503 votos válidos e 47 nulos. 
 Da esquerda para a direita. Tia Dedé e Lúcia, vice e diretora, respectivamente.




Com informações do blog Os Amigos da Onça

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Tributação negocia R$ 8 milhões em dívidas. Natal RN



Número de parcelamentos realizados chegou a 1.634 em outubro. Programa de parcelamentos vai até janeiro de 2014

A secretaria de Tributação de Natal divulgou nesta segunda-feira (25) um balanço da adesão dos contribuintes ao programa de parcelamentos de dívidas com o tesouro municipal. Foram realizados até o momento 1.634 parcelamentos em outubro. O valor de débitos negociados de chegou a mais de R$ 8 milhões R$ 749 mil de juros e R$119 mil de multa.
O resultado foi considerado bastante positivo pela secretária adjunta de Tributação do município, Renata Sofia. De acordo com ela, os valores negociados em 2013 foram 90% superiores em relação ao mesmo período do ano passado. A campanha foi lançada em outubro deste ano. Se comparado com o mês anterior, setembro, o crescimento dos valores negociados foi de 600%.
Renata Sofia explica que em alguns casos é possível parcelar o débito em até 60 vezes. Ela ressalta que o diferencial do programa é permitir ao contribuinte escolher o débito que ele deseja pagar, ou seja, se ele tem alguma dívida em questionamento, pode continuar em processo de discussão.
A representante da Semut disse que a expectativa do órgão é pelo aumento da procura dos contribuintes, já que o programa de renegociação facilitada irá vigorar só até o dia 30 de janeiro de 2014. “Para evitar aquela correria tradicional, sugerimos que os interessados procurem a secretaria o quanto antes”, alerta Renata Sofia.

O contribuinte que desejar regularizar sua situação deve se dirigir à própria Secretaria Municipal de Tributação, que está localizada na Praça do Estudante, 90, Cidade Alta, ou, pode procurar aos boxes de atendimento do órgão nas Centrais do Cidadão do bairro do Alecrim e da Zona Norte, no Shopping Estação.

Imagem ilustrativa

Fonte: G1 RN


Máquinas do PAC são apreendidas em fazenda de filho de prefeito, pela Polícia Federal


Duas retroescavadeiras foram apreendidas na fazenda do filho do prefeito de Serrita. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal em Pernambuco apreendeu máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que estavam sendo usadas por Rodrigo Cecílio, filho do prefeito de Serrita, no Sertão do estado, Carlos Cecílio (PSD), na reforma de um açude na Fazenda Minador, de sua propriedade. Rodrigo Cecílio, que é secretário de Planejamento do município não estava no local. Os equipamentos eram duas retroescavadeiras e um caminhão caçamba que estavam desprovidos de emplacamento.
Os operadores das máquinas foram conduzidos até à Delegacia de Salgueiro para prestar depoimento e admitiram que receberam a determinação tanto do secretário de Agricultura quanto do secretário de Planejamento para trabalharem na fazenda em questão. Também informaram que o combustível usado nas máquinas foi pago pela Prefeitura de Serrita e o posto utilizado para abastecimento pertence ao filho do prefeito e que os operadores também são pagos pela gestão municipal e estavam trabalhando na fazenda desde a última sexta-feira (8).
Os veículos haviam sido doados e adquiridos pelo governo federal com recursos do PAC 2 para a Prefeitura de Serrita, visando atender às associações rurais em obras de convivência com o semiárido em função da estiagem prolongada, em perfuração de cacimbas e poços e na construção e manutenção de estradas vicinais.
Recentemente foi registrada uma ocorrência no Ministério Público em razão do idoso Pedro Olímpio, de 78 anos, morador do sítio Umari, percorrer desde julho as repartições públicas de Serrita em busca de uma retroescavadeira para limpar sua cacimba, a fim de matar a sede do seu pequeno rebanho e resolver a falta de água no seu reservatório, que estava acabando com as suas plantações de milho e dizimando seu gado, sem contudo haver sido atendido. Informações repassadas pela população serritense também dão conta de que desde o último mês de abril as máquinas servem apenas aos interesses particulares dos familiares do prefeito e seus aliados.
A Polícia Federal chegou à Fazenda Minador através de uma denúncia anônima. Foi instaurado um inquérito policial e todos os envolvidos serão chamados até a Delegacia de Salgueiro para prestar esclarecimentos sobre os fatos em apuração e dependendo do envolvimento, participação e comprovação dos fatos poderão ser autuados através do Decreto Lei 201/67 que dispõe sobre a responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores por apropriar-se ou desviar indevidamente bens públicos em proveito próprio ou alheio, cujas penas variam de 2 a 12 anos de reclusão.


Fonte: Diário de Pernambuco - Publicação: 13/11/2013 09:47 Atualização: 13/11/2013 13:05


Requerimentos do vereador Nélio em prol dos idosos e pessoas especiais

O vereador Nélio de Cornélio, faz requerimento de nº 210, ao Secretario de Esporte e Secretaria de Saúde, que se faça a implementação  de um programa de exercícios físicos  e sistemáticos aplicados para idosos com aptidão física, mesmo ao idoso com debilidades, com acompanhamento do Nasf ou outros profissionais da saúde.

Também requereu:

O 1º Encontro Municipal de Pessoas Especias.

O objetivo do encontro é contribuição da melhoria da qualidade de vida das pessoas do nosso município. O diálogo a informação o preconceito e o isolamento. A segurança dos direitos sócias, a criação de condições para promover sua autonomia. Os dois requerimentos aprovados por unanimidades.


Fonte: blog do Dedé Camilo

Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal: Legislativo de Santo Antônio/RN realizará audiência pública para debater funcionamento do hospital regional

O Poder Legislativo de Santo Antônio/RN realizará uma audiência pública para debater o funcionamento do Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal. O evento está agendado para a próxima quinta-feira dia 28 de novembro, às 09 hs, no plenário da Câmara de Vereadores.

A convocação desta audiência foi um dos requerimentos do vereador Audy Acciole (PP), que convoca toda comunidade de Santo Antônio e região para participar deste evento de fundamental importância para o melhoramento do Hospital que é nosso.


Por Santo Antonio minha cidade

Vestibular a distância UFPB: Forma de ingresso para os cursos a distância da UFPB será através do Enem

 

A  partir de 2013, forma de ingresso para os cursos a distância da UFPB será através do Enem. Em dezembro será lançado o edital com as vagas e o candidato terá que se inscrever no curso e o polo que desejar. Para concorrer a estas vagas não será preciso fazer uma nova prova, pois será a nota do Enem que definirá seu ingresso no curso.
As aulas são a distância, mas existe aulas presenciais. As provas são realizadas durante uma semana no semestre e  o aluno deverá comparecer ao polo de origem para fazê-las.
Também existe o ingresso de graduados, para isto é preciso está atento ao edital que sempre é lançado a cada período.

Edital para ingresso nos cursos da UFPB Virtual será lançado em dezembro.


Fonte: portal.virtual.ufpb

Economize bateria no seu Android: Desligue a sincronização dos apps no Android e economize bateria e 3G

Existem vários apps com eficientes serviços de sincronização, seja para backup, seja para comunicação: desde o Facebook, Twitter e e-mail à apps de notícias e apps para salvar imagens na nuvem. Entretanto, estas funcionalidades ficam ligadas o tempo inteiro, consumindo uma grande quantidade de dados da rede 3G ou da sua bateria. E nem sempre temos 3G ou bateria suficientes, certo?
Mesmo quando inativos, muitos destes aplicativos recebem e enviam pequenos dados com seus servidores, sincronizando e vendo se há atualizações. Mas isto pode ser um problema quando, por exemplo, é preciso acessar rapidamente algo e, sem que o smartphone saiba priorizar isto, você continue recebendo e-mails e alertas de Facebook. Mas há uma solução para isso.
Neste tutorial o TechTudo vai te ensinar como ligar e desligar os serviços de sincronização de dados de seu aparelho Android, podendo ainda limitar as configurações de alguns deles. Acompanhe:
Passo 1. Na tela principal de seu dispositivo, acesse o Painel de Notificações;


Passo 2. Vá até a opção “Sincron.”, localizada entre os botões de configuração rápida, para desligar a sincronização dos aplicativos de seu smartphone;
Ative a sincronização acionando o ícone indicado ou modo de armazenamento desmarcando-o (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Caso você não haja esta opção no Painel de Notificações ou você queira configurar a sincronização de serviços específicos, acesse o menu de Configuração de seu Android;
Para configurar a sincronização de determinadas contas e serviços acesse o menu de Configurações do aparelho (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Nas opções seguidas do título “Contas”, é possível configurar a sincronização de cada serviço ou rede social instalado e sincronizado de seu dispositivo;
Em “Contas” o usuário poderá configurar todo os serviços e contas registrados em seu Android (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. Alguns dos serviços registrados são mais simples e exibem poucas funcionalidades;
Certos serviços possuem poucas opções de configuração (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Já outros serviços permitem que você defina intervalos de sincronização para consumir menos de sua transmissão de dados;
Algumas contas possuem opções para configurar os intervalos de sincronização (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. Além disso, selecionando diretamente a conta exibida, é possível definir cada aspecto do serviço que estiver sincronizado com o seu aparelho Android. Aproveite para desligar alguns serviços que você pouco ou não utiliza nunca.

Para configurar melhor a sincronização, selecione a conta exibida e determine suas funcionalidades nas opções exibidas (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)



Fonte: Globo.com/tech tudo

Veículos do "Caminho da Escola" só podem ser usados para transporte de estudante

Ônibus, bicicletas e embarcações do programa Caminho da Escola adquiridos por prefeitos e governadores de todo o país devem ser usados exclusivamente no transporte de estudantes das redes públicas. Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicada nesta quinta-feira, 21, limita o uso dos veículos à participação de estudantes em atividades educacionais — ir e voltar da escola e acesso a atividades externas pedagógicas, esportivas, culturais ou de lazer previstas no plano da unidade de ensino.
Além de estabelecer os critérios de uso dos veículos do Caminho da Escola, programa do governo federal, a resolução estabelece que, sem prejuízo ao atendimento dos alunos residentes nas zonas rurais e matriculados em escolas públicas, a prefeitura ou o estado pode usar ônibus, lanchas, barcos ou bicicletas no transporte escolar urbano, desde que seja regulamentado.
A manutenção de ônibus e embarcações, segundo a resolução, é de responsabilidade exclusiva do estado ou da prefeitura detentor da posse do veículo. O transporte dos alunos deve ser gratuito. No caso da bicicleta escolar e dos equipamentos de segurança que a acompanham, tal como o capacete, a manutenção pode ser compartilhada com estudantes e pais.


MEC

domingo, 24 de novembro de 2013

Hospital Regional de Santo Antônio/RN tem o Setor de Raio X reativado pela Sesap

O Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal, no município de Santo Antônio RN, na Região Agreste, passou a oferecer, nesta semana, os procedimentos de Raio X aos pacientes vítimas de trauma. Com a reativação do Setor, o Hospital Lindolfo Gomes Vidal deixará de enviar pacientes para os Hospitais Deoclécio Marques, em Parnamirim, e Walfredo Gurgel, em Natal.
Para a Diretora Geral do Hospital, Lusileide Félix de Lima Barbalho, a ativação do Setor de Raio X, em Santo Antônio do Salto da Onça, trará grandes resultados junto aos usuários do SUS da região, que serão amplamente beneficiados. “A inclusão dos procedimentos de raios-X servirão para a traumatologia quanto para outros diagnósticos. Essa aquisição se deu com articulações junto a Coordenadoria de Operações de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur). A população já está sendo atendida aqui!”, disse.
Para Camila Costa, Coordenadora da Cohur, a ativação do serviço de Raio X, no Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal, vai propiciar atendimento à população usuária SUS de Santo Antonio e de 14 (quatorze) municípios que estão na área de pactuações na Programação Pactuada Integrada (PPI), possibilitando assim melhorias consideráveis na área de radiodiagnóstico.
“A ativação do Setor de Raio X foi possível graças a manutenção de um aparelho que encontrava-se danificado. Além da manutenção deste aparelho, já demos encaminhamento a um processo para aquisição de um novo equipamento, 100% digital, que garantirá ainda mais melhorias e um resultado ainda mais eficaz!”, destacou.

Em junho deste ano, a unidade já havia reativado o serviço de mamografia para mulheres que necessitavam da prevenção e detecção precoce do câncer de mama e, com isso, passou a fazer a punção aspirativa e biópsia de nódulos de mama (PAAF), beneficiando o público feminino que desde então pôde realizar a prevenção junto aos programas de saúde do SUS.



Fonte: Assessoria Sesap/RN/VNT