sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sobre a Dialética.


  
1- Heráclito de Éfeso, pai da dialética ocidental;
2- O racionalismo de Platão versus o empirismo de Aristóteles;
3- Yin Yang - a dialética oriental;
4- Hegel (idealismo dialético);
5- Marx (materialismo dialético).

O que é dialética?

Dialética: sua importância no aprendizado da produção de textos.

A produção de texto e a Filosofia são, em essência, a mesma coisa. Ambas lidam com a organização lógica do pensamento. Quando escrevemos estamos analisando o mundo, refletindo sobre nós mesmos, organizando ideias e produzindo conhecimento. Portanto, aprender a escrever bem é aprender a pensar bem. Ou ainda, podemos afirmar o inverso: o pensamento bem organizado produz textos igualmente organizados. Mas como organizar o pensamento? Uma das maneiras de organizá-lo é fazer uso da dialética.
A dialética é um processo que se resume na fórmula: tese, antítese e síntese; porém, sem esquecer que a síntese se torna uma nova tese e esta gerará uma nova antítese. Consequentemente, a dialética é um ciclo infinito de mutações.
Podemos observar a dialética da natureza: a passagem dos dias, a mudança das estações, a transformação de tudo o que nos cerca. Exemplo: a lagarta (tese), o casulo (antítese) e a borboleta (síntese). Ou seja, toda a natureza funciona em ciclos: o ontem, o hoje e o amanhã. Também é assim com a perpetuação de uma espécie no transcorrer de gerações: a vida (o crescer), a morte (o envelhecer) e o renascimento (o fruto, o filho) – tese, antítese e síntese. Não se pode falar em “evolução” sem falar em dialética.
Além disso, podemos verificar a dialética no curso da história de toda a humanidade. A política, as ciências, a filosofia, as artes, a comunicação, tudo se transforma dialeticamente. Isto é, a partir da contradição de ideias (tese e antítese), nasce uma nova ideia (síntese) que será novamente uma tese a ser questionada e reformulada. Assim, a cada nova geração de pensadores, percebemos transformações no saber científico, na moral, na tecnologia etc.
Até mesmo na vida particular a dialética se faz presente. Durante nossa estadia terrena, todos nós passamos por momentos e situações de conforto (tese), conflitos ou adversidades (antítese) e a superação do problema (síntese).
Enxergar o mundo de forma dialética e produzir conhecimento de forma dialética é um desafio para quem pretende produzir bons textos. Aprender a pensar dialeticamente é um exercício para toda a vida, já que a própria dialética se supõe como um exercício constante. Ora, se a organização de ideias é um exercício essencialmente dialético, logo, aprender a organizar ideias num texto é também um exercício constante.


Fonte: Renan - Interludico

Nenhum comentário:

Postar um comentário