sábado, 19 de maio de 2012

Prefeito de Santo Antônio/RN, Dr. Gilson, fica entre os 100 melhores prefeitos do Brasil




Na nona edição do Congresso Nacional de Prefeitos Prêmio JK “Juscelino Kubitscheck”, o prefeito de Santo Antônio Dr. Gilson Geraldo foi selecionado pela MS Brasil Congressos, Feiras e Eventos, entre os cem melhores gestores de todo o país. O evento será em junho nos dias 14 a 17 em Florianópolis, Santa Catarina.

Confira o convite na íntegra:



Informações: santoantoniominhacidade e saltonarede

Santo Antônio/RN: Prefeito Gilson Geraldo e vereadores participa XV Macha em Brasília



O prefeito de Santo Antônio, Gilson Geraldo (PSD) acompanhado dos Vereadores Dedé Camilo (PSD), Detinha (PDT), e a Srª Sidinéia, participou da  XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e aproveitou a tarde do primeiro dia dos trabalhos para visitar parlamentares do Senado e Câmara  Federal do Estado, assistiu a abertura do evento que aconteceu na manhã desta terça-feira, 15, no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, com a participação da presidenta Dilma Rousseff  e 16 ministros.
O prefeito obteve  liberações de emenda orçamentárias 2012 com o ministro Garibaldi Alves 250.000,00 para construção de um posto de saúde, Senador José Agripino 250.000,00 para pavimentação, Deputado Federal Fabio Farias 1.500,00 construção de uma praça e Matadouro e com Deputado Federal Policarpo uma quadra poliesportiva coberta para a comunidade gravatá. E solicitou agilização para a liberação das emendas orçamentárias, e deixou uma solicitação de emenda  para a reforma e ampliação do mercado publico da cidade.


Blog do Dedé Camilo

O HOLANDÊS VOADOR: Lenda do navio fantasma. Mito ou realidade?

Surge do nadaSurge do nada, o navio fantasma, o holandês voador.

Em antigos documentos pode-se encontrar registro de um navio real que zarpou de Amsterdã, em1680, e foi alcançado por uma tormenta no Cabo da Boa Esperança. Como o capitão insistiu em dobrar o cabo, foi condenado a vagar para sempre pelos mares, atraindo outros navios e, por fim, causando sua destruição. Vários relatos sobre o tal navio foram considerados miragens, embora haja uma grande variedade de detalhes descritos pelas testemunhas. No entanto não é o primeiro mito destas águas, depois do Adamastor descrito por Camões nos Lusíadas.

Existem histórias que citam o capitão de um navio que, ao atravessar uma tempestade, foi visitado por Nossa Senhora, que atendia às preces dos marinheiros desesperados. Culpando-a pelo infortúnio, atacou a imagem (ou amaldiçoou-a), atraindo para si a maldição de continuar vagando pelos sete mares até o fim dos tempos.
Como um fato real, durante a segunda guerra mundial, o contra-almirante nazista Karl Donitz, oficial de alto escalão da marinha alemã, comandante - general da Alcateia de Submarinos, reportou a seu chefe Hitler, que uma das suas tripulações mais "rebeldes" e atuantes de submarinistas, tinha comunicado e confirmado em Diário de Bordo de seu "Lobo do Mar", que não iria participar de uma batalha de corso em Suez, local alvo nazista, pois havia visto o tal Galeão, o Holandês Voador, e isso era um sinal - sinistro de fracasso naval. O que foi acatado com muita naturalidade, tanto por Adolf Hitler como pelo Grande Almirante Donitz. No ano de 1939, 100 nadadores que descansavam naBaía Falsa, na África do Sul, disseram ter avistado o Holandês Voador a todo o pano navegando contra o vento. 

O futuro rei da Inglaterra Jorge V e sua tripulação de 12 homens em seu navio, o HMS Inconstant, avistaram o navio-fantasma veleiro que navega contra o vento, segundo diário de bordo, no dia 11 de Julho de 1881 quando navegavam em torno da Austrália. A lenda diz que o capitão Cornelius Vanderdecken foi amaldiçoado e condenado a vagar pelos mares para sempre, perdeu a noção de rota, a bússola rodopiou, e não aponta para lado nenhum desde aquela data.

A lenda da embarcação-fantasma Holandês Voador é muito antiga e temida como sinal de falta de sorte e possui diversas versões. A mais corrente é do século XVII e narra que o capitão do navio se chamava Bernard Fokke, o qual, em certa ocasião, teria insistido, a despeito dos protestos de sua tripulação, em atravessar o conhecido Estreito de Magalhães, na região do Cabo Horn, que vem a ser o ponto extremo sul do continente americano. Ora, a região, desde sua primeira travessia, realizada pela navegador português Fernão de Magalhães, é famosa por seu clima instável e sua geleiras, os quais tornam a navegação no local extremamente perigosa. Ainda assim, Fokke conduziu seu navio pelo estreito, com suas funestas consequências, das quais ele teria escapado, ao que parece, fazendo um pacto com o Diabo, em uma aposta em um jogo de dados que o capitão venceu, utilizando dados viciados. Desde então, o navio e seu capitão teriam sido amaldiçoados, condenados a navegar perpetuamente e causando o naufrágio de outras embarcações que porventura o avistassem, colocando-as dentro de garrafas, segundo a lenda.

O navio foi visto pela última vez em 1632 no Triângulo das Bermudas comandado pelo seu capitão fantasma Amos Dutchman. O marujo disse que o capitão tinha a aparência de um rosto de peixe num corpo de homem, assim como seus tripulantes. Logo após contar esse relato, o navegador morreu. Uns dizem que foi para o reino dos mortos; outros, que hoje navega com Dutchman no Holandês.


Nos trópicos equatoriais existem lendas que surgiram no século XVIII sobre Davy Jones ser o capitão do Holândes voador, nessa lenda Davy Jones seria o capitão amaldiçoado do navio e estaria condenada a vagar para sempre no mar pela ninfa (rainha das sereias) do Mar Calypso, podendo desembarcar por 1 dia a cada 10 anos, essa é também a lenda utilizada no filme Piratas do Caribe. Brumas de midgar.



sexta-feira, 18 de maio de 2012

SpaceX espera fazer lançamento neste sábado




A empresa americana SpaceX informou nesta sexta-feira que está em contagem regressiva para o lançamento da cápsula Dragon no primeiro voo privado rumo à ISS (Estação Espacial Internacional), uma missão destinada a iniciar uma nova era para o transporte espacial.
O lançamento do foguete Falcon 9, da SpaceX, que propulsionará a cápsula não tripulada Dragon com mais de meia tonelada de carga rumo à estação orbital, está programado para este sábado às 04H55 da madrugada (05H55 de Brasília) da Base da Força Aérea em Cabo Cañaveral, Flórida (sudeste dos Estados Unidos).
A previsão do tempo é amplamente favorável ao lançamento, com 70% de chances de ser propício para o lançamento da primeira nave espacial construída por uma empresa privada à ISS.
Até agora, só as agências espaciais de Rússia, Japão e Europa foram capazes de enviar naves de abastecimento para a ISS.
Os Estados Unidos também o faziam até o ano passado, quando o país pôs fim ao icônico programa do ônibus espacial, que durante três décadas transportou tanto astronautas quanto material para montar o laboratório orbital.
A aposentadoria dos ônibus espaciais deixou a Rússia como o único país capaz de levar astronautas à ISS até que a indústria privada consiga um substituto.
SpaceX
A SpaceX é a primeira de várias empresas americanas a tentar enviar sua própria nave espacial de carga para a ISS com o objetivo de restaurar o acesso dos Estados Unidos ao espaço para viajantes em 2015.
Em dezembro de 2010, a companhia fez história com o lançamento da cápsula Dragon, tornando-se a primeira empresa comercial a por em órbita uma nave espacial e fazê-la voltar à Terra.



Fonte: Band.Com

Imagem mais profunda da galáxia de Centaurus A é feita




O ESO (Observatório Europeu do Sul) divulgou uma nova imagem da galáxia de Centaurus A. O registro foi feito após um período de exposição de mais de 50 horas, conseguindo assim viabilizar a foto mais profunda já criada do local.
A imagem foi produzida com o instrumento WFI (Wide Field Imager) montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros, instalado no Observatório de La Silla do ESO, no Chile. Ele utiliza filtros vermelhos, verdes e azuis, além de filtros especialmente concebidos para isolarem a radiação emitida pelo hidrogênio e oxigênio brilhantes.
A corpo cósmico é conhecido também como NGC 5128, uma galáxia elíptica peculiar e de grande massa, com um buraco negro supermassivo no seu centro, cuja massa equivale a cerca de 100 milhões de vezes que a do Sol.
Centaurus A está localizada a cerca de 12 milhões de anos-luz de distância na constelação do Centauro e distingue-se por ser a rádio galáxia mais forte do céu. Acredita-se que a matéria situada nas regiões centrais densas da galáxia chega a libertar enormes quantidades de energia à medida que cai em direção ao buraco negro.



Fonte: Band.Com

Sobre a Dialética.


  
1- Heráclito de Éfeso, pai da dialética ocidental;
2- O racionalismo de Platão versus o empirismo de Aristóteles;
3- Yin Yang - a dialética oriental;
4- Hegel (idealismo dialético);
5- Marx (materialismo dialético).

O que é dialética?

Dialética: sua importância no aprendizado da produção de textos.

A produção de texto e a Filosofia são, em essência, a mesma coisa. Ambas lidam com a organização lógica do pensamento. Quando escrevemos estamos analisando o mundo, refletindo sobre nós mesmos, organizando ideias e produzindo conhecimento. Portanto, aprender a escrever bem é aprender a pensar bem. Ou ainda, podemos afirmar o inverso: o pensamento bem organizado produz textos igualmente organizados. Mas como organizar o pensamento? Uma das maneiras de organizá-lo é fazer uso da dialética.
A dialética é um processo que se resume na fórmula: tese, antítese e síntese; porém, sem esquecer que a síntese se torna uma nova tese e esta gerará uma nova antítese. Consequentemente, a dialética é um ciclo infinito de mutações.
Podemos observar a dialética da natureza: a passagem dos dias, a mudança das estações, a transformação de tudo o que nos cerca. Exemplo: a lagarta (tese), o casulo (antítese) e a borboleta (síntese). Ou seja, toda a natureza funciona em ciclos: o ontem, o hoje e o amanhã. Também é assim com a perpetuação de uma espécie no transcorrer de gerações: a vida (o crescer), a morte (o envelhecer) e o renascimento (o fruto, o filho) – tese, antítese e síntese. Não se pode falar em “evolução” sem falar em dialética.
Além disso, podemos verificar a dialética no curso da história de toda a humanidade. A política, as ciências, a filosofia, as artes, a comunicação, tudo se transforma dialeticamente. Isto é, a partir da contradição de ideias (tese e antítese), nasce uma nova ideia (síntese) que será novamente uma tese a ser questionada e reformulada. Assim, a cada nova geração de pensadores, percebemos transformações no saber científico, na moral, na tecnologia etc.
Até mesmo na vida particular a dialética se faz presente. Durante nossa estadia terrena, todos nós passamos por momentos e situações de conforto (tese), conflitos ou adversidades (antítese) e a superação do problema (síntese).
Enxergar o mundo de forma dialética e produzir conhecimento de forma dialética é um desafio para quem pretende produzir bons textos. Aprender a pensar dialeticamente é um exercício para toda a vida, já que a própria dialética se supõe como um exercício constante. Ora, se a organização de ideias é um exercício essencialmente dialético, logo, aprender a organizar ideias num texto é também um exercício constante.


Fonte: Renan - Interludico

No Plenário da Câmara, municipalistas pedem royalties e o novo Pacto Federativo.




O encerramento da XV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorreu no Plenário da Câmara dos Deputados, durante uma Comissão Geral. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, líderes de entidades estaduais, prefeitos e vereadores foram recebidos por alguns deputados na tarde desta quinta-feira, 17 de maio.

A situação financeira dos Municípios foi o tema da Comissão. E o pedido de todos os oradores foi para que os congressistas não votem projetos, como os pisos salariais de diversas categorias profissionais, sem a preocupação de como o prefeito vai arcar com o cumprimento da lei. Além disso, os gestores municipais lembraram aos parlamentares que a aprovação da redistribuição dos royalties pode desafogar as contas públicas municipais.

O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), terceiro vice-presidente da Mesa da Câmara dos Deputados, presidiu o início da solenidade e fez um forte discurso a favor dos Municípios. “É neste ente onde há geração de emprego e renda. É nele que a vida acontece. Quero dizer aos presentes que esta Casa não vai lhes faltar. Podem confiar que vamos aprovar a divisão equitativa dos royalties de Petróleo”, assegurou.

O discurso da liderança

Convidado a discursar pelo líder do Partido da República (PR), deputado Lincoln Portela (MG), o presidente Paulo Ziulkoski agradeceu inicialmente a oportunidade proporcionada aos gestores municipais. Para ele, o movimento dava um passo importante naquele momento, pois teve abertas as portas para o diálogo entre os poderes executivo e legislativo.

Ziulkoski lembrou das conquistas junto ao Congresso Nacional nos 15 anos da Marcha, mas lamentou retrocessos como os projetos que foram de encontro aos interesses municipalistas. “A criação desses pisos salariais, por exemplo, farão com que daqui há dois anos mais de quatro mil prefeitos sejam ficha-suja, porque nenhum vai conseguir pagar esses salários, e se conseguirem vão transgredir a Lei de Responsabilidade Fiscal”, alertou.

O líder da CNM informou aos deputados que, segundo estudo da entidade, somente o piso dos enfermeiros, técnicos e auxiliares que tramita na Câmara terá impacto de R$ 23 bilhões ao ano nos cofres municipais. “A realidade, senhores, é que a lei aqui é feita para os pequenos e a única coisa que podia nos desafogar seria os recursos dos royalties. Nós queremos que seja cumprida a promessa feita no gabinete do presidente do Senado, José Sarney, e que entre em pauta aquilo que é direito de todos, previsto no artigo 20 da Constituição. O petróleo é do Brasil”, finalizou.

Parlamentares prometem melhorias

O requerente da Comissão Geral, deputado Lincoln Portela, líder do PR, cumprimentou o trabalho do presidente Ziulkoski frente ao municipalismo. Ele reconhece as dificuldades dos prefeitos, mas lembrou que todos os líderes assinaram o pedido para aquela reunião. No Plenário, cobrou da Caixa Econômica Federal a liberação das emendas que na opinião dele são mal administradas e fazem com que os gestores sejam punidos. “Parabéns aos parlamentares que ficaram aqui neste dia para que, se necessário, receber puxões de orelha e cobrança de maior atenção desta Casa”, disse.

A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) prestigiou o evento da Câmara e em discurso lamentou: “nós temos uma federação capenga”. Para a senadora, é preciso rever atribuições de cada ente da federação para acabar com a dependência dos prefeitos por emendas parlamentares. Ela, assim como o movimento, quer a construção de um novo Pacto Federativo.

Representantes estaduais

Foram convidados pelas lideranças ou pelo deputado Inocêncio Oliveira, os presidentes da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Gabriel Samaha, o Gabão; da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Luiz Benes Leocádio; da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro; da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Jair Souto; da Federação das Associações de Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Ivan Leite; e da Associação Mineira de Municípios (AMM), Ângelo Roncalli. Também foi convidada a vice-prefeita de Palmas (TO), Edna Agnolin.

Todos esses oradores defenderam o Pacto Federativo e cobraram dos deputados a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2.565/2011, que redistribui os royalties de petróleo e gás natural com todos os Estados e Municípios e representa ajuda significativa para as finanças municipais.

“Para nós o debate federativo é o ponto mais importante”, afirmou Gabão. E a presidente da Aprece e vice-presidente da CNM, Eliene Brasileiro, completou: “não queremos mais viver de pires na mão”.

Ausência de congressistas

No placar de presença do Plenário da Câmara, 397 deputados haviam marcado presença, porém infelizmente nem todos eles estavam na Comissão. A CNM recebeu correspondências de alguns parlamentares que justificaram a ausência e parabenizaram a luta municipalista.
Os deputados que lá estiveram enalteceram os gestores e os líderes municipalistas pela XV Marcha. Houve a promessa de votaram o PL 2.565/2011 e o resgate das discussões para o Pacto Federativo tão aguardado pelo movimento.



Fonte: Agência CNM

Profundamente



Quando ontem adormeci
Na noite de São João
Havia alegria e rumor
Estrondos de bombas luzes de Bengala
Vozes, cantigas e risos
Ao pé das fogueiras acesas.

No meio da noite despertei
Não ouvi mais vozes nem risos
Apenas balões
Passavam, errantes

Silenciosamente
Apenas de vez em quando
O ruído de um bonde
Cortava o silêncio
Como um túnel.
Onde estavam os que há pouco
Dançavam
Cantavam
E riam
Ao pé das fogueiras acesas?

— Estavam todos dormindo
Estavam todos deitados
Dormindo
Profundamente.

Quando eu tinha seis anos
Não pude ver o fim da festa de São João
Porque adormeci

Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo
Minha avó
Meu avô
Totônio Rodrigues
Tomásia
Rosa
Onde estão todos eles?

— Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente.



Manuel Bandeira

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rosalba Ciarlini participa de reunião dos governadores do Nordeste em Fortaleza



A governadora Rosalba Ciarlini e os demais governadores do Nordeste estarão reunidos nesta sexta-feira (18) com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luís Alberto Moreno. Em pauta, projetos voltados ao setor de infraestrutura. Esse encontro com o BID é uma extensão da reunião que os governadores nordestinos participaram na sede do Banco Mundial com a presença da cúpula do BID, o "Nordeste Brasileiro - Oportunidades de investimentos e Investimentos em Oportunidades", realizado na sede da instituição, em Washington (DC), Estados Unidos.
 
A reunião dos governadores será realizada em Fortaleza, no Palácio da Abolição. O Banco Interamericano de Desenvolvimento quer financiar obras na região nordestina. São mais de R$ 20 bilhões.
 
Na oportunidade, o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, fará parte da mesa de negócios. O BNB será o agente financeiro. Jurandir Santiago também irá tratar de linhas de crédito para ações de prevenção e combate à seca.
 
Potencialidades do RN foram apresentadas no evento do Banco Mundial

As potencialidades do Rio Grande do Norte foram apresentadas pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, ao presidente do Banco Mundial, Robert Zoelliek, no dia 10 de abril, durante o evento "Nordeste Brasileiro - Oportunidades de investimentos e Investimentos em Oportunidades", realizado na sede da instituição, em Washington (DC), Estados Unidos.
 
A exposição do secretário Benito Gama mostrou oportunidades de negócios em energias renováveis como eólica e solar, petróleo, sal, fruticultura, cimento e cal, turismo e mineração, entre outras, aos representantes do Banco Mundial (BIRD), Banco Interamericano de Desenvolvimento Econômico (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
 



Fonte: Governo do RN

CAMINHADA ALUSIVA AO 18 DE MAIO



NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 18, SERÁ REALIZADO A I CAMINHADA NO COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTE. A CAMINHADA SAIRÁ AS 9H DO PROJOVEM ADOLESCENTE, PERCORRENDO AS PRINCIPAIS RUAS DE SANTO ANTONIO, COM DESTINO A ESCOLA MUNICIPAL HÉLIO BARBOSA DE OLIVEIRA.

CONVIDAMOS TODOS OS MUNICIPES PARA FAZER DESSE ATO UM MOMENTO DE PROTESTO CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, É NECESSÁRIO QUE A SOCIEDADE EM GERAL FAÇA BONITO NA PROTEÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

18 DE MAIO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

 

Governadora recebe cônsul geral da França para o Nordeste


 Foram tratados assuntos como a energia renovável e educação.

Participaram do evento o secretário chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, e a secretária Extraordinária para Assuntos da Cultura, Isaura Rosado.



Na manhã desta quinta-feira (17), a governadora Rosalba Ciarlini recebeu Patrice Bonnat, cônsul geral da França para o Nordeste, e Sylvie Gradel, cônsul honorário da França em Natal, para uma visita na Governadoria. O encontro marcou a apresentação formal de Bonnat e foram tratados assuntos como a energia renovável, educação, tecnologia e o estreitamento da relação entre os dois países.

Participaram do evento o secretário chefe do Gabinete Civil, Anselmo Carvalho, e a secretária Extraordinária para Assuntos da Cultura, Isaura Rosado. A titular da pasta lembrou os fortes laços na literatura entre o Rio Grande do Norte e a França e citou Antoine de Saint-Exupéry como exemplo, no episódio da passagem do francês pelo estado.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, “a França tem muito a ver com a nossa história porque aqui fomos, no passado, o primeiro ponto para aqueles que atravessavam o oceano Atlântico. Desde Exupéry, recebemos turistas e estudiosos da França e estreitamos o relacionamento ao longo dos anos. Aproveitamos a visita do cônsul hoje para apresentar o potencial do nosso estado para que possamos atrair investidores em parcerias voltadas à educação e cultura. A visita de hoje significa que estamos de braços abertos para reforçar as ações em benefício do fortalecimento da relação entre Brasil e França, tendo o Rio Grande do Norte como porta de entrada” disse a chefe do Executivo Estadual.

Patrice Bonnat agradeceu a recepção da governadora Rosalba Ciarlini e declarou que a visita teve ainda o objetivo de “formar parceria principalmente voltadas para questões que irão construir o futuro para os dois países, que são a energia renovável, assunto que tem estudos aqui no estado através da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”, falou.



Fonte: Nominuto.Com

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Portaria beneficia mais de cinco mil contratos municipais.


 Imagem ilustrativa

Durante a abertura da XV Marcha Nacional dos Prefeitos que começou nesta terça-feira, 15 de maio, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro anunciou a Portaria Interministerial 205, publicada no mesmo dia no Diário Oficial da União (DOU). O documento beneficia cinco mil contratos entre União, Estados e Municípios, para a execução de obras. A norma estende o regime simplificado de repasse de verbas para todos os contratos vigentes de até R$ 750 mil.
Desburocratizar e simplificar os procedimentos para transferência de recursos para convênios e contratos firmados pela União com Estados e Municípios é uma das reinvindicações dos prefeitos há anos e luta constante da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
O presidente da CNM, Paulo Ziullkoski, já apresentou diversas propostas para  resolver o assunto durante as reuniões do Comitê de Articulação Federativa (CAF). Na Marcha de 2011 a reivindicação da CNM foi ouvida e o governo formou um Grupo de Trabalho, com a participação da entidade, ministérios e representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) para propor uma nova portaria, agora publicada.
O presidente da CNM espera que a publicação contribua para reduzir o grande volume de recursos que estão inscritos nos restos. “É preciso agilizar esse sistema para todas as prefeituras, para que os convênios deixem de ser uma preocupação”, defende Ziulkoski.
Para Aguinaldo Ribeiro, a ampliação dessa sistemática para todos os contratos deve acabar com a angústia de construtoras e prefeituras, trazendo tranquilidade na execução das obras. “É uma iniciativa para dinamizar o processo e fazer com que os recursos cheguem mais rápido aos Municípios”, garantiu.



Fonte: Agência CNM

Planalto vai liberar 2 bilhões de reais em emendas




O Planalto decidiu liberar nesta semana 2 bilhões de reais em empenhos de emendas de 2012 para a base aliada.

Metade do valor será em emendas individuais da área da saúde, e a outra metade vai ser destinada a emendas relativas a outros ministérios, acrescentou a fonte, que pediu anonimato. O empenho é uma autorização para que as prefeituras contratem os serviços com a garantia de repasse futuro dos valores pelo governo federal.

Em 24 de abril, o governo já havia liberado 2,5 bilhões de reais -1 bilhão para a saúde e o restante para as demais áreas.

Há a previsão de que sejam liberados também nesta semana restos a pagar relativos a 2010 e 2011. Os restos a pagar referem-se a projetos já aceitos pelo governo em anos anteriores, contratados por prefeituras, mas cujo repasse financeiro ainda não ocorreu.

Nesta terça-feira, prefeitos que participam da 15a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios cobraram da presidente a liberação de restos a pagar de anos anteriores.

A principal queixa deles é de que os projetos foram contratados após o empenho do governo federal e precisam ser pagos.

Como se trata de ano eleitoral, a liberação pode ocorrer até o final de junho ou a partir de novembro. Os valores são importantes para os prefeitos candidatos à reeleição, que pressionam governo e deputados para antecipar empenhos.

Apesar de a presidente Dilma Rousseff ter prometido liberar emendas de parlamentares da oposição, partidos como o DEM e o PSDB reclamam da dificuldade de executar os projetos individuais. Como retaliação, a reunião da Comissão Mista de Orçamento foi cancelada por falta de quórum pela segunda semana consecutiva.

Segundo uma liderança governista na Câmara, em 2011 o governo empenhou um total de 6 bilhões de reais.

Em março, o governo anunciou a liberação de 2,5 milhões em emendas para parlamentares da base às vésperas das votações da Lei Geral da Copa e do Funpresp, o fundo de previdência dos funcionários públicos, em um momento que os aliados, insatisfeitos pelo tratamento recebido pelo Planalto, ameaçavam bloquear votações no Congresso.




Fonte: Agência Reuters

HIV: Estados Unidos podem ter testes de HIV de farmácia.


 Estados Unidos devem decidir até o final do ano
se exame de HIV pode ser vendido em farmácia

Os Estados Unidos estão um passo mais perto de permitir que as pessoas chequem seu status de HIV em casa, com testes simplificados comprados em farmácias.

Um painel de especialistas diz que o exame OraQuick In-Home é seguro e eficiente e que seu potencial de prevenir o contágio é maior do que o risco de resultados falsos.
O FDA, agência americana responsável pela regulação de alimentos e medicamentos, deve decidir ainda neste ano se aprova ou não o teste, que deve custar cerca de US$ 60.
O exame, que leva 20 minutos, tem exatidão de 93% para resultados positivos e 99,8% para negativos, indica o fabricante.
Atualmente os EUA têm cerca de 1,2 milhão de pessoas infectadas pelo vírus HIV e aproximadamente 50 mil novos casos são registrados todos os anos.

Mudança
Os especialistas do Comitê de Recomendações de Produtos Sanguíneos votaram pela comercialização do teste por unanimidade, com 17 votos a favor e zero contra.
Na visão do painel, o teste ajudaria as pessoas que descobrirem ter o vírus a conseguir acesso a tratamentos médicos e serviços sociais.
Eles recomendaram à OraSure, fabricante do exame, que a embalagem do produto contenha alertas visíveis sobre a possibilidade de resultados negativos falsos.
Também foi feita a recomendação de que a embalagem contenha um telefone gratuito de atendimento às pessoas cujo resultado for positivo.
Carl Schmidt, vice-diretor do Instituto de Aids, disse que a aprovação pode representar um marco importante na luta contra a doença.
"Estamos sempre procurando por grandes mudanças positivas, e acreditamos que esta é uma delas. Não só (o teste) vai ajudar a reduzir o número de infecções mas também levará mais pessoas a buscar tratamento e cuidados", avaliou.

Truvada
Recentemente outro comitê que aconselha a FDA apoiou um medicamento para evitar a contaminação pelo HIV.
Medicamento aprovado por especialistas para reduzir infecção por HIV aguarda liberação do FDA

Os especialistas aprovaram o uso do Truvada, um comprimido de uso diário que deve ser usado por pessoas não infectadas que estariam correndo risco maior de contrair o vírus da Aids.
O uso do medicamento foi aprovado pelo comitê, com 19 votos a favor e três contra, para que seja receitado para o grupo considerado de maior risco, homens não infectados que têm relações sexuais com múltiplos parceiros também homens.
Também foi aprovada, por maioria dos votos, a prescrição do Truvada para pessoas não infectadas que têm parceiros portadores do HIV e para outros grupos considerados em risco de contrair o vírus através de atividade sexual.
O uso do Truvada já foi aprovado pela FDA para pessoas que já têm o vírus HIV, e é tomado junto com outros medicamentos.
Estudos realizados em 2010 mostraram que a droga reduziu o risco de infecção pelo HIV entre 44% e 73% em homossexuais masculinos saudáveis e entre heterossexuais saudáveis que são parceiros de portadores do vírus HIV.


Fonte: BBC Brasil

Rio Grande do Norte requer R$ 170 milhões para atender emergência.


 No município de Luís Gomes, açude secou e abastecimento é feito por carro-pipa. Na zona rural situação é mais preocupante

RN terá R$2,4 milhões para poços

O Rio Grande do Norte receberá do Governo Federal R$ 2,4 milhões destinados a construção de poços artesianos, a título de verba emergencial para diminuir os efeitos da seca no Estado. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, esse é o valor garantido até o momento, mas o Governo do Estado pleiteia um aumento. A demanda do Estado é maior do que o dinheiro prometido pelo Governo Federal. Seriam necessários R$ 14 milhões para atender à necessidade das famílias em zona rural, de acordo com Gilberto Jales. O valor liberado significa 17% do necessário para o RN.
Os recursos, que não precisam de contrapartida do Governo do Estado, serão usados para perfurar e instalar poços nas comunidades rurais do Estado. Não há ainda uma definição de como operacionalizar isso. Uma reunião com todos os secretários de recursos hídricos dos estados do Nordeste está agendada para hoje, com a presença do secretário Gilberto Jales. O titular da Semarh afirma que há 820 poços já perfurados, mas ainda não instalados em todo o Rio Grande do Norte. "Isso irá ter um efeito prático imediato na disponibilidade de água para o rebanho, além de ser utilizada para pequenas irrigações", explica. E complementa: "Para a demanda que nós temos R$ 2,4 milhões é muito pouco, mas será de grande ajuda".

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais do RN, Ambrósio Lins, afirmou que a instalação dos poços pode ser feita em pouco tempo e terá de fato uma influência direta na disponibilidade de água para o gado. "Mas é preciso agilizar a questão da alimentação das famílias, com a Conab e agilizar a bolsa-estiagem. A antecipação do garantia-safra também precisar sair logo", disse Ambrósio.

Além da parte emergencial, o Governo do Estado irá receber R$ 26 milhões para investir em sistemas simplificados de abastecimento de água e construção de barreiros. O Governo precisa pagar 10% dessa verba como contrapartida, além de arcar com os custos operacionais, como os veículos, a diária dos servidores e técnicos, etc. Também existem recursos para construir 16 mil cisternas, embora o secretário não tenha confirmado o total de dinheiro alocado para esse programa. "Temos dois convênios com o Ministério do Desenvolvimento Social e a Funasa e estamos negociando com o Ministério da Integração", relata.

O pleito total do Governo do Estado frente a União foi de R$ 170 milhões para obras estruturantes nas regiões afetadas pela seca. Os projetos básicos de algumas dessas obras, que podem diminuir o sofrimento com a seca no interior do Estado não somente esse ano, mas a longo prazo, devem ser levados hoje a Brasília. "São vários projetos e estaremos encaminhando isso hoje", diz Gilberto Jales. Um dos apelos do secretário é que os municípios façam o cadastro junto a Defesa Civil e prestem as informações necessárias, tanto para receber recursos diretamente do Governo Federal quanto para que seja possível quantificar os prejuízos no Estado. "Existe a possibilidade de transferência direta do Governo Federal através da defesa civil de cada Município", encerra.

MPF acompanha recebimento de recursos

A aplicação do dinheiro enviado pelo Governo Federal para o combate à seca no RN será fiscalizada. O Ministério Público Federal (MPF/RN) instalou mais de 150 procedimentos administrativos para acompanhar os municípios do Estado que decretaram ou que ainda irão decretar estado de calamidade pública ou situação de emergência em razão da seca. O objetivo é fiscalizar o recebimento, emprego e a destinação de recursos federais a serem recebidos pelos municípios.

A procuradora da República Caroline Maciel da Costa, coordenadora do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF/RN, destaca a importância da atuação preventiva na defesa do patrimônio público. "Diante do castigo que a seca tem levado a alguns municípios, um dos principais objetivos é garantir que o recurso liberado pelo governo federal seja efetivamente utilizado em benefício daqueles que realmente estão em situação de emergência pela seca e estiagem", enfatiza a procuradora.

Além disso, o MPF quer saber quais os parâmetros técnicos que levaram à decretação nos diferentes municípios, inclusive, se foram atendidos os critérios estabelecidos pela legislação. Os procedimentos instaurados estão sendo distribuídos, em caráter de urgência e de forma aleatória, para todos os membros da  Procuradoria da República no Estado, bem como aos procuradores que atuam nos municípios de Caicó e Mossoró.

Os municípios que decretaram emergência ainda não enviaram informações sobre os prejuízos com a seca. Até a última segunda-feira 111 municípios estavam devendo o envio do processo de decretação de emergência, que contém relatórios que detalham os prejuízos no interior do RN. O presidente da Federação dos Municípios do RN, Benes Leocádio, diz que as prefeituras estão fazendo o levantamento de campo e produzindo os relatórios necessários. Benes Leocádio pede a desburocratização do acesso aos recursos. 









Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 15 de maio de 2012

Morre o Grande escritor mexicano, Carlos Fuentes.


Carlos Fuentes Foto: Getty Images

O escritor mexicano Carlos Fuentes, 83, morreu nesta terça-feira (dia 15) na Cidade do México. A informação foi confirmada à agência Efe por fontes do hospital Angeles Pedregal, onde estava internado.
Nascido na Cidade do Panamá em 11 de novembro de 1928, Fuentes vivia no México desde a sua adolescência.
Escreveu romances como "A Região mais Transparente" (1958) e " A Morte de Artemio Cruz" (1962). Ganhou os prêmios Cervantes (em 1987) e Príncipe de Astúrias (em 1994) e era um dos mais famosos autores mexicanos.
"Lamento profundamente o falecimento do nosso querido e admirado Carlos Fuentes, escritor e mexicano universal. Descanse em paz", disse o presidente do México, Felipe Calderón, pelo Twitter.
Sua última entrevista foi concedida de Buenos Aires, onde estava, ao jornal espanhol "El PaÍs" e publicada nesta segunda-feira (dia 14). Fuentes diz: "Meu sistema de juventude é trabalhar muito, ter sempre um projeto em andamento. Agora terminei um livro, 'Federico En Su Balcón', mas já tenho um novo, 'El Baile Del Centenário', que começo a escrever na segunda-feira, no México".
Atuação política
Além de renomado como artista, Fuentes era conhecido por sua atuação política. À revista "Tiempo Mexicano", em 1972, ele disse: "O que um escritor pode fazer politicamente deve fazer também como cidadão. Em um país como o nosso o escritor, o intelectual, não pode ser alheio à luta pela transformação política que, em última intância, supõe também uma transformação cultural".
Um exemplo de como Fuentes fazia questão de se posicionar politicamente aconteceu em Paris, em 1992, durante evento de comemoração dos 500 anos da descoberta da América. A Europa assistia, como agora, a uma onda de xenofobia - o Tratado de Maastricht (que determinava a União Europeia) havia sido assinado em fevereiro daquele ano. Fuentes então começou seu discurso dizendo: "Nós só estamos aqui hoje porque vocês estiveram lá".
Em um de seus romances mais recentes, "A Cadeira da Águia" (2002), Fuentes recorre à literatura epistolar para descrever de perto as manobras políticas ao redor de uma sucessão presidencial no México e as perversões do poder.
Mas também estendeu suas críticas fora do país, como "A Fronteira de Cristal", que fala dos mexicanos que migram ilegalmente aos Estados Unidos em busca de emprego.
As opiniões de Fuentes eram comumente destacadas na imprensa nacional e internacional, em entrevistas concedidas aos meios de comunicação ou em seus artigos jornalísticos.
Suas inquietudes políticas afloraram na juventude. Quando esteve radicado no Chile, durante a Segunda Guerra Mundial, participou em protestos de rua e, depois, ao voltar aos estudos em Washington, conviveu com alunos judeus alemães exilados.
Com o triunfo da revolução cubana de Fidel Castro enquanto Fuentes morava no México, o escritor viajou de imediato à ilha caribenha em apoio a esse governo.
Diplomata e professor
Além de escritor, Fuentes foi diplomata - carreira iniciada em 1965. Serviu em cidades como Londres e Paris. Além disso, foi professor visitante em instituições como a Universidade de Cambridge, no Reino Unido.
Publicou sem primeiro romance quando tinha 30 anos: "A Região Mais Transparente", que recebeu inúmeros elogios pela forma como descrevia a multifacetada cultura mexicana. Tornou-se amigo pessoal de outro gigante da literatura latina: o colombiano Gabriel García Márquez,
Teve várias de suas obras traduzidas no Brasil, como "O Espelho Enterrado", "Adão no Eden", "Carolina Grau", "A Cadeira da Águia", "Inquieta Companhia", "Em 68", "Contra Bush", "Os Anos com Laura Diaz", "Gringo Velho", "Eu e os Outros Ensaios Recolhidos", "Instinto de Inez", além de "A Vontade e a Fortuna", seu último romance, de 2008.
Fuentes teve três filhos - um deles, Cecilia Fuentes Macedo, permanece viva.
* Com EFE, Valor Online e Reuters



Fonte: IG.COM