domingo, 7 de abril de 2013

Santo Antônio /RN: Retrato da Seca em 2013

Seca em 2013 em Santo Antônio - RN from geografiacdb


A falta de chuvas e o sol escaldante faz com que os níveis de água dos principais reservatórios da cidade de Santo Antônio(Agreste do RN) atinja  baixos e preocupantes níveis de água.  Devido a evaporação constante e usada para matar a sede dos animais, a quantidade de água, rapidamente diminui.  A baixa quantidade pluviométrica registrada nos últimos 12 meses  são responsáveis pelo acelerado processo de redução do nível dos reservatórios. Antes, açudes e barragens que, em períodos de chuvas, ostentava grande quantidade de água; hoje o que implica é o nível muito baixo que está em torno da média de 10% da capacidade.

As demandas por água devem aumentar à medida que mais reservatórios entrem em níveis críticos da capacidade de armazenamento, afligindo o consumo humano e aumentando os riscos de diminuir as chances de sobrevivência dos animais, na zona rural.  Estimativas são de que, se não chover nos próximos dois meses, as reservas totais dos açudes terminará em lama seca e solo rachado, características do alto sertão em tempos de seca.

No momento as maiores preocupações são com relação ao rebanho do gado local.  Pois os rebanhos de gado bovino, suíno, ovino, caprino, etc. acumulam perdas enormes, já há pecuarista que perdeu tudo e busca ajuda nos programas do governo.  Contudo em alguns locais a falta de água já preocupa várias famílias visto que, até água para consumo humano está cada vez mais difícil, dependendo apenas dos carros-pipas que o Exército de vez em quando coloca nas cisternas, não muito próximas, tornando-se motivo de disputa frenética por uns baldes de água.

Então, apesar dos métodos científicos que procuram resolver todos  os tipos de problemas, não custa nada pedir para São José para que mande logo a chuva tão esperada. Uns pedem para o santo, porém, cada um com a sua fé e/ou sua crença, ou outro método qualquer;  não importa, nesses tempos difíceis vale tudo para amenizar o sofrimento daqueles que não sabem o que fazer e ficam perdidas(com toda razão) em profundo desespero.

Existe um controle muito grande das contas das prefeituras(por parte dos órgãos competentes)em relação a gastos extras, no entanto, nessas horas de aflição, não se pode ficar de forma alguma apenas observando o sofrimento dos outros. Os órgãos competentes devem tomar atitudes flexíveis, além daquelas habituais, e que todos nós deveríamos entender que essa é uma situação excepcional, onde é preciso pressa, mas, fiscalizar de forma eficiente é essencial para que não haja discriminação e nem apadrinhamento políticos na hora de dividir a  possível e provável ajuda: situações viciosas que causam um grande mal para um lugar, uma cidade e que só traz  atrasos para as pessoas.



Nota: Optei por não postar as diversas imagens de animais mortos no decorrer das estradas. Esses que são as principais e primeiras vítimas quando se enfrenta uma estiagem com tamanha envergadura, como essa, enfrentada por várias regiões e que torna singular a paisagem do semi-árido nordestino.




Claudianor D. Bento



Nenhum comentário:

Postar um comentário