sábado, 15 de junho de 2013

Trio Nordestino luta para manter tradição familiar do forró pé-de-serra

Trio Nordestino, composto por Luiz Mário, Beto Sousa e Coroneto, é a terceira geração do grupo

Com 55 anos de estrada, a banda Trio Nordestino ainda é referência para a cultura musical nordestina. Com um triângulo, uma zabumba e uma sanfona, Luiz Mário, Beto Sousa e Coroneto garantem que o forró "come solto". Em entrevista exclusiva para o site da Tribuna da Bahia, o trio de forrozeiros contou como faz para continuar com o sucesso iniciado por seus pais, como estão preparando seus filhos para darem continuidade à tradição.


O Trio existe desde 1958. Nunca deixamos de tocar. Hoje estamos na terceira geração. O grupo é formado pelos herdeiros musicais Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú, um dos fundadores do grupo), Coroneto - zabumba (neto de Coroné, também fundador da banda) e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú). Ah! E, para que nunca essa marca tão especial desapareça, já estamos preparando nossos filhos para a responsabilidade. (risos)! Disseram.  




Com informações do ig.com

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Professor do ensino médio terá bolsa para melhorar desempenho

Professores do ensino médio da rede pública receberão uma bolsa do Ministério da Educação para participar de curso de aprimoramento.
A medida faz parte de uma série de ações em estudo pela pasta, em parceria com o Consed (conselho de secretários estaduais de educação), para melhorar a qualidade dessa etapa da educação.
O objetivo é corrigir eventuais deficiências da graduação do docente, com foco nos métodos usados em sala de aula e no novo currículo escolar, multidisciplinar, a exemplo da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A bolsa pode ter início ainda no segundo semestre, mas ainda não há orçamento definido. A medida segue projeto já adotado pelo MEC para os professores alfabetizadores.
Esses docentes vêm recebendo desde 2012 auxílio de R$ 200 para participar de curso de formação de dois anos.
"Vamos trabalhar em princípio com todas as matérias, mas nosso maior desafio hoje é matemática, física e química. É onde não temos professores formados nessas áreas e onde estão as maiores deficiências", afirmou o ministro Aloizio Mercadante.

LARGA ESCALA

Priscila Cruz, diretora-executiva da ONG Todos pela Educação, elogia a iniciativa, mas pondera que o universo de professores pode, na prática, dificultar bons resultados.
Pelos dados oficiais, o país tinha no ano passado 418.665 docentes do ensino médio na rede pública (um pode aparecer mais de uma vez caso atue em mais de um Estado).
"É uma formação em larguíssima escala, no Brasil inteiro, e o desafio está mais na implementação do que na concepção. Quem é que vai ser o formador desse professor? Temos profissionais suficientes com conhecimento específico, por exemplo, sobre didática [para aulas] de matemática?"
As ações para a reformulação do ensino médio devem ser apresentadas pelo MEC na próxima semana.
Na visão do Consed, o curso de aprimoramento deve respeitar as diferenças regionais dos professores.
"Dificilmente será possível estabelecer um curso de formação único. Os conteúdos deverão ser diversificados para cada tipo de professor", diz Eduardo Deschamps, secretário de Educação de SC.

Para o conselho, existe uma "necessidade urgente" de rever o conteúdo da graduação desses professores, apontado como muito teórico e "dissociado do cotidiano da escola".


Imagem ilustrativa

Fonte: folha.uol.com

terça-feira, 11 de junho de 2013

É lei: agora a nota fiscal deve informar impostos embutidos no preço

A partir de ontem, 10 de junho de 2013, os estabelecimentos comerciais de todo o País são obrigados a discriminar na nota fiscal ou em local visível os impostos embutidos no preço dos produtos e serviços. De acordo com a Lei 12.741, quando fizer uma compra, o consumidor tem de ser informado sobre o valor aproximado do total dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influi na formação dos preços de venda.
A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas informa que o setor que representa não está preparado para as mudanças e entende que o Ministério da Justiça tem de regulamentar a lei. Segundo a instituição, só a partir da regulamentação é que o setor terá a noção correta de como as empresas se prepararão para discriminar corretamente os impostos nas notas.
Por conta da demora na publicação na regulamentação da lei, a Confederação informa que protocolou, junto com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e outras associações, um pedido de prorrogação do detalhamento dos tributos na nota fiscal.
A Confederação adianta que as companhias de pequeno porte terão muita dificuldade porque as empresas que fornecem os programas de computador para elas não sabem ainda como adequar os sistemas.
Pela lei, a apuração do valor dos tributos incidentes deve ser feita separadamente para cada mercadoria ou serviço, inclusive na hipótese de regimes jurídicos tributários diferenciados dos respectivos fabricantes, varejistas e prestadores de serviços, quando couber.
Têm de ser informados ao consumidor os impostos sobre Operações Financeiras (IOF), sobre Produtos Industrializados (IPI), o relativo ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), as contribuições para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), além dos impostos Sobre Serviços (ISS) e sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).


Fonte:Agência CNM com informações da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e da Agência Brasil

domingo, 9 de junho de 2013

Willi Sitte, famoso pintor do realismo socialista, morre aos 92 anos, na alemanha

Entre as obras mais características de Sitte está a 'Homenagem a Lênin' (Foto: Robert Michael/AFP)

O pintor alemão Willi Sitte, expoente da arte por incumbência da extinta Alemanha comunista e retratista do Politburo germânico-oriental, faleceu aos 92 anos, informaram neste sábado (8) fontes da fundação que leva seu nome.
O artista morreu em sua casa na cidade de Halle, no leste do país, em consequência de uma longa doença, acrescentou a fonte.
Presidente da Associação de Artes Plásticas da República Democrática Alemã (RDA) entre 1974 e 1988, era considerado o máximo representante do chamado realismo socialista alemão dos anos da Guerra Fria.
"Sua morte nos deixa profundamente abalados. Mas, ao mesmo tempo, nos impulsiona a trabalhar para a projeção futura de seu legado artístico", disse o presidente da Fundação Willi Sitte, Hans-Hubert Werner, em comunicado.
A entidade que leva o nome do artista, com sede em Merseburg, nos arredores de Berlim, conserva boa parte da produção do pintor, que ficou postergado dos circuitos artísticos após a queda do Muro (1989) e conseguinte dissolução da Alemanha Oriental (1990).
As obras denominadas de "propaganda" da extinta Alemanha comunista foram incluídas por alto em algumas grandes exposições recentes sobre a arte na RDA, como a que aconteceu na Neue Nationalgalerie de Berlim, em 2003, ou em Weimar, em 2012.
Em ambos os casos, a obra de Sitte esteve presente como exemplo da arte propagandística a serviço da RDA, em contraposição aos valores surgidos do outro lado do Muro.
Entre as obras mais características de Sitte está a "Homenagem a Lênin", considerada expoente dessa arte por encomenda ou subvencionada por parte do Politburo.
Sitte nasceu em fevereiro de 1921 em Kratzau, atual República Tcheca, se formou como artista já na Alemanha e serviu na Wehrmacht de Hitler até 1944, ano em que desertou para se unir aos partisans italianos.
Em Milão, Veneza e outras cidades italianas, ele viveu o pós-guerra, até que em 1947 retornou à Alemanha, mas na Alemanha Oriental, em cujo partido comunista único ingressou como militante.
A partir daí, começou a ser conhecido como artista oficial do regime germânico-oriental, apesar de manter inicialmente também posturas críticas para com autoridades do país. Ele também chegou a ser deputado da Assembleia Popular e principal responsável por sua Academia de Artes Plásticas.

Com a reunificação alemã, ficou afastado da vida artística até que, por ocasião de seu 85º aniversário, em 2006, foi criada a fundação que leva seu nome, e com isso readquiriu parte do prestígio do passado.



Fonte: Portal G1.globo.com