sábado, 15 de março de 2014

RN: Novo aeroporto tem 89% da obra pronta e abre em um mês

O Aeroporto Governador Aluízio Alves, que vai substituir o Augusto Severo, no Rio Grande do Norte, está com 89% das obras concluídas e teve a data de inauguração reiterada ontem: 15 de abril. De acordo com o consórcio Inframérica, que está construindo e vai administrar o aeroporto, as equipes que trabalham no local estão na fase de “acabamentos finos e instalações finais”. “O aeroporto entrará em operação em 15 de abril deste ano”, garante.

Para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), só após a conclusão dos trabalhos da concessionária será possível, porém,  trabalhar com a data exata de abertura do aeroporto às operações. “Quando os trabalhos da concessionária se encerrarem, a Anac realizará a homologação final do aeroporto, para que possamos trabalhar com a data exata”, afirmou a agência, em nota à TRIBUNA DO NORTE. “Ressaltamos que a homologação dependerá da análise e aprovação de diversos aspectos de infraestrutura aeroportuária e de segurança operacional pelas áreas técnicas da Agência”, acrescentou.

Pelo contrato de concessão, o consórcio Inframérica tem até janeiro de 2015 para entregar o aeroporto operacionalizado. A decisão de antecipar o cronograma e abrir a estrutura ao público em abril deste ano – antes da Copa do Mundo, que ocorre entre junho e julho e terá Natal como uma das sedes - partiu do consórcio, segundo a Anac.

Obras

Atualmente, estão sendo instalados, por exemplo, carpetes, forros, revestimentos, iluminação e mobiliário. Foi iniciada a parte de paisagismo e obras internas de lojas. O estacionamento, segundo o consórcio, está na parte final de asfaltamento e em seguida virão a pintura e sinalização das faixas que demarcam as vagas e o fluxo do estacionamento.


Todos os equipamentos e sistemas de navegação aérea e controle de voo estão implantados e em testes. As escadas rolantes já foram instaladas e testadas. Já elevadores, sistema de bagagem e de raio-x estão em instalação, assim como os sistemas de ar-condicionado e combate a incêndio.



Fonte: Tribuna do Norte

quinta-feira, 13 de março de 2014

Morre Dosinho, compositor que compôs os hinos de ABC e América, principais times do RN, além de marchinhas e frevos de carnaval.

O compositor potiguar Claudomiro Batista de Oliveira, o Dosinho, morreu na manhã desta quinta-feira (13) no hospital Promater, em Natal. O músico tinha 87 anos e faleu após uma infecção generalizada. Ele estava em coma desde o carnaval. A morte foi confirmada por Flávia Janete, cunhada de Dosinho.
"Tivemos a confirmação da morte agora pela manhã. É uma perda grande para a cultura potiguar e principalmente para a nossa família", falou Flávia ao G1. A família ainda não tem informações de onde serão realizados o velório e o sepultamento do músico.

Dosinho compôs marchinhas de carnaval e frevos que fizeram sucesso em todo o país, como Carnaval com Bin Laden, Dólar na cueca, Doido também apanha  e Não se faça de doido não. Algumas composições dele foram gravadas Alceu Valença, Agnaldo Rayol, Antônio Nóbrega, ente outros intérpretes.

Nascido na cidade de Campo Grande, a 270 quilômetros de Natal, Dosinho é o autor dos hinos de ABC, América e Alecrim, os principais de futebol do Rio Grande do Norte.


Fonte: G1 RN



quarta-feira, 12 de março de 2014

Ministério Público recomenda que prefeito de Santo Antônio, Lula Ribeiro, mude a cor verde de prédios públicos

Monumento e prédios públicos pintados com as cores do partido político do prefeito de Santo Antônio. 



O prefeito de Santo Antônio, Luis Franco Ribeiro, tem 40 dias para pintar, às suas expensas, “todos os bens públicos móveis ou imóveis que estejam tingidos com a cor que faça referência a sua campanha e partido político (verde), cuja modificação ocorreu após a assunção de seu mandato, aplicando-lhes cores que não proporcionem identificação com a sua pessoa ou com a sua agremiação partidária”.

É o que diz a Recomendação nº 0002/2014/PmJSA expedida pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotora de Justiça Substituta Tatianne Sabrine de Lima Barbosa Brito. O prefeito terá de apresentar, nos autos do inquérito civil que foi instaurado, prova material do cumprimento da recomendação ministerial.

No inquérito civil o Ministério Público anexou fotografias que comprovam que o prefeito, após assumir o cargo, pintou diversos prédios, monumentos e equipamentos públicos  com as cores do partido pelo qual se elegeu no pleito de 2012.


Segundo a promotora, “o desatendimento desta recomendação detém a finalidade de caracterizar o dolo, para fins de configuração de ato de improbidade administrativa por violação ao princípio da impessoalidade, de forma que a persistência de situação vedada constituirá robusto substrato para o ajuizamento de ação civil pública a fim de se apurar a prática de tal ato”.



Extraído do Blog Os Amigos da Onça

Brasileiros estão bebendo cerveja com milho transgênico

Os transgênicos, alimentos geneticamente modificados, estão cada vez mais presentes no dia a dia do brasileiro, inclusive na mesa de bar. Ao beber a sua cerveja predileta, o consumidor provavelmente não sabe disso, já que não há qualquer menção nos rótulos sobre essa composição. “Estamos consumindo alimentos e bebidas geneticamente modificados sem saber”, diz a professora de nutrição da Fumec, Ana Cristina Machado.

Em 2012, pesquisadores brasileiros ganharam destaque com a publicação de um artigo científico no “Journal of Food Composition and Analysis” que revelou que as cervejas mais vendidas no país, ao invés de malte de cevada, são feitas de milho.

O estudo mostrou que Antarctica, Bohemia, Brahma, Itaipava, Kaiser, Skol e todas aquelas em que constam como ingrediente “cereais não maltados”, não são tão puras como as da Baviera (região da Alemanha com excelência em cervejas), mas estão de acordo com a legislação do Brasil, que permite a troca de até 45% do malte de cevada por outra fonte de carboidratos mais barata.

Conforme artigo da doutora em nutrição em saúde pública Ana Paula Bortoletto e do advogado e ativista de direitos humanos Flavio Siqueira Júnior, publicado na revista “Carta Capital” neste mês, ainda não há estudos que assegurem que esse milho criado em laboratório seja saudável para o consumo e para o equilíbrio do meio ambiente.

Teste. De acordo com eles, em 2013 um grupo de cientistas independentes liderados pelo professor de biologia molecular da Universidade de Caen, Gilles-Éric Séralini, balançou os lobistas de multinacionais com o teste do milho transgênico NK603 em ratos. Se eles fossem alimentados com esse milho em um período maior que três meses, tumores cancerígenos surgiam nas cobaias. Só que a publicação da pesquisa foi desclassificada pela editora da revista por pressões.

Ambev


Resposta. A Ambev informou que as receitas são estratégicas e não informou a composição dos produtos. A Brasil Kirin e a Itaipava também foram procuradas, mas não houve retorno das empresas.


Fonte: http://minasgerais.ig.com.br/?url_layer=2014-03-12/1806216.html

Imagem ilustrativa

domingo, 9 de março de 2014

Ortografia simplificada: Medidas para simplificar ortografia da língua portuguesa serão debatidas por grupo

Definir, em conjunto, medidas que tornem o idioma claro e acessível será a missão do  Grupo de Trabalho Técnico da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (GTT/CE). O GT foi criado no ano passado com objetivo de simplificar e aperfeiçoar a ortografia, a partir das novas normas da língua portuguesa estabelecidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 1990 e promulgado em 2008.

O prazo para a implantação definitiva do acordo foi prorrogado para 2016, e as modificações devem valer para Brasil, Portugal e mais seis países lusófonos. A extensão do período para adaptação foi motivada por reivindicações de especialistas da área. O GTT deve reunir o Centro de Estudos Linguísticos da Língua Portuguesa (CELLP), a Academia de Letras de Brasília (ALB) e o site simplificando a ortografia para encontrar meios de reduzir a quantidade de regras e exceções.

Contribuições e propostas serão discutidas até o fim do semestre por professores e estudantes dos países de língua portuguesa pelo site, As melhores propostas serão escolhidas em setembro, no Seminário Internacional Linguístico-Ortográfico da Língua Portuguesa. Depois disso, os governos dos países de expressão portuguesa terão cerca de um ano para decidir o que deve ser simplificado.

Prazo


Apenas Brasil e Portugal estipularam prazos para a instalação das novas regras ortográficas. Os demais países - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste - não têm prazo previsto e resistem a tornar as mudanças obrigatórias. Mesmo em Portugal, vários intelectuais assinaram uma petição para desvincular o país do Acordo Ortográfico.

Acesse o site Simplificando a Ortografia 


Da Agência CNM, com informações da Agência Senado
Imagem ilustrativa