sábado, 3 de março de 2012

Com pacto fiscal, Europa 'copia' lei que já funciona no Brasil desde 2000



Os dirigentes dos países da União Europeia assinaram nesta sexta-feira um pacto fiscal que delimita e tenta controlar os gastos públicos dos membros. Com exceção da República Tcheca e da Grã-Bretanha, as 25 nações serão obrigadas a equilibrar seus orçamentos e manter o déficit abaixo de 3%.

A falta de controle tem causado transtornos nos países desenvolvidos. Porém, no Brasil, uma lei semelhante, aplicada em 2000, pode ter sido responsável pelo controle fiscal que faltou à Europa.

A "Lei de Responsabilidade Fiscal" ajudou a estabilizar a economia brasileira, com um rígido controle sobre os gastos públicos dos estados. A Europa pretende, com este novo acordo, fazer algo semelhante, obrigando as nações a respeitarem seus limites orçamentários.


Fonte: Jonal do Brasil

Ficha limpa também para todos os funcionários públicos?


Controladoria Geral da União quer que todo o funcionalismo público federal tenha a ficha idônea; ação não será retroativa.


A Controladoria Geral da União prepara um decreto que imporá a regra da ficha limpa para todos os funcionários públicos contratados no futuro. Um dos textos usados como base é o sancionado no Distrito Federal, pelo governador Agnelo Queiroz (PT), informa Felipe Patury, de Época.

Redação semelhante ao DF também já está sendo adotada pelo Governo do Estado de São Paulo. Por lá, até o fim deste semestre, será preciso comprovar ficha limpa para assumir cargo público.

O decreto da CGU só terá força para o âmbito do funcionalismo público federal.



Extraído de: Nominuto.Com

O que pode ser feito com um pouco de inteligência e uma câmera nas mãos?



Fatos e Fotos

Mineiro promove seminário para discutir a situação das mulheres do RN no mercado de trabalho






Marcando a abertura das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher (9/3), a Assembleia Legislativa está realizado, por proposição do deputado Fernando Mineiro, o seminário A situação das mulheres do RN no mercado de trabalho, que acontece nesta segunda-feira, 5. No evento, que será realizado no plenarinho da Casa, também será feito o lançamento do Anuário de Mulheres Brasileiras, organizado pela Secretaria Nacional de Mulheres e pelo DIEESE.

Mineiro está realizado a atividade em parceria com a deputada federal Fátima Bezerra, com a Secretaria de Mulheres do PT, DIEESE, Fórum de Mulheres e Marcha Mundial de Mulheres.

Na ocasião, será apresentado o trabalho de pesquisa realizado pela economista do DIEESE, Virgínia Ferreira, sobre a situação das mulheres no mercado de trabalho  no RN. A Professora Brasilia Carlos Ferreira fará uma análise e apresentação de dados sobre a conjuntura Nacional. O Fórum Estadual de  Mulheres e a Marcha Mundial de Mulheres também participarão do evento.


Fonte: Assembleia Legislativa RN

Ventos do RN atraem General Eletrics (GE)


GE, em parceria com a Bionergy, lançou no Estado o primeiro empreendimento exclusivamente privado do país.


Os ventos do Rio Grande do Norte atraíram a multinacional americana General Eletrics, que, em parceria com a Bionergy, lançaram em Guamaré o primeiro parque eólico exclusivamente feito com recursos privados.

"Há alguns anos um acordo como esse era uma heresia no mercado brasileiro pois a energia eólica era cara, mas isso mudou", comentou ao Brasil Econômico Sérgio Marques, presidente da Bioenergy.

As unidades Miassaba 2 e Aratuá 1 somam no total 28,8 megawatts (MW) de potência, capacidade suficiente para gerar energia para uma cidade com 70 mil residências.

Até 2014, a Bionergy mantém projetos na área em fase de implementação no Brasil de 172,8 megawatts no total e que somam R$ 620 milhões de investimentos. Já a participação da GE na iniciativa marca a entrada da multinacional em projetos eólicos na América Latina.

Nas duas usinas, serão utilizadas 18 turbinas da empresa do modelo GE Wind 1.6-82.5 MW. "A companhia escolheu o Brasil como mercado prioritário e vamos fazer do país uma base para nossa atuação em todo o mercado latino-americano", diz Jean Claude Robert, diretor de negócios para a América Latina da GE.

A empresa já tem em contratos um total de 1,4 gigawatts (GW) no país em projetos na ordem de US$ 2 bilhões.

Estado modelo

“A iniciativa segue uma tendência de ter um número cada vez maior de projetos de energia eólica e o estado líder na área é o rio grande do norte, que tem uma participação de 35% do mercado”, cita a reportagem do Brasil Econômico.

Com a inauguração das unidades Miassaba 2 e Aratuá 1, a região soma um total de 20 parques em operação de um total de 80 projetos, sendo que os 60 restantes estão em fase de implementação.

Foi aqui, a propósito, que a Bioenergy montou há dez anos sua primeira torre de medição para obter as condições de energia da região.


Fonte: Nominuto.Com

Tirar Habilitação na sede do Detran RN demora até seis meses


Espera por exames chega a 45 dias

Poucos profissionais e salas superlotadas, com pessoas esperando horas por atendimento. Tem sido essa a rotina nos postos de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). Hoje, os candidatos a uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) levam, no mínimo, 6 meses para cumprir todo o cronograma estipulado na legislação brasileira e ter a carteira na mão. A espera já começa nos guichês de atendimento, mas se aprofunda  na hora de realizar o exame oftalmológico e o psicoteste.

Alex RégisLucyana Campos já perdeu o prazo da renovação devido à espera
Lucyana Campos já perdeu o prazo da renovação devido à espera
Quem se dirigiu ontem, 02, à sede do Detran, só conseguiu agendar o psicoteste para 17 de abril em diante. Uma espera que chega a 47 dias, no mínimo. Já no posto do Detran, na Central do Cidadão do shopping Via Direta,   quem procura atendimento chega a esperar, no mínimo, 16 dias para realizar o psicoteste. Somente o exame oftalmológico está sendo feito de imediato.

Além do aumento na demanda pela primeira Habilitação, o sufoco aumentou com o fechamento da Central do Cidadão do Praia Shopping, onde funcionava um posto do Detran/RN. A unidade está fechada há dez meses.. Outro problema é o baixo número de profissionais, nas áreas de oftalmologia e psicologia. A quantidade de médicos oftalmologistas é o mesmo desde 2003: 16. No caso da psicologia, o número de profissionais aumentou  para 21, mas esse incremento não desafogou o atendimento. 
Por decisão do Conselho Federal de Psicologia (CFP) os psicólogos podem atender até dez pessoas por dia. Isso significa, no caso do psicoteste, uma turma por dia, com dez pessoas. No posto do Via Direta, onde existem cinco psicológicos, só é possível atender a 50 pessoas, por dia, o que, segundo a gerente da Central do Cidadão, Lúcia de Fátima Cantídio Aranha, cria um grande gargalo. "Hoje está tranquilo, mas tem dia que é um tumulto, chega a ter até confusão", disse Lúcia de Fátima.
No dia 8 de fevereiro, a farmacêutica bioquímica, Lucyana Kattlen Bezerra Campos, iniciou o processo de renovação de sua CNH, com a esperança de que em um dia resolveria tudo. Ledo engano. Ontem, quase um mês depois ela estava no posto do Detran/RN, no Via Direta, na fila de espera para o exame de vista. A bioquímica chegou na unidade às 8h e ao meio-dia ainda não tinha sido atendida.
Ela disse que no começo, perdeu dois dias só em busca de informações. "É um absurdo. O pior não é nem a burocracia, é a falta de atendimento, é essa demora toda", afirmou Lucyana Kettlen. Uma das dificuldades iniciais foi que, nos postos externos do Detran/RN, os funcionários não possuem senha para efetuar mudança de endereço, o que era necessário no caso de Lucyana e por isso precisou se dirigir à sede do Detran/RN para efetuar a mudança de endereço.
Lá conseguiu fazer a prova exigida para a renovação da CNH, mas o exame médico ficou pendente. Não tinha vaga. "É complicado porque a gente fica sem poder dirigir. Não vou pegar no carro para ser multada. Isso precisa de mudança urgente", cobrou. O pai dela é que tem dado o suporte na direção. A média de atendimento dessa unidade é de 838 pessoas. 
Na mesma situação está Ramon Nascimento Oliveira, que tenta a renovação da Habilitação desde o dia 18 de fevereiro. Estava com o exame oftalmológico agendado para às 9h de ontem, mas ao meio-dia aguardava o atendimento. "Tem dois médicos, mas só um está atendendo. Parece que o outro adoeceu", disse ele. Às 11h55 tinha cinco pessoas na sua frente. No guichê, um dos funcionários informou que 150 consultas estavam agendadas para o dia de ontem. Às 11h30, apenas 25 tinham sido atendidas. 
Para a captura de foto e digital  tinham sido distribuídas, até o mesmo horário, 76 fichas. No dia anterior foram 250. Além da falta de profissionais e da alta demanda, outros problemas tornam a espera ainda mais longa. O sistema de dados do Detran/RN é instável e as "quedas do sistema" são frequentes. Com uma demanda menor, o posto do Detran, localizado no Shopping Estação, na Zona Norte, respira. Lá, as pessoas conseguem  Mas não deixa de ter problemas. 
Já quem procura o posto do Detran, no shopping Estação, na Zona Norte, encontra um atendimento mais rápido. A maioria das pessoas consegue fazer todo o processo - incluindo captura de foto e digital; exame de vista e psicoteste num só dia. "Se não houver a vaga, então a gente divide o atendimento em duas etapas", explicou a gerente dessa Central do Cidadão, Marleide Pereira. A comerciante Eliane Teixeira de Melo e o supervisor de vendas Cleiton Santos estavam aguardando o exame de vista. "Aqui é muito rápido. Jamais iria na sede do Detran ou no Via Direta, aqui é muito mais tranquilo", comentou Eliane. Às 10h30, tinham sido distribuídas 15 fichas para a consulta oftalmológica. A média de atendimento dessa unidade é de 281 pessoas por dia.

Detran deverá credenciar novas clínicas no Estado  
O chefe de Gabinete da Direção do Detran/RN, Manoel Ferreira, reconhece que o órgão não está preparado para atender a demanda crescente. Além de um quadro de funcionários deficitário - 107 se aposentaram nos últimos anos, apenas uma clínica médica está contratada para realizar os exames oftalmológico e o psicoteste. Mas o "aperto" tem dias contados para chegar ao fim. Segundo Ferreira, está no planejamento do Detran a ampliação dos pontos de atendimento, na capital e interior. "Já estamos negociando um espaço no Praia Shopping para retomarmos o atendimento", adiantou o chefe de Gabinete do Detran/RN. Além disso, prometeu, o gargalo maior será resolvido.
Alex RégisEspera para ser atendido chega a ser de até quatro horas. As salas de espera ficam lotadas e usuários reclamam da desorganização
Espera para ser atendido chega a ser de até quatro horas. As salas de espera ficam lotadas e usuários reclamam da desorganização
O Detran está providenciando a abertura de processo de credenciamento de clínicas interessadas em ofertar serviços de oftalmologia e psicologia. "Do jeito que está não pode continuar. O usuário precisa chegar e ser atendido. Não pode ficar para amanhã ou depois", disse Manoel Ferreira. Segundo ele, a direção também está fazendo gestões junto ao governo para a homologação do concurso de 2010 e a convocação dos 285 aprovados para diversas funções.
"Não tenho dúvida", disse Manoel Ferreira, "de que com a abertura do credenciamento de clínicas e o retorno da unidade do Praia Shopping, vamos desafogar o sistema". Segundo ele, o Detran  montou um mutirão para, nas Centrais do Cidadão, abrir os postos às segundas-feiras e na sede do órgão estender o funcionamento do setor de Psicologia e Oftalmologia no período da tarde.
A Clínica credenciada pelo Detran/RN é a CMT (Centro de Medicina de Tráfego). Por consulta oftalmológica o usuário para R$ 49,00. Já a taxa para o psicoteste é de R$ 41,00. Nas duas Centrais visitadas pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, as gerentes disseram que o setor não abre nas segundas-feiras. O usuário paga ao Detran/RN uma taxa de R$ 63,00 para retirada da CNH, em uma categoria.

Entenda
De acordo com o Código Nacional de Trânsito, o condutor poderá dirigir até 30 dias após o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação. Após este prazo, o condutor, no exercício da direção, poderá ser autuado, estando sujeito à aplicação de multa, recolhimento da CNH e retenção do veículo. 
A infração é de natureza gravíssima, com inclusão de 7 pontos na CNH. A multa está estipulada em R$ 191,54. O condutor poderá iniciar o processo de renovação 30 dias antes da data de vencimento, como recomenda o Detran para que não ocorra perda do direito de dirigir .


Fonte: Tribuna do Norte

Professores unificam data para indicativo das greves

 Assembleia da categoria adiou greve do município que iniciaria nesta segunda-feira. Eles se unem ao movimento nacional

Professores unificam paralisação


Os professores da rede estadual e municipal de ensino resolveram unificar o indicativo de greve para o próximo dia 14. A decisão foi tomada na manhã de ontem em assembleia depois de acalorada discussão entre quase dois mil professores que se reuniam na sede do clube Assem, em Natal. De um lado, aqueles que queriam iniciar a greve já na segunda-feira, 5, como estava prevista a data da rede municipal. Do outro, os que preferiam deflagrar a greve  simultaneamente com a paralisação nacional, que ocorre dos dias 14 a 16 de março, estratégia que daria mais força ao movimento local. Por uma margem apertada de votos, venceu o segundo grupo. 
De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (SINTE/RN), a greve, nesse momento, serviria apenas para mascarar os problemas estruturais das escolas e desviar a atenção da luta que a classe vem travando por melhores remunerações e condições de trabalho. Antes da votação, representantes das escolas e Centros de Educação Infantil  vieram ao palanque para listar a situação em suas escolas: falta de merenda, atraso nos salários, equipamentos quebrados, bebedouros inutilizados e reformas inacabadas. A lista era imensa. A cada três minutos, um novo professor tinha a oportunidade de falar. 

Na vez em que a proposta de reajuste do secretário da Educação de  Natal foi citada, um intensa vaia invadiu o auditório. O aumento de 10% é considerado insuficiente pela maioria da classe, que espera 22% de acréscimo. Walter Fonseca, no entanto, mantém a posição da Prefeitura e ameaça iniciar o processo de judicialização da greve caso a paralisação siga adiante. 

Enquanto a decisão não sai, os professores prometeram realizar passeatas próximo às escolas que apresentam as piores condições. A intenção é chamar a atenção da sociedade.  "Queremos que os pais estejam do nosso lado. Nossa intenção é  construir juntamente com eles um educação de qualidade", declarou o coordenador-geral do SINTE, José Teixeira.  Um ofício com as revindicações debatidas na assembleia foi enviado às secretarias de educação. A comissão do SINTE espera que, em breve, uma nova oportunidade de diálogo seja dada aos profissionais da classe. Se a greve em Natal for deflagrada, mais de 4 mil professores cruzarão os braços.

Entre os dias 14 e 16 de março de 2012, as escolas públicas de nível básico em todo Brasil paralisarão as atividades para protestar contra situação da Educação no país. Na carta aberta à sociedade divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (NCTE), as exigências vão desde a separação de 10% do PIB para a área passando pela necessidade de  vinculação do piso nacional à carreira de magistério. Em âmbito nacional, a greve marcará o início da jornada de luta dos trabalhadores por educação pública.

Acumulado de reajuste chega a 63,77% na rede estadual

A secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, disse ontem que o momento não é de embate com professores sobre  reajustes salariais ou pagamento do piso nacional. "O Governo já garantiu o pagamento do piso para toda categoria. Aliás, nos últimos seis meses, já concedemos reajuste salarial acumulado de 63,77% aos professores, um percentual dificilmente já concedido por outras administrações em tão curto espaço de tempo", analisou.

Os reajustes descritos por Betânia Ramalho são referentes aos percentuais concedidos de setembro a dezembro do ano passado que, segundo ela, somaram 34%. "Além desse, a governadora Rosalba Ciarlini já garantiu o reajuste de 22,22% referente ao piso nacional. Ou seja, agora em março, o salário do professor da rede estadual será 63,77% maior que em agosto do ano passado", destacou.

A secretária estadual disse que conta com a sensibilidade dos professores da rede estadual de ensino para evitar a greve nesse momento em que - depois de muitos anos - o governo estadual sinaliza com valorização real da carreira do magistério. "É importante que a comunidade escolar tome conhecimento do esforço que estamos fazendo para realmente priorizar a educação pública no Rio Grande do Norte. E esse esforço, que começou com a  valorização dos professores, está continuando com a garantia de transporte escolar, com a recuperação da estrutura física das escolas... são ações concretas que já estão em andamento", comentou.   Quanto ao transporte escolar, Betânia Ramalho adiantou que 26 novos ônibus escolares já estão oferecendo o serviço aos alunos de Natal, e que na próxima semana, os veículos destinados ao interior serão entregues.


Fonte: Tribuna do Norte

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vai pedir à Fifa que afaste seu secretário-geral, Jérôme Valcke.

Ministro do Esporte, Aldo Rebelo
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vai pedir à Fifa que afaste seu secretário-geral, Jérôme Valcke , vai pedir à Fifa que afaste seu secretário-geral, Jérôme Valcke, das negociações sobre a Copa do Mundo de 2014 com o Brasil. A decisão foi anunciada pelo ministro neste sábado, um dia depois de Valcke fazer duras críticas à preparação do país para o Mundial.
"O secretário-geral da Fifa não pode ser nosso interlocutor", afirmou Rebelo, em entrevista coletiva convocada após as críticas de Valcke. "As declarações do secretário da Fifa são inaceitáveis."

AS CRÍTICAS DE VALCKE

  • Jérôme Valcke demonstrou impaciência com preparativos da Copa e fez duras críticas ao Brasil
Segundo Rebelo, as declarações de Valcke sobre a preparação do Brasil são intempestivas e infundadas. São também ofensas ao país. Por tudo isso, na opinião do ministro, ele não pode ser mais o interlocutor entre a Fifa e o governo brasileiro.
Na sexta-feira, Valcke elevou o tom das críticas ao Brasil. Ele disse que "não há muita coisa se mexendo" e que os organizadores precisavam levar "um chute no traseiro".
"Não podemos receber um comentário de ofensa pessoal. Imagina alguém dizer que vai fazer isso [chute no traseiro] com sua família, com seu clube, com sua sociedade. Imagina com um país", respondeu Rebelo. "Não pode."
Rebelo ainda afirmou que o Brasil está se empenhando para honrar os compromissos que assumiu com a Fifa. Disse também que não vê chance da Copa do Mundo de 2014 não acontecer no país.
"Não há razão e motivo pra isso [uma possível transferência da Copa]", disse o ministro. "O Brasil tem infraestrutura e logística. Temos aeroportos internacionais em todas capitas."

Fonte: UOL.COM

Prevenção da Dengue



A prevenção é a única arma contra a doença.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.


Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas
DicasDicasDicasDicasDicas
DicasDicasDicasDicasDicas



Dengue.org.br

Concursos no RN oferecem 392 vagas e salários até R$ 8 mil


Veja as oportunidades:

MPRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte publicou esta sexta-feira, 02, no Diário Oficial do Estado, a abertura do Concurso Público para provimento de vagas do quadro de servidores efetivos dos serviços auxiliares de apoio administrativo do MP-RN. O Concurso Público será realizado em Natal, sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, obedecendo as normasdo edital que você confere AQUI. A data e local das provas ainda não foi divulgada.

Para candidatos as vagas de ensino superior completo, o Valor da Inscrição é de R$ 167,50, com remuração de R$ 3.306,20 . E para as vagas de Técnico de Nível Médio Completo, o valor da inscrição é de R$ 82,50 e remuneração incial de R$ 2.314,34.

As inscrições serão realizadas pela Internet, no site da Fundação Carlos Chagas, de 09 a 23 de março. A isenção de pagamento do valor da inscrição também poderá ser realizada através do site da fundação.

IFRN

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte está com edital aberto que trata do concurso público para técnico administrativo em educação.

São 11 vagas para 7 cargos, sendo dois de nível intermediário (Técnico em Enfermagem e Técnico de Tecnologia da informação) e cinco cargos de nível superior (Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Auditor e Médico).

Para concorrer as vagas de nível intermediário, é preciso ter o ensino médio profissionalizante ou o ensino médio completo, acrescido de curso técnico em área específica (enfermagem e em eletrônica com ênfase em sistemas computacionais).

As inscrições poderão ser feitas no período das 8h do dia 12 de março às 23h59min do dia 20 de março, através do site do IFRN.
 
ANGICOS

O concurso da prefeitura de Angicos, que seria realizado neste domingo (4), teve a data para a realização das provas alteradas em recomendação do Ministério Público Estadual. Dessa forma, a realizadora do certame, a Acaplam, lançou o edital retificação e reabriu inscrições para o concurso a partir desta quinta-feira(1) até o dia 15 deste mês.

A organizadora esclarece que os candidatos que já pegaram seu cartão de inscrição devem considerar os mesmos locais e horários de provas que serão aplicadas no dia 25.

Os cartões de inscrição dos novos inscritos estarão disponíveis novamente a partir de 21 de março. A nova data das provas está programada para o dia 25 de março.Clique aqui
 
EXTREMOZ

A Prefeitura de Extremoz (RN) abriu concurso público para 156 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários vão de R$ 642 a R$ 1.220,79.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.mettaconcursos.com.br até o dia 30 de março. Os candidatos também podem se inscrever presencialmente na secretaria municipal de saúde, localizada na Rua Joaquim de Góis, 89 (Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A taxa é de R$ 40 para nível fundamental e médio e R$ 60 para nível superior.

A prova está prevista para o dia 6 de maio, no período da manhã e da tarde. Também haverá prova de títulos para os cargos de professor e auxiliar de professor.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

A Câmara de São Gonçalo do Amarante (RN) abriu concurso para 22 vagas em cargos de nível médio e superior, com salários respectivos de R$ 622,00 e R$ 912,00 para 30 horas semanais. A informação é do G1.

Os cargos de nível superior são de administrador e contador.

Os cargos de nível médio são de agente administrativo, assistente legislativo, auxiliar administrativo, recepcionista, redator de atas, técnico em contabilidade e técnico em controle interno.

As inscrições devem ser feitas até as 23h59 do dia 25 de março pelo site www.institutocidades.org.brou até 23 de março na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, que fica na Praça Senador Dinarte Mariz, s/nº, centro, das 8h às 14h. A taxa de inscrição é de R$ 30 para cargos de nível médio e de R$ 50 para nível superior.


Fonte:Dn Online

Para ser um doador de sangue.


Apesar de todos os avanços tecnológicos ainda não encontraram um substituto para o sangue. Hoje, muitas pessoas se encontram em estados degradáveis em hospitais, precisando de sua ajuda. Por isso seja um doador! Não deixe de ajudar a quem precisa. O seu sangue pode salvar a vida de muitas pessoas. Seja mais um herói e venha participar da alegria de compartilhar. Doe sangue, doe vida!

Para doar sangue é necessário:
  • Estar em boas condições de saúde; 
  • Apresentar documento de identidade ou fotocópia ou documento de equivalente com foto e filiação;
  • Ter entre 18 e 65 anos;
  • Ter peso mínimo de 50kg;
  • Ter descanso 6h nas últimas 24h;
  • Não estar gripado ou com febre;
  • Não estar grávida ou amamentando;
  • Não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 6h.
Não poderá doar:
  •  Quem fez tatuagem, piercing ou tratamento com acupuntura nos últimos 12 meses;
  • Portadores de vírus da AIDS, HVB, HCB, HTLV;
  • Pessoas que já tiveram situações sexuais de risco acrescido;
  • Quem possui histórico de doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, ato-imunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose câncer, sangramento anormal, convulsão após os dois anos de idade ou epilepsia, sífilis, doença de chagas ou malária; 
  • Usuários de drogas. Medicamentos contra indicados para doação de sangue;
  • Anemia;
  • Mulheres grávidas não poderão doar sangue.