sábado, 13 de julho de 2013

Veja como se proteger das espionagens na internet

TV de Hong Kong mostra entrevista com Edward Snowden: ex-técnico acusado de espionagem deixou o país   AP

Conheça ferramentas que podem ajudar a manter a privacidade dos usuários da web

As denúncias de Edward Snowden, um americano de 29 anos que trabalhava como funcionário terceirizado na Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), feitas no mês passado ao jornal "The Guardian", colocaram usuários de internet e dos serviços de telefonia em estado de atenção. Recentemente o escândalo chegou ao Brasil com a revelação de que o País é um dos alvos prioritários do governo americano.
Segundo Snowden, o governo americano teve acesso aos bancos de dados de grandes empresas de internet. Documentos revelados pelo técnico de informática mostraram que a NSA usa um software chamado Prism para acessar e-mails, chats e chamadas de voz de empresas como Facebook, Google e Microsoft. Imaginava-se num primeiro momento da divulgação do escândalo que a espionagem acontecia apenas nos EUA, mas o raio de ação do governo americano também inclui o Brasil.
Apesar da atuação dos EUA incluir agentes secretos e sofisticados esquemas de espionagem, como num roteiro de série de TV, usuários de internet e de telefonia têm algumas formas de proteger seus e-mails e outros conteúdos da web.
Confira algumas das ferramentas de código aberto criadas com o apoio da Electronic Frontier Foundation (EFF), uma entidade americana que defende a liberdade e privacidade dos usuários na internet que ajudam a manter a sua privacidade na web:
Tor
Inicialmente desenvolvido como um projeto de pesquisa da Marinha americana, o Tor virou um projeto livre que ajuda a proteger a localização dos internautas. Depois de instalar o aplicativo no computador, o usuário pode acessar a internet por meio de "túneis virtuais" que não permitem que ninguém intercepte sua navegação ou determine onde ele está ou de onde publicou determinado conteúdo.
A tecnologia, segundo Rainey Reitman, diretora de ativismo da EFF, é usada por ativistas, jornalistas e pessoas que precisam acessar determinados sites na internet que são bloqueados em algumas regiões. O Tor não permite esconder, no entanto, a identidade do usuário na web. "A ferramenta ainda é difícil de usar e lenta e por isso precisamos da ajuda de desenvolvedores", disse Rainey, durante a edição 2013 da Campus Party .
Pidgin
Um cliente para mensagens instantâneas que suporta Google Talk, MSN, ICQ e outros serviços de chat pela internet, o Pidgin permite bater papo com os amigos com a certeza de que as conversas não estão sendo armazenadas pelas empresas. "As empresas guardarão apenas uma mensagem criptografada, que não pode ser lida", explica Rainey.
Ao instalar o cliente no computador, o internauta pode fazer login em várias contas de serviços de mensagens instantâneas ao mesmo tempo. O serviço, que não exibe anúncios e é gratuito, está disponível para computadores com sistema operacional Windows e Linux.
HTTPS Everywhere
Uma extensão gratuita que já está disponível para o navegador Firefox, da Fundação Mozilla, e para o Google Chrome, permite que o usuário acesse a versão segura de todos os sites na internet, ou seja, as que possuem a URL iniciada por https. "Muitos sites na internet possuem uma versão https, mas dificultam seu uso", alerta Rainey.
Depois de instalada a extensão, quando o internauta digitar o endereço da URL no navegador, o aplicativo automaticamente reescreve a solicitação para que o navegador se conecte à versão segura do site. Isso previne que as informações enviadas entre o computador do internauta e o servidor onde o site está hospedado sejam interceptadas por terceiros.
TOSBack
A ferramenta TOSBack quer alertar os usuários sobre mudanças nos termos de uso de sites como Facebook, Twitter e outros, que podem mudar sem aviso prévio. Na página do projeto, que monitora mudanças nos textos dos termos de uso de diversos serviços, os usuários podem consultar o texto do termo atual e cópias das versões anteriores.
O recurso é útil, por exemplo, para notar mudanças importantes, como o compartilhamento de informações de usuários de dois serviços mantidos pela mesma empresa -- recentemente o Instagrammudou seus termos de uso para permitir o uso de dados de seus usuários pelo Facebook e vice-versa.
O TOSBack, no entanto, está parado no momento por falta de recursos. Para ajudar a colocar o projeto de volta no ar, Rainey promoveu uma maratona de programação na Campus Party para pedir a ajuda dos desenvolvedores brasileiros para desenvolver novos recursos e encontrar falhas no código da ferramenta.


Fonte: Portal ig.com/tecnologia


    sexta-feira, 12 de julho de 2013

    Novo planeta azul

    Nasa
    Ilustração do HD 189733b: azul, mas quente demais para os seres humanos
    Astrônomos estudando as observações do telescópio espacial Hubble, da Nasa, descobriram a cor real de um planeta que orbita uma estrela a 63 anos-luz de distância do Sistema Solar. E a surpresa foi que o HD 189733b é azul como a Terra.
    Usando o espectógrafo do telescópio, os cientistas descobriram sua cor original, e viram que se visto diretamente, ele seria parecido com a Terra. 
    Mas as semelhanças acabam aí: no HD 189733b, a temperatura diurna pode chegar a 2760°C, e ali provavelmente não chove água, mas vidro, com ventos de 7.200 quilômetros por hora. A luz azul não ve do reflexo dos oceanos como na Terra, e sim da atmosfera quente que contém nuvens de partículas de silício, que ao se condensar no calor formam gotas de vidro que refletem luz azul.
    Nasa
    Imagem do Hubble mostrando o HD 189733b, o ponto mais brilhante no canto esquerdo. À direita, a nebulosa Messier 27
    O HD 189733b é considerado um "Júpiter quente", um classe de planetas que orbitam muito perto de suas estrelas, e o estudo dele está trazendo novas informações sobre a composição química e estrutura de nuvens de todo o seu grupo.
    O planeta foi descoberto em 2005, e está a 4,6 milhões de quilômetros de sua estrela, uma distância tão curta que seus campos gravitacionais se misturam e o planeta não tem rotação -- um lado sempre está de frente para a estrela e o outro está sempre no escuro.
    Em 2007, o Telescópio Espacial Spitzer mediu a luz infravermelha emitida pelo planeta, chegando a um dos primeiros mapeamentos de temperatura de um exoplaneta, que mostrou que a diferença de temperatura entre os lados do HD 189733b pode chegar a 260 graus Celsius, que causaria ventos violentos do lado diurno para o lado noturno do planeta. 


    Fonte: IG.COM

    Publicação e lançamento do livro do conterrâneo Francisco(Celifran)

                       Dizem que “todo homem, ao passar pela terra, deve deixar pelo menos três grandes realizações: fazer um filho, plantar uma árvore e escrever um livro”. Não sei se Francisco já plantou alguma árvore. Filho eu sei que tem e agora vem a  cumprir com  a terceira. Vem ele para contar e mostrar através de imagens, textos e em forma de poemas o que ele ouviu, viu e viveu na Santo Antônio das décadas de 1960/70. Creio eu que esse livro que virá repleto de histórias e estórias que muitas pessoas da época também viveram e que passaram despercebidas por muitos, virá a acrescentar em muito aos acervos já existente sobre a cidade. Muitos que agora terão a chance de poder viver. Viver para alguns e reviver para outros!

                   Quem poderia imaginar que de uma pessoa simples e singela sairia tal trabalho magnífico? Citarei apenas alguns motivos: Somos de uma família que a muito, se tem notado o surgimento de bons escritores e poetas. Como exemplo temos: o poeta Nestor Marinho, o também poeta e escritor Eléusipo Oscar de Oliveira, os atuais professores: Ewerton Lemos(advogado e poeta) e Liana Lemos, entre outros. Até aí já se teriam motivos de sobra para justificar tamanha façanha. Porém temos aqueles exemplos que, "nem todo filho ou parente de peixe, peixinho é", e só por isso muitas vezes teremos que buscar as justificativas bem lá, num passado não muito longe, as prerrogativas que alicerçaram os momentos sentidos e vividos pelo nosso eminente escritor e primo Francisco: na infância se dizia que tinha boa memória e raciocínio rápido, quando questionado e desafiado aceitava os desafios, e vencia-os, entre outros momentos; momentos esses que ele traz, agora, à tona para podermos sentirmos e, ao mesmo tempo, revivê-los. Revivendo-os perceberemos que mesmo com todas as mudanças e tecnologias atuais, o sentido de nossas vidas permanece quase o mesmo: é a vida do cotidiano da cidade de Santo Antônio/RN e que poderia ser também de qualquer outra cidade. Afinal quem não tem uma bela história para contar. Eis o desafio!
                   
                       Enfim, posso até deduzir, tentar adivinhar e sentir o peso dos muitos nomes que surgirão nessa obra; são nomes de pessoas simples porém, que ficaram marcadas na história de nossa cidade como verdadeiras lendas; são alguns deles, talvez, os populares: Loretão, Antonio Sequilho, Zé Grilo, Zé Catolé, Dona Júlia, seu Luiz Vicente, minha bisavó(dona Aiá), Chuchu, Francisquinho de Ulisses, entre tantos que também mereceriam serem citados. Gente simples e humilde que ajudaram a fazer a nossa história. A história da cidade de Santo Antônio do Salto da Onça/RN.

    Por: Claudianor D. Bento




    O lançamento será no dia 03 de Agosto de 2013 a partir das 19:30hs na Praça Pedra da Onça na cidade de Santo Antônio-RN.

    quinta-feira, 11 de julho de 2013

    Piso de Atenção Básica: Reajuste do PAB foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, 11

    Um aumento no valor do Piso de Atenção Básica (PAB) foi uma das medidas anunciadas pela presidente da República, Dilma Rousseff, durante participação na XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Os novos valores estão publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 11 de julho.
    A portaria 1.408/2013 incorpora os recursos financeiros destinados ao financiamento da estratégia Compensação de Especificidades Regionais (CER) à parte fixa PAB. Já a Portaria 1.409/2013 define o valor mínimo da parte fixa do PAB para efeito do cálculo do montante de recursos a ser transferido. A publicação também traz os valores anuais e mensais da parte fixa do PAB para os Municípios.
    A partir de agora, o valor mínimo do piso, dos Municípios integrantes do grupo passa a ser:
    1. Grupo: R$ 28,00 por habitante ao ano;
    2. Grupo: R$ 26,00 por habitante ao ano;
    3. Grupo: R$ 24,00 por habitante ao ano; e
    4. Grupo: R$ 23,00 por habitante ao ano.
    “Fica definido que, para os Municípios que tiveram redução no valor do PAB fixo devido à variação da população para o ano de 2012 em relação à utilizada anteriormente, os valores mensais e anuais do PAB serão mantidos por meio da correção do valor percapita", diz o texto da portaria 1.409/2013. Os recursos são transferidos do Fundo Nacional de Saúde aos Fundos de Saúde dos Municípios.
    O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, considera o aumento uma conquista da Marcha. Em nota de esclarecimento publicada pela CNM após o discurso da Dilma, o presidente da CNM mencionou a medida, que representa R$ 600 milhões a mais.

    Veja o valor por Município aqui

    Fonte: CNM