quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Novos Gestores: Ziulkoski orienta prefeitos do Rio Grande do Norte a economizarem



Agência CNMAgência CNMNesta quinta-feira, 22 de novembro, foi a vez dos prefeitos potiguares receberem o seminário Novos Gestores 2013-2016. Organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro reúne, em Natal, mais de 300 participantes e tem como objetivo a qualificação de quem assumirá as prefeituras em janeiro do próximo ano. Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, fez a abertura do evento com alertas para a economicidade na administração.
Ao explicar sobre a sazonalidade do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Ziulkoski apresentou gráfico da CNM com o comportamento do fundo nos últimos dez anos. "Não se emocionem com a boa arrecadação no início do ano. Na hora da bonança, é hora de economizar". Segundo o presidente, o caminho é poupar recursos até o final do mandato para cobrir eventuais dívidas.
Outra orientação é relacionada à escolha dos secretários. "Se seu secretário de saúde não souber como funciona o SUS [Sistema Único de Saúde], não o nomeie, porque ele só vai ajudar a enterrar a gestão". Paulo Ziulkoski defende que esses colaboradores devem ser técnicos informados e capacitados.
Agência CNMAgência CNMAtuação congressista
De acordo com a apresentação da CNM, infelizmente a crise financeira dos Municípios deve se agravar a depender da atuação dos parlamentares em Brasília. Os levantamentos da entidade apontam, por exemplo, que os pisos salariais em análise nas duas casas legislativas representam um impacto de R$ 50 bilhões por ano para os cofres municipais. Os projetos prevêem um mínimo aos enfermeiros, técnicos, auxiliares, médicos, dentistas, assistentes sociais e outras categorias.
"Quem é que vai dizer que eles [profissionais] não merecem ganhar bem? Mas, infelizmente a realidade é outra. Todos os anos eu estou lá [Congresso] mostrando esses números", afirma Ziulkoski.
Participação da Femurn
A Federação de Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) apoia a CNM na promoção do Seminário. A entidade estadual foi representada Agência CNMAgência CNMpelo prefeito de Lajes (RN) e ex-presidente, Benes Leocádio.  "As pessoas que nos elegeram depositaram confiança para mudarmos o que não está bem e continuar o que está. Estejam preparados para assumirem um desafio. A partir do que vão ouvir, comecem a refletir", discursou.
Benes também ressalta a relevância na escolha dos secretários. "É preciso que tenhamos muita preocupação. Se preocupem com uma pessoa que não é muito vista, ou conhecida na gestão, o controlador. Que talvez seja o mais importante da equipe para que você possa errar menos", considerou.
O representante dos prefeitos do Rio Grande do Norte pediu, em especial, aos novos eleitos que adotem a bandeira municipalista. "Vocês serão peça chave para dar continuidade a nossas lutas e nossas conquistas. É bom que tenhamos uma entidade independente como temos hoje".


Fonte: Portal CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário