sábado, 3 de dezembro de 2011

Ministro Garibaldi visita mercado público de Santo Antônio/RN - 03/12/2011


Vereador Dedé Camilo, Ministro Garibaldi Alves e Srª. Elizângela presidente do PMDB da cidade de Espírito Santo
Ministro Garaibaldi visita o Monsenhor Xavier



Fonte: Dedé Camilo

Em Mossoró Robinson Faria diz que PSD só servia para ser vassalo do DEM

Robinson disse que ele e seus aliados foram humilhados e agredidos pelo presidente do DEM

"O PSD só servia de vassalo para o DEM". A frase é do vice-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, ao desembarcar no aeroporto Dix-sept Rosado na manhã de hoje, em Mossoró. Retornando a cidade pela primeira vez depois que rompeu politicamente com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), os relatos feitos pelo vice-governador refletem bem o seu sentimento com relação ao governo, deixando claro que o rompimento com Rosalba não tem volta.

Embora tenha dito que só iria falar sobre o rompimento com o governo em outro momento, ele foi levado a falar sobre o assunto e disse que sua decisão de deixar o governo de Rosalba se deu por uma série de fatores entre os quais o fato do seu partido ter sido agredido e humilhado pelo presidente nacional do DEM, senador José Agripino por diversas vezes, e a governadora Rosalba não ter dado uma única palavra de conforto aos dirigentes do partido no sentido de pelo menos minimizar a situação. "Nós que décimos criar o PSD no Rio Grande do Norte fomos agredidos e humilhados pelo presidente nacional do DEM por diversas vezes, e mesmo tendo trabalhado de forma intensa para eleger a governadora, em nenhum momento ele nos deu uma palavra de conforto. Isso realmente acabou causando um grande desconforto e optamos por deixar o governo", acrescentou. 

Ele reclamou da injustiça que sofreu por parte da governadora e dos dirigentes do DEM, que não levaram em conta seu esforço de formar um partido forte como o PSD para apoiar o projeto da governadora para o Estado. "Apesar de todo o esforço que fizemos para garantir a realização de um projeto que era mais da governadora do que meu porque eu sou o vice. Fui humilhado e injustiçado por trabalhar em favor de um governo que ajudamos a eleger", enfatiza.

Robinson diz que prefeitos do PMN foram intimidados para não se filiarem ao PSD


Robinson Faria disse ainda que além dos ataques direto a ele, o DEM e o próprio governo através do ex-deputado Carlos Augusto, marido de Rosalba passaram a intimidar os seus prefeitos aliados que haviam se comprometido em se filiar ao PSD. "Por diversas vezes eu recebei informações dos prefeitos do PMN, partido ao qual eu era filiado antes da criação do PSD, reclamando de que estavam sendo chamados á Governadoria para serem intimidados. Eles diziam que se eles se filiassem ao PSD seriam tratados como prefeitos de oposição. Uma verdadeira perseguição que ao longo do tempo foi nos causando muita angustia", destacou.

Para ele a decisão de romper com o governo Rosalba é uma decisão sem volta. O vice-governador, disse que o distanciamento está consolidada e que ele e seus liderados tem total independência para enfrentar o governo que em sua opinião não soube valorizar a lealdade que lhe foi oferecida pelo seu agrupamento político.

PSD de Mossoró terá autonomia para apoiar qualquer candidato de oposição


Para o vice-governador, Robinson Faria, em Mossoró que é exemplo de uma cidade politizada, o PSD tem uma formação forte e deverá eleger pelo menos cinco vereadores nas eleições de 2012. Ele disse que a liderança do vereador Francisco José Júnior e o reforço do vereador Jório Nogueira e mais dois ex-vereadores, Júlio César e Maria Lúcia entre outros nomes que se filiaram ao partido tem sido importante para oferecer boas perspectivas com relação ás eleições do próximo ano. O vice-governador disse ainda que a partir de hoje começa a se reunir com Francisco José Júnior, Jório Nogueira e demais filiados do partido para começar a discutir a atuação do partido com relação a formação da chapa proporcional e majoritária. "Vamos iniciar as conversações com nossas bases como sempre fizemos ao longo de 25 anos de vida publica e a partir do que nos for apresentado pelos nossos dirigentes locais, vamos decidir o rumo que tomar com relação ás eleições municipais de 2012 em Mossoró. Confesso que tenho minha preferência, mas não posso revelar no momento, porque a decisão será tomada em comum acordo", disse Robinson Faria ao ser questionado se o PSD poderá apoiar um candidato do PT ou do PSB a prefeito de Mossoró nas próximas eleições, ele disse que essa decisão será anunciada em breve. "Vamos decidir, mas de antemão posso dizer que o PSD de Mossoró terá total independência para decidir


Fonte: Correio da Tarde

Em Nova Cruz Henrique transforma festa administrativa em palanque político e diz que é “questão de honra” reeleger Flávio Azevedo.

Henrique: discurso político na inauguração do Samu


Último da comitiva poderosa a chegar em Nova Cruz, o deputado-líder Henrique Alves se dirigiu ao deputado Ezequiel Ferreira, presidente do PTB, para comentar sobre a cor verde de sua camisa.
Um petebista com cara de peemedebista, de bacurau.
Aliás, Ezequiel ganhou ares de bacurau desde que a irmã Milena Galvão, vice-prefeita de Currais Novos, trocou o PP pelo PMDB (está na lista da Procuradoria do TRE)…

Em seu discurso, Henrique nem quis saber se a festa é administrativa, paga com dinheiro da Prefeitura, e foi logo fazendo um discurso político.
Disse que reeleger o prefeito Flávio Azevedo é “uma questão de honra”…
Palavras que a governadora Rosalba Ciarlini gostou de ouvir, um dia depois que seu vice-rompido Robinson Faria foi à sua terra, Mossoró, fazer declarações sobre o rompimento com o governo.
Questão de honra para Henrique – adversário de Robinson em 2014 na disputa para o Senado?- e questão de honra para a Rosa, que trabalha para conquistar o Agreste, região base eleitoral de Robinson.



Fonte: Blog Thaisa Galvão

Campanha Papai Noel dos Correios encerra no próximo dia 15


Restam apenas duas semanas para os "padrinhos" adotarem as cartinhas enviadas pelas crianças potiguares ao Papai Noel dos Correios. Ao todo, aproximadamente 9 mil correspondências já foram cadastradas na campanha e podem ser encontradas nas agências dos Correios da Grande Natal, Mossoró e Currais Novos, até o próximo dia 15.
O prazo final para entrega dos presentes é 16 de dezembro. Os pedidos mais comuns têm sido os kits de material escolar, além dos tradicionais carrinhos, bonecas, bolas, bicicletas, vídeo games e roupas. Este ano, estão participando exclusivamente crianças que cursam até o 5º ano do Ensino Fundamental em escolas e instituições previamente cadastradas. 


Fonte:Dn Online

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Tese de que explosões no Irã foram 'sabotagem' ganha força em Israel


Depois das explosões em uma base militar próxima a Teerã e na região da instalação nuclear de Isfahan, crescem as especulações em Israel sobre uma suposta sabotagem por parte de agências de inteligência contra o programa nuclear iraniano.
Nos últimos dias os principais veículos de comunicação em Israel têm dado destaque a boatos e especulações sobre supostos atos de sabotagem que teriam provocado as recentes explosões no Irã.
As explosões podem ter afetado significativamente o programa nuclear do país que, segundo o último relatório da AIEA (Agencia Internacional de Energia Atômica), tem fins militares.
A explosão, no dia 12 de novembro em uma base de mísseis a 45 quilômetros de Teerã, foi tão forte que o impacto foi sentido na capital iraniana.
Ao todo, 17 militares iranianos morreram no incidente, qualificado por Teerã como "acidente". Entre os mortos está o general Hassan Moghaddam, chefe do projeto de desenvolvimento de mísseis do Irã.
De acordo com analistas militares, a explosão causou a destruição de uma grande quantidade de mísseis de longo alcance, do tipo Shihab, que também teriam a capacidade de levar uma bomba nuclear.
A segunda explosão, no dia 28 de novembro, ocorreu na região da instalação nuclear de Isfahan, onde é realizado o enriquecimento de urânio.

'LUTA SIGILOSA'
Para o analista de assuntos de Inteligência do jornal Haaretz, Yossi Melman, "a luta sigilosa entre agências de inteligência ocidentais e Teerã já começou, e é uma luta que não deixa impressões digitais - mas os resultados são claros".
Melman também menciona o ataque cibernético à indústria nuclear iraniana, em 2010, quando um vírus denominado Stuxnet causou danos ao sistema de computadores em Natanz.
Para o analista, "existe uma ligação clara" entre os três ataques, pois os alvos seriam parte fundamental do programa nuclear iraniano.
Melman cita fontes estrangeiras que atribuem ao Mossad, à CIA americana e ao MI6 britânico a possível autoria da sabotagem.
O analista do canal 10 da TV israelense, Nadav Eyal, chega a afirmar que a "guerra contra o Irã já começou".
Para Eyal, o recente ataque à Embaixada britânica em Teerã já seria uma represália do governo iraniano aos ataques sigilosos.
'MAIS FREQUENTES'
O governo israelense não confirma nem nega envolvimento nos ataques, mas logo depois da explosão em Teerã, o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, disse: "Tomara que (esses ataques) se tornem mais frequentes".
Em entrevista à radio Kol Israel, o ex-embaixador americano em Israel, Martyn Indik, afirmou que a estratégia de sabotagem contra o Irã pode ser "mais eficaz do que bombardeio aéreo e sanções, pois não deixa impressões digitais".
Moshe Yaalon, ex-chefe do Estado Maior do Exército israelense e atual ministro para assuntos estratégicos, afirmou que as instalações nucleares iranianas estão "sob a mira" de agências de Inteligência ao redor de mundo e que "de fato, a guerra contra o Irã já começou".
Para Soli Shahvan, diretor do Instituto de Estudos Iranianos da Universidade de Haifa, o governo iraniano se viu obrigado a afirmar que as explosões foram acidentais, porque se admitisse que as instalações mais sigilosas e estratégicas do país foram atingidas por ataques estrangeiros, "poderia expor a fraqueza do regime e uma possivel colaboração interna com agências estrangeiras".




Fonte: Folha.Com

Ministério Público denuncia Wilma, Iberê e mais 32 pessoas


Promotores de Defesa do Patrimônio Público ofereceram denúncia à Justiça contra vários envolvidos, incluindo ex-governadores.



Os promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público ajuizaram nesta sexta-feira (2) denúncia criminal contra 34 acusados de participar do esquema fraudulento identificado na Operação Sinal Fechado. Entre os acusados estão os ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira (PSB), além do suplente de senador João Faustino.

Segundo os Promotores de Justiça as provas são tão contundentes da existência do esquema que mesmo tendo analisado apenas 1/6 de todo o material apreendido durante a Operação, já foi suficiente para embasar a denúncia ajuizada hoje.

Como a Denúncia traz novas citações de interceptações telefônicas, telemáticas e informações bancárias, a íntegra do documento não pôde ser divulgada pois aguarda posicionamento da Justiça para definição se será decretado sigilo ou não dessas informações.

Além da Denúncia, os Promotores de Justiça apresentaram dez pedidos de prisão preventiva, dos quais cinco foram deferidos. Além dos quatro acusados que já tinham prisão preventiva decretada (George Olímpio, Alcides Fernandes Barbosa (SP), Carlos Zafred (SP) e Marcus Vinícius Furtado da Cunha), foram decretadas as prisões preventivas de Caio Biagio Zuliani, Nilton José de Meira (PR), Flávio Ganem Rillo (PR), Fabiano Romeiro e Edson Cézar Cavalcanti Silva.
O Ministério Público aguarda agora a manifestação do Poder Judiciário se será recebida a Denúncia. Entre os crimes caracterizados pelo MP estão formação de quadrilhã, peculado, fraude e dispensa ilegam de licitação, tráfico de influência e corrupção ativa e passiva.


Veja abaixo a lista dos denunciados e os crimes pelos quais são acusados:

1. George Olímpio: formação de quadrilha, extorsão, peculato, fraude em licitação, dispensa ilegal de licitação e corrupção ativa.

2. João Faustino: formação de quadrilha, extorsão, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação.

3. Wilma de Faria: formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência e fraude em licitação.

4. Iberê Ferreira: formação de quadrilha, peculato, corrupção passiva, tráfico de influência, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

5. Lauro Maia: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, corrupção passiva e fraude em licitação.

6. Alcides Fernandes Barbosa: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, tráfico de influência e fraude em licitação.

7. Marcus Vinícius Furtado da Cunha: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

8. Carlos Theodorico de Carvalho Bezerra: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

9. Marcus Vinicius Saldanha Procópio: formação de quadrilha, extorsão, peculato, tráfico de influência e corrupção ativa.

10. Eduardo de Oliveira Patrício: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

11. Marco Aurélio Doninelli Fernandes: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

12. José Gilmar de Carvalho Lopes: formação de quadrilha, peculato, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

13. Edson Cézar Cavalcante Silva: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

14. Carlos Alberto Zafred Marcelino: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

15. Luiz Antônio Tavolaro: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

16. Jailson Herikson Costa da Silva: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e fraude em licitação.

17. Caio Biagio Zuliani: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

18. Fabiano Lindenberg Santos Romeiro: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e dispensa ilegal de licitação.

19. Cézar Augusto Carvalho: formação de quadrilha, peculato, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

20. Nilton José de Meira: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

21. Flávio Ganem Rillo: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

22. Marluce Olímpio Freire: formação de quadrilha, peculato e corrupção ativa.

23. Edson José Fernandes Ferreira: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

24. Jean Queiroz de Brito: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

25. Luiz Cláudio Morais Correia Viana: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

26. Benevenuto Pereira Guimarães: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

27. José Confessor de Moura: formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.

28. Priscilla Lopes de Aguiar: formação de quadrilha, peculato, dispensa ilegal de licitação e fraude em licitação.

29. Eliane Beraldo Abreu de Souza: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

30. Harald Peter Zwetkoff: formação de quadrilha, peculato e fraude em licitação.

31. Érico Vallério Ferreira de Souza: formação de quadrilha e fraude em licitação.

32. Cíntya Kelly Delfino: lavagem de dinheiro.

33. Maria Selma Maia de Medeiros Pinheiro: peculato e fraude em licitação.

34. Ruy Nogueira Netto: extorsão.





Fonte: Nominuto.Com

Calendário Maia não tem apocalipse, diz especialista


São Paulo- Uma nova interpretação do Calendário Maia descarta que a referência à data 21 de dezembro de 2012 esteja ligada ao fim do mundo.
Para Sven Gronemeyer, da Universidade La Trobe, na Austrália, os hieróglifos centenários falam sobre o retorno de uma divindade, o fim de um ciclo de 5125 anos e o início de outro – e não sobre o apocalipse.
Gronemeyer e a colega Barbara Macleod apresentaram suas conclusões durante a 7ª Mesa Redonda de Palenque, realizada em Chiapas, no México, e organizada pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do país.  O encontro, que dura até sexta-feira, discutiu diferentes avanços na decodificação das inscrições do chamado Monumento 6 de Tortuguero.    
Os hieróglifos foram esculpidos no século VII pelo povo Maia, que habitou a região do México e América Central durante mais de dois mil anos. As inscrições, guardadas pelo INAH, ganharam destaque nos últimos anos por, supostamente, fazerem alusão ao fim do mundo – especialmente porque no painel direito da pedra há uma referência ao final de um ciclo de 5.125 anos.  Embora o instituto se esforce para desmentir e esclarecer esses  boatos, muitos continuam acreditando que os Maias realmente fizeram profecias apocalípticas para o ano que vem.
A nova interpretação, no entanto, explica essa data. A referência no painel fala do término de um período de 13 baktunes – cada bak’tun corresponde a cerca de 400 anos e marca o final de um ciclo e início do outro. No documento, o início da era atual  se deu em 4 Ajaw 8 Kumk’u – data que, no calendário juliano, corresponde a 13 de agosto de 3114 a.C. A data que fecha este ciclo seria 4 Ajaw 3 K’ank’in  - justamente 21 de  dezembro de 2012.
A data final, no entanto, marca o início de uma nova era presidida pelo deus Bolon Yokte’, uma das divindades que participaram do início da criação. Segundo o pesquisador, há indícios de que o feito estaria ligado à própria historia da antiga cidade de Tortuguero, pois o Monumento 6 cita o governante Bahlam Ajaw (612-679 d.C.) como o “anfitrião” desse retorno. Gronemeyer ressalta que a divindade Bolon Yokte é vinculada à criação e à guerra e que, para os Maias, poderia ser personificada por um governante. 
O pesquisador concluiu sua apresentação dizendo que a matemática do calendário Maia mostra que 2012 retrata apenas o final de um ciclo e vem carregada com um valor simbólico, como uma reflexão sobre a criação.  Em comunicado divulgado pelo INAH, ele é citado dizendo “A chegada  de Bolon Yokte’ para supervisionar o fim do 13º Bak’tun é um pequeno passo para um Deus, e não um grande salto para a humanidade”.





Fonte: Portal Info online

Nasa divulga filme 3D de asteroide gigante

O asteroide gigante Vesta em 3D
São Paulo- A agência espacial americana divulgou um filme em 3D do asteroide gigante Vesta.
As imagens foram obtidas em alta resolução pela nave Dawn que, desde 15 de julho, orbita o corpo. As filmagens foram feitas a uma distância de 2.700 km da superfície e mostram, entre outras coisas, uma grande montanha de 25 km de altura – ou duas vezes o Monte Everest.
Com 530 km de diâmetro, o Vesta é o segundo maior objeto do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter e, acredita-se, é a fonte de muitos meteoritos que caem na Terra.
Até agora, o maior asteroide visitado por uma nave havia sido o Lutetia, com 130 km de diâmetro.
A nave da Nasa foi lançada em setembro de 2007 para estudar o corpo celeste durante um ano antes de partir para seu segundo destino: Ceres, um planeta anão e o maior objeto do cinturão, com 930 km de diâmetro.
O objetivo é obter informações sobre os primórdios do sistema solar e a formação dos planetas.

Vídeo






Fonte: Infoabril.Com

Pneu furado nunca mais.Bridgestone mostra pneu que não usa ar.


Pneu murcho será coisa do passado. Ao menos se depender da Bridgestone. A empresa mostrou na Tokyo Motor Show 2011 o pneu Airfree, que não precisará ser preenchido com ar para sustentar um carro ou uma moto, por exemplo.
A ideia não é nova. A Michellin mostrou um projeto parecido há alguns anos. Mas, convenhamos, esse Airfree da Bridgestone está bem mais elegante. Segundo a fabricante, os Airfree teriam a mesma capacidade de absorver choque de um pneu tradicional.
O pneu usa um plástico térmico, que é distribuído em tiras de 45 graus. O segredo da estrutura é a combinação das tiras tanto para a esquerda quanto para a direita, o que cria esse visual psicodélico. Com isso, houve ganho de resistência, estabilidade e flexibilidade.
Outro benefício seria o fim dos furos. Com esse pneu seria possível dirigir até sobre superfícies cortantes. Mesmo que a primeira camada seja cortada, não haverá um esvaziamento do ar, como ocorre atualmente.
O Airfree ainda é um protótipo. Por enquanto não há previsão de fabricação do pneu.



Fonte: Infoabril.Com

Dr. Gilson participa de encontro no CRAS

Fonte: SMAS

ENCONTRO NA SEDE DO CRAS COM O MÉDICO DR GILSON GERALDO DESTA VEZ COM O GRUPO DE GESTANTE DO PROJETO GRAVIDEZ ASSISTIDA QUE É DESENVOLVIDO NO CRAS PELOS PROFISSIONAIS: Dra Marlne Falcão, Dra Marineide Clemente - Assistentes Sociais e Dr Jeronildo Vicente Psicologo, Prof(a) de Arte e pintura Madilene Galdino. Na ocasião foi abordado por Dr Gilson o tema Pre-natal, Parto e puerperio. Ao termino foi oferecido um lanche a todos participantes. vejamos alguns destes momentos:




  
 

Top 20, de Novembro... RELAÇÃO DO TOP 20 DO BLOGSPOT – MÊS DE NOVEMBRO DE 2011





1º PROFESSOR JOÃO MARIA – link md 478.98
2º ANE 2003 – link md 465.567
3º NOVACRUZRN EM FOCO – link md 445.243
4º NOVACRUZ ASSIM – link md 432.741
5º LENILSON CUNHA NEWS – 409.528
6ª CLAUDIO LIMA NEWS– link md 408.214
7º AFRANIO PATRICIO – link md 388.918
8º ABRAÃO NA REDE – link md 367.887
9ª SERRINHAINFORMA – link md 366.265
10º FOLHA POTIGUAR 2012 – link md 334.179
11º CENTRO POTIGUAR DE CULTURA RN– link md 312.998
12º PASSAGEMRNEMFOCO– link md 312.451
13º INFORMATIVO MIPIBU–– link md 304.679
14º FLACRUZRN – link md 303.976
15º PARTALRG10 – link md 298.989
16º CIDADE DOS BLOGS – link md 288.356
17º SALTO DA ONÇA– link md 278.776
18º AGRESTESPORTIVOMCL – link md 275.456
19º NAÇÃONOVACRUZ– link md 270.554
20º SANTOANTONIOOFICIAL – link md 269.009













Retirado do Blog do Professor João Maria

Copa 2014: Obras de mobilidade urbana de Natal continuam no papel


Anunciadas pela Prefeitura de Natal para começar este mês, as obras de mobilidade urbana para Copa de 2014 continuam no papel. Os projetos não voltaram para Caixa Econômica Federal (CEF) após a solicitação de correções feita pelo banco federal. O mau andamento dos projetos pesam para que as intervenções não sejam iniciadas este ano. Apesar do anúncio do Município de que já pode assinar o contrato com a Caixa, os trâmites que antecipam essa contratação ainda não foram concluídos.

Além da parte burocrática, o projeto deve começar pelas 350 desapropriações que não foram iniciadas e devem custar aos cofres do executivo municipal R$ 25 milhões. Os moradores das áreas próximas ao Complexo Viário da Urbana, um dos principais pontos de modificação nas vias, afirmam que não receberam nenhuma visita da Prefeitura para fazer avaliação de seus imóveis. Embora não exista um reconhecimento público por parte da gestão, o prazo para executar as obras fica cada vez mais curto para Natal chegar em 2014 com as 11 intervenções da mobilidade urbana concluídas.

A Prefeitura declarou que já pode receber os recursos para as obras por causa do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) emitido na última terça-feira pela União. De acordo com o Município, o documento é exigido, dentre outras coisas, para a "celebração de acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como de empréstimos, financiamentos, avais em geral de órgãos ou entidades da administração direta e indireta da União; liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais".

Porém, o aval dado pelo Governo Federal não resolve o problema da Prefeitura junto a Caixa Econômica, que aguarda o retorno dos projetos, os quais precisam passar por uma revisão das planilhas de cotações. O secretário municipal de Obras (Semopi), Sérgio Pinheiro, já informou que quer uma audiência com a Caixa para resolver os problemas que estão travando a aprovação do projeto. Por meio da assessoria, a CEF informou que a Prefeitura não retornou com a documentação modificada e que não é de conhecimento da instituição nenhuma reunião com o Município.

A reportagem tentou entrar em contato com o secretário de Planejamento de Natal, Antônio Luna, para verificar se a do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) é suficiente para resolver as pendências do Município com a União. Informações não oficiais apontam que além existem outras pendências com a Secretaria do Tesouro Nacional que impossibilitam a assinatura do contrato com a Caixa.

Urgência que não se concretiza

Em meio aos impasses gerados para assinar o contrato, as obras ficam sem data para começar, já que a previsão era de dezembro de 2011, período estipulado até pela presidente Dilma Rousseff em seus pronunciamentos pelo país. A reportagem do Diário de Natal conversou com o secretário de planejamento da Semopi, Walter Fernandes, sobre a situação do projeto de mobilidade para Copa. Ele falou da urgência em começar a obra e que acreditava no seu início ainda este mês. Fernandes explicou que a Matriz de Responsabilidade das obras mudou. O que antes era um projeto conjunto com o Governo do Estado passou por uma revisão no Ministério das Cidades, e agora está separado.

A alteração divide as responsabilidades dos gestores sobre as obras e acaba com as muitas denominações para as intervenções. "O novo nome é Zona Norte - Estádio Arena das Dunas", apontou. Para executar as obras serão aplicados R$ 293 milhões do Governo Federal e uma contrapartida da Prefeitura na ordem de R$ 15,4 milhões. O secretário disse que não sabe se foi feito o empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Mais do que a contrapartida, a Prefeitura precisa desembolsar também R$ 25,8 milhões em desapropriações.

De acordo com Fernandes, são 350 desapropriações e nenhuma foi realizada ainda. Para se ter uma ideia de quanto tempo as desapropriações podem durar, até o imóvel ser entregue ao Município é feito o seguinte caminho: primeiro a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) faz a caracterização das áreas que serão desapropriadas, depois manda o processo para Semopi, que faz uma solicitação para a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas). Esse por sua vez realiza uma visita social ao local e depois a avaliação do imóvel vai para Procuradoria do Município. Concluído todo esse processo é que os moradores tomaram consciência do valor que vão receber. O trâmite das desapropriações pode passar também por algum processo judicial de algum morador que não esteja satisfeito com o valor oferecido pelo poder público.

Uma das principais áreas de desapropriação está no anel viário da Urbana. Dinarte Dantas, proprietário de um posto de combustível nessa região, que conforme o projeto da Prefeitura deve sair do local, afirma que não recebeu a visita de qualquer servidor da Prefeitura. O comerciante, que não tem interesse em sair do seu estabelecimento, diz que está no mesmo lugar desde 1986 e tem uma clientela fiel. "Há uns dois anos passaram algumas pessoas aqui dizendo que era da Prefeitura. Eles fizeram a medição do local e não voltaram mais", relatou. Dinarte diz que ouviu falar das desapropriações pela imprensa e que até agora não sabe o que vai acontecer nas imediações do posto.

Obras sob a responsabilidade do Município

- Corredor Estrutural Oeste - lote 1 - R$ 39.5 milhões
- Complexo Viário da Urnaba - lote 1 - R$ 36.1 milhões
- Reestruturação Geométrica da Avenida Capitão Mor Gouveia - lote 1 - R$ 23 milhões
- Entrocamento da Avenida Prudente de Morais / Mor Gouveia - lote 2 - R$ 26.120 milhões
- Entrocamento da Avenida Prudente de Morais / Rua Raimundo Chaves - lote 2 - R$ 18.2 milhões
- Entrocamento da Avenida Prudente de Morais / Lima e Silva - lote 2 - R$ 75.4 milhões
- Entrocamento da Avenida Romualdo Galvão / Lima e Silva - lote 2 - R$ 22.6 milhões
- Entrocamento da Avenida Senador Salgado Filho / Salgado Filho - lote 2 - R$ 9.9 milhões
- Entrocamento da Avenida Senador Salgado Filho/ Mor Gouveia - lote 2 - R$ 28.3 milhões
- Implantação de Plataformas de Embarque e desembarque - lote 1 e 2 - R$ 13.3 milhões
- Passeio público (calçada acessíveis) e Sinalização (Ruas e Trânsito) - lote 1 e 2 - R$ 16 milhões
- Desapropriações (contrapartida) - R$ 25.8 milhões
- Projeto (contrapartida) - R$ 4.6 milhões
- Valortotal do investimento - R$ 338 milhões

Fonte: Semopi 


DN Online


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

STF cancela leis estaduais que aumentaram limite para aposentadoria compulsória de servidores públicos


Brasília - Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram hoje (1º), por unanimidade, cancelar leis do Piauí e do Maranhão que aumentavam o limite de idade para a aposentadoria compulsória de servidores públicos de 70 para 75 anos. No entanto, os ministros deixaram claro que são favoráveis ao aumento da idade para a aposentadoria desde que o Congresso Nacional aprove uma proposta de emenda à Constituição (PEC) nesse sentido, a chamada PEC da Bengala.

O plenário entendeu que as leis estaduais são inválidas, cancelando os efeitos desde a edição de ambas, porque a Constituição determina que todos os servidores públicos devem se aposentar compulsoriamente aos 70 anos de idade. Eles entenderam que os estados não têm competência para mudar essa norma.

"É uma inconstitucionalidade desvairada e enlouquecida", reclamou o ministro Carlos Ayres Britto. Gilmar Mendes, que chamou as leis estaduais de "inconstitucionalidade aritmética", defendeu que o Judiciário crie uma forma de combater mais rapidamente leis que atentem contra a Constituição, para que elas não fiquem em vigor por tanto tempo enquanto durar a tramitação do processo.

A PEC da Bengala foi apresentada em 2005 pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) e, atualmente, aguarda votação na Câmara dos Deputados. Apesar de influenciar o regime de todo o serviço público, as discussões mais fortes ocorrem no Judiciário. De um lado, desembargadores e ministros; do outro, entidades com maioria de juízes de primeiro grau e advogados, que defendem a renovação no Judiciário. A autora das ações julgadas nesta quinta-feira é a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Ao defender a aposentadoria aos 75 anos, o decano Celso de Mello lembrou que esse não é um tema novo, já que a Constituição de 1934 tinha esse limite, em homenagem à "notável experiência profissional aurida em décadas de prestação de serviços públicos relevantes". Já Marco Aurélio Mello disse que já passa da hora da aprovação da PEC no Congresso.

Com informações da Agência Brasil.

Santo Antônio/Recebe Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Samu 192

Hoje o Município de Santo Antônio, na câmara de vereadores, recebeu em clima de festa, a ambulância do SAMU 192, com a finalidade de prover o atendimento pré-hospitalar à população.

Em resposta a solicitação realizada pelo Prefeito Dr. Gilson Geraldo e da secretaria municipal de saúde Maria José, o coordenador estadual da Samu Dr. Luiz Roberto Leite Fonseca, esclareceu o funcionamento e a prestação do serviço Samu, e fez elogios ao senhor prefeito e a secretaria, frisando que das 70 unidades por estados, o qual ele já passou a cidade de Santo Antônio esta em primeiro lugar no apoio de alojamento para os servidores da samu.

O SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.

“Agora com o SAMU 192, a secretaria municipal de saúde de Santo Antônio tende a diminuir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce”.
Em Santo Antônio, semelhantes às demais cidades brasileiras, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é disponibilizado pelo telefone 192 (ligação gratuita).

Equipe da Samu de Santo Antônio, Piedade, Renato Galvão, secretaria municipal Branca, Adriano, Luana, Ceiçinha, Juradir, Reanto, Flavio ,Kleydinaldo e Cezar, ladeada pelo coordenador geral Samu Natal dr. Luis Roberto, coordenador administrativo Adelmo Supra, coordenadora de enfermagem drª. Cecília e do sr. prefeito Dr. Gilson Geraldo.
assista o vídeo: SAMU/NATAL
Fonte: Blog do Dedé Camilo

Alemanha investiga planos do Irã de atacar bases militares dos EUA no país


A Justiça alemã abriu investigações sobre supostos planos do Irã de atentar contra as bases militares dos Estados Unidos no país europeu, informou nesta quinta-feira o procurador Harald Range.
As investigações se baseiam em supostos planos por parte das autoridades de Teerã de atacar as instalações do Exército norte-americano na Alemanha, caso os EUA lancem um ataque contra o Irã.
Segundo o departamento federal da polícia criminal alemã (BKA, na sigla em alemão), de acordo com as investigações em curso, não há um perigo iminente de atentado.
As declarações de Range confirmam informações divulgadas pela imprensa alemã nesta quinta-feira sobre as investigações. De acordo com o jornal "Bild", que cita fontes da promotoria alemã, o objetivo de Teerã seria destruir a logística e operações das bases dos EUA na Alemanha.
Ainda segundo o jornal, as suspeitas se dirigem concretamente contra um empresário alemão, que mantém "contatos conspiradores" com a embaixada do Irã em Berlim e que supostamente planeja " ações de sabotagem", sem especificar exatamente quais e como seriam.
O procurador Range e o responsável pelo BKA, Jörg Ziercke, se recusaram em fornecer mais detalhes sobre os supostos planos e apenas confirmaram a existência das investigações.
As informações coincidem com um momento de grande tensão entre Berlim e Teerã, depois que o ministro de Assuntos Exteriores alemão, Guido Westerwelle, chamou para consultas seu embaixador no Irã, em resposta à invasão da embaixada britânica na terça-feira.
Berlim, assim como Londres, espera que novas sanções sejam impostas sobre o Irã, especificamente seu setor financeiro, e expressou seu total apoio à decisão do ministro britânico de Relações Exteriores, William Hague, de fechar a embaixada em Teerã e expulsar os diplomatas iranianos do Reino Unido.



Fonte: Folha.Com