sábado, 9 de junho de 2012

5 aplicativos para rastrear um smartphone com GPS



Veja como descobrir a localização de um dispositivo móvel em caso de perda ou roubo


A vida das pessoas que precisavam encontrar rapidamente endereços em locais desconhecidos ficou mais fácil com a chegada do GPS. Depois da integração da tecnologia nos celulares, novas possibilidade de uso desta tecnologia de rastreamento por satélite surgiram, entre elas redes sociais, aplicativos para atividades físicas e geolocalização de fotos.
No entanto, uma possibilidade extremamente útil ainda é desconhecida de muita gente. No caso de perda ou roubo do dispositivo móvel, é possível usar aplicativos para determinar seu paradeiro. Estes aplicativos devem ser instalados nos smartphones e tablets e precisam de uma conexão com a internet (Wi-Fi ou 3G). Assim, poderão enviar informações constantes sobre a localização atual do aparelho.

Apesar de úteis, estes aplicativos têm limitações, como a necessidade de estar sincronizado com, no mínimo, três satélites. Isso pode ser difícil quando o aparelho está em locais fechados. Outro problema é a duração da bateria do aparelho, que tendem a durar menos quando o GPS está funcionando.
Geralmente, os aplicativos podem rodar em modo oculto. Este recurso é útil ao rastrear os filhos, mas também para não levantar suspeitas no ladrão que furtou seu celular. 

Confira abaixo os cinco aplicativos selecionados pelo iG para rastrear smartphones:
Buddyway
A grande vantagem do Buddyway é que ele funciona em múltiplas plataformas. O aplicativo roda em aparelhos com Windows Phone, Android, iOS, Symbian (S60) ou Java. Sua interface fácil de usar.
Fora o rastreamento, o Buddyway também pode ser usado como ótimo organizador de viagens. Ele ajuda a compartilhar fotos automaticamente seus amigos, já com o local exato onde foram tiradas vinculado ao arquivo.
Instamapper
O Instamapper é uma solução para usuários de iPhone, Android ou BlackBerry. Donos de iPhone, no entanto, não conseguirão rodá-lo de forma oculta. O Instamapper permite registrar informações colhidas por até 30 dias ou até 100 mil pontos de localização por dispositivo.
Find My Phone
Para o usuários de iPad, iPhone e iPod Touch, o Find My Phone é uma ótima opção. O aplicativo funciona integrado com o MobileMe e iCloud, o serviço de backup em nuvem da Apple. Após instalá-lo no aparelho, basta acessar sua conta de um dos dois serviços para ser informado sobre a localização do aparelho.
Where's My Droid
Como o próprio nome já indica, este aplicativo é voltado para os usuários de dispositivos com o sistema operacional Android, do Google. Além do rastreamento, há um alarme sonoro com uma mensagem pré-configurada que pode ser ativado por meio do envio de uma mensagem de texto (SMS).
3DTracking Free
Desta lista, o 3DTracking Free é o mais objetivo e não conta com recursos extras. Faça o registro, instale o aplicativo e acompanhe pelo site a localização do aparelho através da integração do serviço com o Google Maps. O 3Dtracking Free é oferecido somente para aparelhos que rodam Windows Mobile ou Symbian.
Como ativar o serviço de rastreamento
De maneira geral a maioria dos aplicativos de rastreamento de aparelhos por meio de GPS são instalados da seguinte maneira:
  1. 1. Acesse o site do serviço de rastreamento por GPS;

  2. 2. Clique no local indicado para novos registros;

  3. 3. Preencha o formulário com usuário e senha. Se for solicitado o IMEI ou número serial tecle *#06# no seu smartphone;

  4. 4. Acesse seu e-mail para confirmar o registro. Siga as instruções contidas no e-mail para instalar o aplicativo no dispositivo móvel. Geralmente, basta digitar no navegador do aparelho o endereço da página de web para baixar o arquivo ou localizá-lo na loja de aplicativos;

  5. 5. Confirme se a conexão está habilitada no dispositivo móvel, rode o aplicativo de rastreamento e espere até o GPS estar sincronizado com os satélites para que o serviço seja ativado;

  6. 6. Faça o login na página da internet do serviço pelo computador e acompanhe a localização do aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário