quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pneumonia e meningite: Cientistas cubanos dizem ter criado vacina contra pneumococo.




Cientistas cubanos devem iniciar neste ano o teste clínico de uma vacina de produção nacional contra a bactéria do pneumococo, que provoca pneumonia e meningite, anunciou nesta quinta-feira (3) uma prestigiada pesquisadora local.
A diretora do Instituto Finlay de Havana, Concepción Campa, explicou, citada pelo jornal oficial "Granma", que "Cuba iniciará neste ano os primeiros testes clínicos da vacina contra o pneumococo", elaborada por cientistas desta instituição e do Centro de Química Biomolecular da ilha.
Campa liderou a equipe científica que criou a vacina Va-Mengoc-BC, a primeira e única efetiva no mundo contra o meningococo do grupo B, segundo o Instituto, um centro dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de antígenos.
"A pneumonia é uma das causas de morte não apenas em crianças, mas também em idosos, e esta vacina (...) após as pesquisas em humanos, ficará à disposição de adultos e crianças, para poder controlar a doença", acrescentou a pesquisadora.
O pneumococo é o agente causador de pneumonia, meningite e outras doenças.
Segundo o jornal, Campa deu uma coletiva de imprensa sobre o impacto que tiveram na saúde pública da ilha "as mais de dez vacinas elaboradas" por suas instituições científicas, no âmbito do XVI Seminário Internacional da Associação Médica do Caribe (AMECA), que ocorre em Havana.
Entre elas, além da Va-Mengoc-BC, figuram uma vacina contra a hepatite B, que Cuba exporta para 40 países; a primeira vacina terapêutica contra o câncer de pulmão, e outra pentavalente (contra a difteria, coqueluche, tétano, hepatite B e a bactéria haemophilus influenzae tipo B), que Cuba aplica em seu programa de imunização infantil.

AFP

Fonte: G1.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário