sábado, 9 de março de 2013

Câncer no estômago pode ser detectado com exame de hálito, diz estudo

Doença tem uma espécie de marca: compostos orgânicos voláteis, que emitem um cheiro e podem ser detectados usando um kit médico ou talvez até cães farejadores


Um exame de hálito simples e rápido pode diagnosticar um câncer no estômago, segundo um estudo realizado por cientistas israelenses e chineses.
Em um levantamento com 130 pacientes, os pesquisadores descobriram que o exame tinha 90% de precisão no diagnóstico e na diferenciação do câncer de outros problemas do estômago.
 

O novo teste tenta detectar perfis químicos no hálito que são característicos de pacientes com câncer no estômago. A revista especializada British Journal of Cancer afirmou que o exame pode revolucionar e acelerar a forma como o câncer é diagnosticado.
Atualmente, o diagnóstico da doença pode ser feito por meio de uma endoscopia . No procedimento, o médico insere um cabo flexível pela boca do paciente, que acoplado a uma microcâmera que permite a visualização do aparelho digestivo.
 
Kits e cães

Os pesquisadores descobriram que o câncer no estômago tem uma espécie de marca, uma característica específica: compostos orgânicos voláteis, que emitem um cheiro e podem ser detectados usando um kit médico ou talvez até cães farejadores.
A técnica usada no exame não é nova, muitos pesquisadores estão trabalhando na possibilidade de exames de hálito para diagnosticar vários tipos de câncer, incluindo o de pulmão. O trabalho do professor Hossam Haick, do Instituto de Tecnologia de Israel, analisou 130 pacientes em situações diferentes: 37 deles tinham câncer de estômago, 32 tinham úlceras e 61 tinham outros problemas de estômago.

Além de assegurar, com precisão, a diferença entre todos os problemas em 90% das vezes, o exame do hálito também conseguiu apontar em quais casos o câncer estava nos estágios iniciais e em quais estava em fases mais avançadas.
Agora, as equipes israelense e chinesa estão fazendo um estudo maior, envolvendo mais pacientes, para corroborar os resultados dos primeiros testes. Para Kate Law, diretora de pesquisa clínica da ONG britânica Cancer Research UK, os resultados da pesquisa são "promissores".
"Apenas uma em cada cinco pessoas consegue uma cirurgia como parte do tratamento, pois a maioria dos casos de câncer no estômago são diagnosticados em fases que são avançadas demais para uma cirurgia", afirmou.
"Qualquer exame que ajude a diagnosticar cânceres de estômago mais cedo vai fazer diferença na sobrevivência de longo prazo do paciente", acrescentou.




Fonte: Portal ig.com/saúde

quarta-feira, 6 de março de 2013

Cena de "Homem de Ferro 3" foi inspirada no funeral de Ayrton Senna


Uma das cenas do filme "Homem de Ferro 3", estrelado por Robert Downey Jr., foi inspirada no funeral do piloto Ayrton Senna, morto em 1994 após acidente automobilísco no circuito de Ímola, em San Marino. Quem revela é o próprio roteirista do longa, Drew Pearce, nesta terça-feira (5).
  • Reprodução
    Viviane Senna beija o capacete de Ayrton Senna no velório do piloto, em 1994
Em sua conta no Twitter, Pearce afirma que a cena na qual a personagem de Gwyneth Paltrow segura o capacete do herói da Marvel foi inspirada no momento em que Viviane Senna, irmã do desportista brasileiro, aperta a cabeça contra o capecete verde-amarelo do tricampeão de F-1.
O momento aconteceu durante o funeral do piloto, realizado em São Paulo, e foi registrado no documentário "Senna", de 2010, que foi assistido por Pearce.
  • Reprodução
    Cena de "Homem de Ferro 3", inspirada no funeral do piloto brasileiro Ayrton Senna

VEJA TRAILER DUBLADO DE "HOMEM DE FERRO 3"




  • Fonte: Folha.uol.com

terça-feira, 5 de março de 2013

Municípios do RN serão fiscalizados pela CGU



Os 60 Municípios que foram sorteados pela Controladoria Geral da União (CGU) na manhã desta segunda-feira, 4 de março, serão alvo de fiscalização do órgão no uso de recursos federais e devem receber um grupo de auditores para examinar as contas da prefeitura. Os auditores também realizam inspeção física nas obras em andamentos de cada Município.


O Programa de Fiscalização da CGU tem como foco Municípios com população de até 500 mil habitantes e busca inibir a corrupção e incentivar uma gestão pública de transparência e qualidade. Entre os principais repasses inspecionados, estão o do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Programa Bolsa Família.

O secretário-executivo da CGU, Carlos Higino Ribeiro de Alencar, pondera que quando há uma gestão eficiente, independentemente do tamanho ou da estrutura do Município, as melhorias nessas localidades são visíveis. Ele esclarece que muitas vezes não se trata de "desvio de verba pública", quando o recurso é mal empregado e as irregularidades surgem, o que também pode comprometer os prefeitos.

Após o período de fiscalização e acompanhamento dos Municípios, um relatório é enviado à Polícia Federal, Ministério Público e Tribunal de Contas da União, caso se encontrem irregularidades.

Este ano capitais não entraram no sorteio, que utiliza o mesmo sistema de sorteio feito pela loteria da Caixa Econômica Federal.
Os municípios do RN que serão fiscalizados serão: Martins, Paraná, Riacho de Santana


Fonte: Femurn