segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pássaro gigante pré-histórico era 'dócil herbívoro', diz estudo


A pegada do pássaro não revela a presença de garras
Os indícios foram trazidos à tona após um deslizamento de terra ocorrido em 2009 e desfizeram as crenças de que o animal era um predador, já que as pegadas encontradas não continham garras, elemento próprio dos carnívoros.


Até então o Diatryma (cujo gênero acredita-se ser o Gastornis) era considerado "o pássaro que substituiu os dinossauros como o maior predador", disse o geólogo George Mustoe, da Universidade de Washington, que integra a equipe responsável pela pesquisa.Com 2,13 metros de altura e com cabeça e bico gigantes, o enorme pássaro, que não conseguia voar, vinha sendo retratado como um predador ameaçador tanto em trabalhos científicos quanto na mídia.

"Sejamos honestos: carnívoros assustadores e ameaçadores atraem muito mais atenção do que dóceis herbívoros".

Pegadas

O estudo foi publicado na revista científica Palentology e analisou pegadas de cerca de 55,8 a 48,6 milhões de anos, no período eocênico.
Acredita-se que estas sejam as únicas pegadas deixadas pelo pássaro gigante.
"[As pegadas] mostram claramente que os animais não tinham grandes garras, mas sim pequenas unhas. Isto é um indício contra um animal que captura presas com suas garras. Todos os pássaros carnívoros têm garras longas e afiadas", diz David Tucker, um dos cientistas que participaram do estudo.
Até então os paleontólogos que estudavam fósseis do Diatryma tinham concluído que o pássaro gigante era um predador devido ao seu tamanho, cabeça enorme e bico muito grande.
No entanto, sempre se soube que o animal tinha pernas relativamente curtas, o que indicava que ele talvez não tivesse a capacidade de correr rápido o suficiente para capturar suas presas.
A equipe acredita que as similaridades entre o Diatryma e os Phorusracids, ou "pássaros do terror", da América do Sul, levaram paleontólogos a concluir que os dois tinham dietas semelhantes.
De acordo com o estudo, "a crença comum de que o Diatryma também era um carnívoro é muito mais um resultado de associação do que de verdadeiras evidências anatômicas".


Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário