sexta-feira, 30 de março de 2012

Alexandre Celso Garcia: A biografia de um ilustre Professor!

Escola Estadual Alexandre Celso Garcia



Escola Estadual Alexandre Celso Garcia em 2012

 
Escola Estadual Alexandre Celso Garcia em 2012



No Dia 28 de março comemora-se a data de nascimento do Professor Alexandre Celso Garcia.

Uma Biografia!

O Professor Alexandre Celso Garcia, nasceu em 28 da março de 1863, na cidade de São José de Mipibú/RN e faleceu na cidade de Santo Antônio/RN em 13 de dezembro de 1963.
Casou-se pela primeira vez em 28 de setembro de 1889, com dona Evência Cursio Garcia, que era de família italiana. Deste casamento resultou o nascimento de 11 filhos. Ficando viúvo, o professor casou-se pela segunda vez com dona Joana Ribeiro Duarte, em 10 de janeiro de 1905. Ela Natural de Nízia Floresta, antiga Paparí. Não havendo filhos nesse segundo casamento.
Lutando sempre pelo desenvolvimento da comunidade de Santo Antônio, foi o braço direito do Coronel Rodopiano de Azevedo na formação da freguesia de Santo Antônio em 12 de dezembro de 1915. Acompanhava o Coronel servindo de porta-voz. Na arquidiocese de João Pessoa, se dirigiu ao Arcebispo D. Adauto Aurélio de Miranda Henrique, ao qual concedeu a formação da freguesia e liberou para Santo Antônio o primeiro sacerdote José Carlos Cavalcante de Albuquerque. Antes do professor exercer suas funções em Santo Antônio,  lecionou em várias cidades do Estado. Retornando, criou raízes, lutando sempre com muita energia e fé pela nossa cidade.
Além de professor, ele exerceu três cargos na comunidade: Secretário da Prefeitura, Juiz de paz e Juiz seccional. “O professor” como era carinhosamente chamado, foi considerado o dicionário de todas as autoridades da época, tirando dúvidas e repreendendo educadamente àqueles que cometiam erros de português. Seus esforços estavam sempre voltados para o futuro desenvolvimento da cidade.
Faleceu aos cem anos de idade, deixando aos amigos muita saudade. Na nossa história será sempre lembrado como um homem íntegro e virtuoso.

Por ironia do destino, o seu nome é lembrado e falado nos dias de hoje quando se fala na Escola Estadual “Alexandre Celso Garcia”, na rua Marechal Floriano e na praça “Celso Garcia” em frente a igreja matriz, ambas em Santo Antônio/RN.


Infelizmente não foi possível obter uma imagem do ilustre professor. Procurei nos possíveis locais onde seria provável encontrar, porém, nesses lugares, ninguém tinha sequer uma fotografia. Lamentável!




Antiga Praça Celso Garcia, atual Monsenhor Xavier




Logomarcas

Logomarca 1




Logomarca 2



Por: Claudianor D. Bento
Licenciado em Geografia  UFRN
Bacharel em Administração Pública UFRN

Com informações obtidas na: Escola Estadual Alexandre Celso Garcia



Nenhum comentário:

Postar um comentário