quinta-feira, 12 de julho de 2012

Nanotecnologia: Como funciona. Vantagens e riscos



Como funciona a nanotecnologia

Há uma convergência multidisciplinar sem precedentes de cientistas dedicados a estudar um mundo tão pequeno que nós não conseguimos ver - mesmo com a luz de um microscópio. Esse mundo é o campo da nanotecnologia, o reino dos átomos e das nanoestruturas. A nanotecnologia é tão nova que ninguém sabe ao certo o que virá dela. Mesmo assim, predições variam da capacidade de reproduzir coisas como diamantes e comida ao mundo sendo devorado por nanorrobôs que se replicam sozinhos.


Nanotecnologia


Para entender o mundo incomum da nanotecnologia, precisamos ter uma ideia das unidades de medida envolvidas. Um centímetro é um centésimo de um metro, um milímetro é um milésimo de um metro e um micrometro é um milionésimo de um metro, mas todas essas ainda são grandes comparadas à nanoescala. Um nanômetro (nm) é um bilionésimo de um metro, menor que o comprimento de onda da luz visível e um centésimo de milésimo da largura de um fio de cabelo humano [fonte: Berkeley Lab].

átomo
©2010 ComoTudoFunciona
Os átomos são os blocos de construção de toda a matéria do Universo

Mesmo sendo tão pequeno quanto é, um nanômetro ainda é grande comparado à escala atômica. Um átomo tem um diâmetro de cerca de 0,1 nm. O núcleo de um átomo é muito menor - cerca de 0,00001 nm. Átomos são os blocos de construção de toda a matéria no nosso Universo. Você e tudo o mais à sua volta são feitos de átomos. A natureza aperfeiçoou a ciência da fabricação de matéria em nível molecular. Por exemplo, nossos corpos são montados de uma maneira específica por milhões de células vivas. As células são as nanomáquinas da natureza. Na escala subatômica, os elementos estão no seu nível mais básico. Na nanoescala, potencialmente nós podemos colocar esses átomos juntos para fazer quase qualquer coisa.


Em um seminário chamado "Small Wonders: The World of Nanoscience" (Pequenas Maravilhas: O Mundo da Nanociência), Horst Störmer, ganhador do prêmio Nobel, disse que a nanoescala é mais interessante que a escala atômica porque é o primeiro ponto onde podemos montar algo - pelo menos até começarmos a juntar os átomos e fazermos alguma coisa útil.

Neste artigo, vamos aprender o que a nanotecnologia significa nos dias de hoje e que futuro da nanotecnologia ela nos reserva. Também veremos os riscos potenciais do trabalho em nanoescala.

Fonte: Ciência.hsm.uol.com


Vantagens e riscos


Vantagens da Nanotecnologia

* A Nanotecnologia pode resolver muitos problemas humanos
* A Nanotecnologia pode resolver muitos problemas relacionados com a água.
* A Nanotecnologia e o sector agrícola.
* A Nanotecnologia e a energia solar.
* A Nanotecnologia para melhorar a vida humana.
* A Nanotecnología como uma solução para o fosso digital.
* A Nanotecnologia e a medicina.
* A Nanotecnologia molecular.
* A Nanotecnologia e as vantagens para o meio ambiente
* A Nanotecnología para eliminar as fontes de muitos problemas sociais.
* A Nanotecnologia de materiais.
* Nanotubos de carbono são uma das maiores estrelas da nanotecnologia, pois a cada ano vem se descobrindo mais e mais utilidades para eles. Segundo Edson Leite, trata-se do material com maior resistência mecânica (resiste à deformação e à quebra) conhecido atualmente. Eles podem ser usados para construir circuitos lógicos, do tipo usado em computadores comuns - no ano passado, conseguiu-se construir o primeiro desses circuitos usando nanotubos de carbono. Essas estruturas são também capazes de conter hidrogênio dentro de si e, por isso, podem ser um meio de guardar essa substância de uma forma segura, para o caso de se usá-la como combustível (o hidrogênio é altamente inflamável e, em depósitos tradicionais, pode explodir). Além disso, é um material condutor. Assim, como as nanofitas, podem dar condutividade elétrica a materiais isolantes, quando são inseridos e espalhados no seu interior.
* Roupas inteligentes, por exemplo, que poderão salvar a vida de um soldado que esteja sofrendo um ataque biológico.
* quando se chega ao nível mágico de alguns nanômetros, já não se sabe muito bem o que é física, química ou biologia. "O ideal, então, é reunir gente de diversas especialidades numa mesma equipe.
* as máquinas mais evoluídas vão se tornar tão pequenas quanto as moléculas e a eletrônica será transportada para um dimensão mil vezes menor que a atual
* nanotecnologia promete revolucionar a eletrônica com a redução de chips em até mil vezes e já está auxiliando a engenharia com materiais altamente resistentes e leves.


Riscos da nanotecnologia

* Distorção econômica devido à proliferação de produtos baratos.
* Opressão económica gerada por uma escalada artificial dos preços.
* Risco pessoal se criminosos ou terroristas chegarem a usar a nanotecnologia molecular.
* Risco pessoal ou social por restricões abusivas.
* Mal-estar social perante os novos produtos ou formas de vida.
* Corrida ao armamento.
* Criação de armas biológicas.
* Danos colectivos ao meio-ambiente como consequência de produtos não regulamentados.
* Total disponibilidade de auto-replicadores (gray goo) - um factor de risco reduzido.
* Um mercado negro de nanotecnologia (aumenta outros riscos).
* Concorrência entre diferentes programas de nanotecnologia molecular (aumenta outros riscos).
* Afastamento e ilegalidade da nanotecnologia molecular (aumenta outros riscos).
Um dos possíveis problemas é a nanopoluição que é gerada por nanomateriais ou durante a confecção destes.Este tipo de poluição, formada por nanopartículas, pode ser muito perigosa uma vez que pode flutuar facilmente pelo ar viajando por grandes distâncias, podendo dessa forma, entrar nas células de animais e plantas.Sendo esses nanopoluentes não existentes na natureza, as células possivelmente não terão meios apropriados de lidar com eles, causando dados desconhecidos. Estes nanopoulentes poderiam se acumular na cadeia alimentar como metais pesados e o DDT.





Adaptado de: Proavirtualg.36pbworks.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário