sábado, 15 de outubro de 2011

T-Rex era mais pesado do que se pensava


São Paulo- Uma equipe internacional de cientistas uniu esforços para recalcular o peso de uma das mais fascinantes (e populares) criaturas da pré-história: o T-Rex.
Os resultados mostraram que o gigante carnívoro que viveu há cerca de 65 milhões de anos não só era mais pesado do que se imaginava, como crescia muito mais rapidamente.  
Os pesquisadores liderados pelo professor John R. Hutchinson, do Royal Veterinary College da Inglaterra, e pelo  Dr. Peter Makovicky , do Museu Field, nos Estados Unidos, utilizaram scanners de laser 3D para analisar os mais completos esqueletos de tiranossauro já encontrados.
A técnica permitiu uma precisão muito maior do que os métodos anteriormente usados, que confiavam em modelos, equações e comparações da quantidade de músculos ao redor dos ossos em outros animais.
A conclusão é a de que os T-Rex crescem duas vezes mais rápido do que se pensava – os bebês de 10 kg ganham cerca de 1790 kg por ano durante a fase de desenvolvimento, chegando a pesar entre 7 e 9 toneladas. Este número é um aumento considerável da estimativa anterior de no máximo 5 a 7 toneladas nos adultos.
Outra conclusão do estudo é a de que, conforme crescia, o T-Rex ficava cada vez mais devagar. Isso porque seu torso ficava mais pesado  e os membros permaneciam mais curtos, mudando o centro de equilíbrio para frente.
Os maiores músculos do T-Rex estavam na cauda e no quadril; já as pernas (especialmente a parte de baixo delas) possuíam menos músculos, proporcionalmente, do que a dos pássaros de hoje. Essa fraqueza explicaria porque o animal não corria – fazendo entre 17h e 40 km/h, no máximo.
Os resultados da pesquisa foram publicados gratuitamente na revista PLoS One.


No modelo elaborado pelos pesquisadores, percebe-se a diferença entre a distribuição dos músculos e a proporção dos membros entre um T-Rex jovem e um adulto, com mais de 17 anos. Um humano aparece na imagem como forma de comparação. 




Fonte:Infoonline

Horário de verão começa à meia-noite de hoje




O horário de verão começa à meia-noite de hoje (15). Com isso, milhões de brasileiros que vivem em dez estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além da Bahia e do Distrito Federal, terão que adiantar em uma hora os seus relógios.
Aplicada pela 41ª vez desde sua criação, em 1931, a iniciativa tem o objetivo de proporcionar o melhor aproveitamento da luz natural, reduzindo o consumo de energia entre as 18h e as 20h. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a desconcentração da demanda reduz o risco de problemas nas linhas de transmissão, nas subestações e no sistema de distribuição que poderiam afetar o fornecimento de energia elétrica.
Este ano, devido ao carnaval de 2012, o horário de verão vai se estender até 26 de fevereiro de 2012, totalizando uma semana a mais que nos últimos anos. O motivo é que o terceiro domingo de fevereiro do ano que vem, quando os relógios deveriam ser atrasados em uma hora, será feriado de carnaval. Pelo Decreto nº 6.558, que regulamenta a medida, quando a data coincide com o feriado do carnaval, o encerramento é adiado para o domingo seguinte.
Após oito anos, a Bahia voltará a aderir à iniciativa, a pedido do governador Jaques Wagner. Ao anunciar a adesão estadual à iniciativa, Wagner disse que a decisão serve para evitar os transtornos causados a Bahia pela diferença de horários com o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. “A decisão é muito mais para ficarmos alinhados ao horário de Brasília do que de economia de energia”, disse o governador, uma vez que, segundo ele próprio, a economia resultante do adiantamento da hora é pequena.
Segundo o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, a expectativa do governo federal é que haja uma redução entre 4,5% e 5% da demanda de energia no horário de pico, entre o fim da tarde e o início da noite. Em 2010, a economia foi de 4,4%.
Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo. Isso significa que, no horário de maior pico, deixaram de ser consumidos cerca de 2 mil megawatts anuais, ou duas vezes a carga no horário de pico da cidade de Belo Horizonte ou 75% da demanda em Curitiba.


Fonte: Agência Brasil

Natal tem o 3º maior índice ultravioleta do mundo



De Sérgio Henrique Santos, especial para o Diário de Natal
O sol escaldante do Rio Grande do Norte preocupa por causa dos riscos de doenças de pele. De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE-rn), Natal está em terceiro lugar no ranking das cidades com maior incidência de raios ultravioleta no mundo inteiro. "À exceção dos dias de inverno, a capital do Rio Grande do Norte tem o maior índice de raios UV do Brasil, o segundo maior índice das Américas (só perde para La Paz, na Bolívia) e, só tem índices menores do que os registrados na Austrália", diz Francisco Raimundo da Silva, coordenador do laboratório de ozônio do INPE-RN, em Natal. O índice médio na capital oscila entre 10 e 11, numa escala de 0 a 16, nunca atingido em parte alguma do planeta.

O índice é considerado entre "Muito Alto" e "Extremo". A partir de 11 é considerado extremo e requer uso de proteção solar, especialmente para evitar câncer de pele. "O nosso meio-dia solar, por volta das 11h20 da manhã, é quando o céu está a pino. E dependendo do horário de exposição ao sol, recomendamos protetor solar, boné, chapéu de aba longa (tipo sombreiro, de 7 cm), roupas de algodão". As recomendações se destinam especialmente aos trabalhadores que permanecem no sol durante muito tempo, como motoqueiros, agricultores, pescadores e funcionários de construção civil.

Raimundo defende, inclusive, que o costume de evitar sol após 10h da manhã seja ampliado para mais cedo. "Entre as 9h20 e até às 13h30 o índice é muito alto. Depois diminui, mas a atenção deve se manter", diz o professor. A explicação para a incidência tão alta reside no fato de que o Estado tem mais de 200 dias de céu claro durante o ano todo. "Outras regiões do Brasil com alta incidência, como a Ilha de Marajó e a Amazônia, e países na linha do Equador, se diferenciam por causa das nuvens", explica Raimundo.

Câncer de pele

A alta incidência de raios ultravioleta em Natal é um dos principais motivos para a preocupação dos dermatologistas com o aumento do número de casos decâncer de pele. No ano passado foram 2.930 casos no RN, sendo 1.280 em homens e 1.650 em mulheres. Os números se referem apenas aos casos de câncer de pele não-melanoma, também chamado baso-celular, mais comum entre agricultores e pescadores, provocados pela exposição prolongada ao sol. A capital tem, ao todo, 740 casos, a maioria em mulheres (390). No Brasil, foram 53.410 novos casos registrados no ano passado. Somente para 2011, são esperados 113.850 novos casos. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Outro risco é o de câncer de pele melanoma, a forma mais agressiva da doença. "É provocado pela exposição solar aguda. É a forma mais rara do câncer de pele, mas a incidência cresce no mundo inteiro", conta a dermatologista Patrícia Freire, da regional Natal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-RN). "Isso tem nos preocupado por causa do índice da recorrência da metástase e de mortes nesse tipo de câncer. Se não for tratado muito precocemente é perigoso por ser muito agressivo", enfatizou.No Estado, em 2010, foram 20 casos melanomas registrados em homens. O número de mulheres com a doença não chega a quinze, por isso os dados não são disponibilizados pelo INCA.

Para tentar fazer com que a população procure especialistas e mais informações sobre o assunto, Natal recebe neste final de semana um caminhão chamado "Tour da Prevenção", destinado a fornecer orientações e realizar consultas preliminares. O tour será instalado até domingo em frente ao Parque das Dunas, no Tirol. "Trata-se de uma preparação para a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele (CNPCP), que em Natal será realizada no Hospital da Liga, no dia 26 de novembro", diz Patrícia. O tour é feito por um caminhão itinerante, que está percorrendo dez cidades brasileiras, do Sul ao Norte do país, realizando atendimentos gratuitos à população para diagnosticar e tratar o câncer da pele. O câncer de pele corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. 

Tour percorre todo o país

Por receber sol o ano inteiro, as autoridades de saúde pública reconhecem que Natal oferece riscos a quem se expõe à forte luminosidade, especialmente entre as 9h da manhã e as 16h. "O risco estimado de câncer de pele, na região Nordeste, é de 61 casos para 100 mil habitantes", afirma a dermatologista Patrícia Freire. Ela conta que os casos são ainda mais comuns nos Estados da região Sul do Brasil, mesmo com a incidência de dias nublados maior do que ao Norte do país. "A explicação está não na incidência do sol, e sim na cor da pele das pessoas do Sudeste e Sul do Brasil. Em geral são populações mais brancas, mais suscetíveis, portanto, à radiação solar".

O Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta com apoio da La Roche-Posay na promoção do tour que leva atendimento gratuito à população de dez cidades brasileiras. Para o coordenador da Campanha, o médico Marcus Maia, mais que oferecer atendimentos à população, o objetivo do caminhão é chamar a atenção das pessoas para o câncer da pele. "Este tipo de câncer oferece a possibilidade de prevenção primária, ou seja, é possível impedir que ele aconteça. Este é o foco fundamental. As pessoas devem serem orientadas a não tomar sol de forma exagerada para evitar o câncer da pele. A prevenção secundária também é importante e é nosso objetivo com os atendimentos, diagnosticar precocemente a doença. Uma vez diagnosticado, este paciente deve ser acompanhado, para a vigilância do câncer tratado e de outros que por ventura possam surgir".

Além de Natal, o caminhão percorre um trajeto que inclui outras capitais como Palmas, São Luis, Teresina, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Destas, as quatro primeiras estão recebendo a visita inédita do tour. "Este ano teremos muitas visitas no Nordeste. É importante salientar que as pessoas desta região estão naturalmente mais expostas ao sol, tanto em seus momentos de lazer, quanto em muitas atividades profissionais que as deixam expostas", explica Marcus. Os especialistas realizarão o exame de sinais, pintas e manchas e, apresentando qualquer suspeita da doença. Os pacientes serão encaminhados para tratamento gratuito nos serviços credenciados. 

Fonte: DNonline

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Bancos e grevistas chegam a acordo para encerrar greve


A Federação Nacional de Bancos (Fenaban) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) chegaram a um acordo salarial na noite desta sexta-feira para encerrar a greve dos bancários, que já dura 18 dias. A Fenaban apresentou proposta de reajuste de 9% (com ganho real de 1,5%) a partir de 1º de setembro de 2011 e o comando da greve recomendou a aprovação da proposta pelas assembleias que serão realizadas pelos sindicatos na segunda-feira, em todo o País.
A proposta, segundo a Fenaban, assegura aumento real pelo oitavo ano consecutivo. O piso salarial para bancários que exercem função de caixa passa para R$ 1,9 mil, para jornadas de seis horas. Para a função de escriturário, o piso salarial passa para R$ 1,4 mil. Na Participação dos Lucros e Resultados (PLR), houve aumento da parcela adicional de R$ 1,1 mil para R$ 1,4 mil, e do teto da parcela adicional de R$ 2,4 mil para R$ 2,8 mil.

Os outros benefícios ficam reajustados da seguinte forma, informou a federação: o auxílio refeição sobe para R$19,78 por dia; a cesta alimentação passa para R$ 339,08 por mês, além da 13ª cesta no mesmo valor. O auxílio creche mensal de R$ 284,85 por filho até 6 anos.
Na avaliação do Comando Nacional dos Bancários, a proposta atende às principais reivindicações dos bancários. "A proposta traz avanços importantes e é uma conquista da greve nacional da categoria, a mais forte em duas décadas, que mobilizou trabalhadores de bancos públicos e privados por 17 dias, chegando a paralisar 9.254 agências em todo o país e forçou os bancos a mudarem de posição", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários.
Segundo a Contraf, os dias de paralisação não serão descontados e serão compensados até o dia 15 de dezembro. As negociações de temas específicos do Banco do Brasil e da Caixa Economica Federal ocorrem ainda neste noite.
O acordo foi comemorado também pela Fenaban. "Este foi um processo de negociação bastante longo, mas que finalmente levou a um acordo entre as partes, construído na mesa de negociação", disse o diretor de Relações do Trabalho da Federação, Magnus Apostólico.


Portal terra.com

Com 4 Bilhões em caixa Brasil Foods prevê novas aquisições na América Latina


Empresa também projeta abrir uma processadora na China a partir de 2012



A Brasil Foods, maior exportadora mundial de carne de frango, pretende realizar novas aquisições na América Latina como parte de sua estratégia de internacionalização, disse nesta sexta-feira o vice-presidente de Assuntos Corporativos da companhia, Wilson Mello.
Segundo ele, a Brasil Foods, após adquirir duas empresas na Argentina, está buscando oportunidades para produzir e processar nos segmentos de frangos, suínos, bovinos e leite em outros países da região. "A América Latina está inserida em nosso plano de investimentos. A Argentina foi o primeiro passo e estamos buscando mais oportunidades", disse Mello, que evitou especificar em quais países a empresa está interessada.
A Brasil Foods conta com R$ 4 bilhões em caixa e baixo nível de endividamento, o que facilita seus planos de investimentos e acesso a financiamentos, disse o executivo.Esta liquidez deve aumentar depois que a empresa cumprir as vendas de ativos previstas pelo órgão antitruste brasileiro, o Cade, como condição para aprovar a fusão entre a Perdigão e a Sadia, que criou a companhia.
Mello evitou dar mais detalhes dos planos de crescimento na América Latina. "Buscamos países emergentes com uma economia crescente, com democracia e instituições sólidas e que tenham capacidade de crescer como o Brasil, a Argentina", disse.
"Buscamos oportunidades que tenham relação com nosso negócio. Não vamos sair do nosso 'core business'. Estamos buscando oportunidades na indústria de alimentos, basicamente na indústria de proteínas: frango, peru, suíno, bovino e leite", acrescentou.
A Brasil Foods teve lucro líquido de R$ 498 milhões  no segundo trimestre deste ano, 190% superior ao registrado em igual período do ano passado, puxado pela forte demanda interna. O plano estratégico da BRF, que controla cerca de um quarto do mercado global de aves, prevê duplicar o faturamento da empresa entre 2010 e 2015, através do crescimento orgânico e de aquisições.
A BRF tem plantas processadoras na Grã Bretanha, Holanda e Rússia. Em breve, abrirá plantas nos Emirados Árabes Unidos e prevê outra para a China a partir de 2012. Segundo ele, na joint venture com a companhia chinesa Dah Chong Hong, a BRF exportará matéria-prima para terminar o processamento de frangos e suínos numa fábrica local em parceria com o grupo chinês, que já tem o controle da distribuição no país.
"A ideia é que esta joint venture esteja operando, em fase inicial, em 2012, provavelmente no segundo semestre", acrescentou. Mello considera que a compra da Avex, maior produtor de frangos na Argentina, é um marco na estratégia da BRF, porque pela primeira vez a empresa começará a produzir fora do Brasil para atender o mercado doméstico e para exportar.
"É uma demonstração clara de que este processo é uma realidade que vai se tornar o cotidiano na vida da BRF", disse.
Mercado Interno
O executivo afirmou que a estratégia da companhia passa por um balanço entre os mercados interno e externo. "Sempre se cuidou para que as receitas tivessem origem no mercado interno e no externo", afirmou. Historicamente, esta participação fica entre 55% para o mercado interno e 45%  para o externo, variando em alguns momentos em até 60-40 %.
O executivo afirmou que a companhia tem conseguido administrar bem os custos mesmo em meio à forte alta dos insumos neste ano, sobretudo do milho.
"No processo de sinergia da fusão (Sadia-Perdigão), a empresa tem conseguido capturar sinergias e isso tem reduzido muito os custos. E isso permite que a companhia mantenha suas margens históricas", afirmou.
Cade
Com relação à venda de ativos, em cumprimento ao acordo firmado no Cade, o compromisso é concluir a operação até o final do primeiro semestre de 2012, prazo que deverá ser respeitado, segundo Mello. O banco BTG Pactual foi contratado para assessorar a BRF na operação.
Recentemente, analistas de mercado vêm elevando suas recomendações para a BRF, justamente pelos ganhos esperados em sinergias. "Já divulgamos as informações necessárias para despertar o interesse de potenciais compradores e agora estamos aguardando esta análise", afirmou. "Estamos com o processo andando e seguindo o curso natural", acrescentou.


Fonte: Portal  IG.COM/Economia

Aluno do Senai ganha medalha de ouro em torneio mundial de educação profissional




Rio de Janeiro - Um aluno da Escola de Joalheria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Rio, Rodrigo Ferreira Silva, de 20 anos, ganhou medalha de ouro no 41º WoldSkills, o maior torneio de educação profissional do mundo, cujas provas foram realizadas entre os dias 5 e 8 deste mês em Londres, na Inglaterra.
“Eu vejo como uma grande porta aberta para ingressar no mercado de trabalho. E uma única chance de  participar de um evento tão grandioso como esse”, disse Rodrigo Silva à Agência Brasil.
Como prêmio, ele e mais dez alunos do Senai que receberam medalhas de ouro, prata e bronze em suas áreas passarão a ser instrutores da entidade e receberão bolsas de estudo para um curso universitário e para cursos técnicos no exterior.
O Brasil terminou em segundo lugar geral, atrás da Coreia do Sul e à frente de países desenvolvidos. Esta é a segunda vez que o país ocupa a segunda posição no ranking dos melhores em educação profissional no mundo. A primeira foi em 2007, no Japão.
Rodrigo disputou com 14 estudantes a confecção de dois pingentes de ouro, seguindo modelo de uma peça de um designer francês, escolhida para o certame. Filho de um segurança de uma rede de joalherias, ele se interessou  pela profissão ao visitar o setor de jóias da empresa em que o pai trabalha.
Entrou no Senai em 2008 e teve o desempenho reconhecido pelos professores. Acabou disputando a Olimpíada do Conhecimento, que é o torneio nacional de educação profissional realizado pelo Senai, obtendo direito a ocupar vaga na delegação de competidores do Brasil no WorldSkills.
O país foi representado por 28 estudantes, que competiram em 25 profissões. Desse total, 23 eram alunos do Senai. A competição reuniu 944 estudantes de cursos técnicos profissionalizantes de 51 países. Os próximos torneios ocorrerão em 2013, em Liepzig, na Alemanha, em 2015, em Madri, na Espanha, e em 2017, possivelmente no Brasil. A pré-candidatura do país foi anunciada no último domingo (9), informou a assessoria de imprensa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).


Edição: Graça Adjuto
Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

MP quer garantir acessibilidade em escolas de Nova Cruz.


O Ministério Público, através da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Nova Cruz, com atribuições na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, expediu recomendação ao prefeito do município, onde prevê que seja inserida na Lei Orçamentária Anual de 2012 recursos específicos e suficientes para custear a remoção dos obstáculos de acessibilidade encontrados nas escolas municipais de Nova Cruz.
 O MP recomenda que esses obstáculos sejam removidos de todas as escolas da rede municipal, sejam elas de propriedade do Poder Público, e também daquelas que estejam sob administração do poder executivo de Nova Cruz, seja em virtude de locação, ou de qualquer outra forma. A recomendação tem como base o Decreto nº 5.296/04, que determina, em seu artigo 24, que os estabelecimentos públicos de ensino de qualquer nível, etapa ou modalidade proporcionarão condições de acesso e utilização por todos os seus ambientes ou compartimentos para pessoas com deficiência, inclusive salas de aula, bibliotecas, auditórios, ginásios e instalações desportivas, laboratórios, áreas de lazer e sanitários. Na época em que foi publicado, 03 de dezembro 2004, o Decreto concedeu um prazo de 30 meses para que as edificações de uso público já existentes garantissem acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, prazo esse já expirado. O MP leva em consideração ainda o ofício nº 183/2011, onde o chefe do poder executivo de Nova Cruz se comprometeu, em 23 de agosto desse ano, a resolver todos os problemas referentes aos obstáculos existentes nas escolas da cidade até meados de 2012. O prefeito de Nova Cruz deverá também, segundo a recomendação, encaminhar à 1ª Promotoria de Justiça, cópia da Lei Orçamentária Anual referente ao exercício de 2012, em um prazo de até dez dias após sua aprovação, encaminhando também a proposta de execução da remoção dos obstáculos arquitetônicos existentes nas edificações escolares municipais, com o demonstrativo das medidas adotadas para o cumprimento da recomendação, em até 60 dias após a aprovação da Lei.




* Fonte: MP/RN                         Tribuna do Norte

Empresas americanas confirmam instalação no Rio Grande do Norte


Uma das empresas é voltada para fabricação de sondas e equipamentos de perfuração de poços de petróleo e a outra de energia solar.


A governadora Rosalba Ciarlini recebeu a confirmação de que o estado vai ganhar duas empresas americanas. Uma para fabricação e comercialização de sondas e equipamentos de perfuração de poços de petróleo e a outra de energia solar.

Os investimentos somam mais de US$ 250 milhões. Pelo protocolo de intenções assinado em Nova Iorque por representantes da Fininsolar, Michael Page e Daniel Baca, e pela governadora Rosalba Ciarlini, a empresa estima gerar 175 empregos diretos e 400 indiretos. Além de parques solares, vai fabricar os painéis fotovoltaicos para a geração de energia.

Já a Falcon Rigs, conforme os sócios-diretores Leo C. Ku e Brian Smith está com área reservada no Distrito Industrial de Mossoró para a implantação da fábrica que vai atender as necessidades das indústrias de perfuração de bacias petrolíferas terrestres. Um dos principais equipamentos produzidos vai ser o cavalo mecânico para extração do petróleo.

Durante a visita a Nova Iorque, a governadora conversou com outros empresários que pretendem investir no Rio Grande do Norte. A expectativa é que alguns deles visitem o estado ainda este ano.



      Fonte: Nominuto.com
 

Pan começa nesta sexta com festa grandiosa e 518 atletas brasileiros


Cerimônia de abertura começa às 22h e abre transmissão histórica da Record.


Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara começam nesta sexta-feira (14) com uma grandiosa cerimônia de abertura no estádio Omnilife, a partir das 22h (no horário de Brasília). A festa abrirá a 16ª edição do evento, que terá transmissão pela Record, Record News e R7, e promete colocar o esporte brasileiro em um alto patamar a menos de um ano da Olimpíada de Londres.

R7 faz o mesmo percurso dos atletas antes da abertura

Conheça os possíveis heróis do Pan

A cerimônia de abertura vai atrair a atenção das Américas para um evento com números impressionantes, a começar pelo número de atletas brasileiros: 518. No geral, serão quase 6.000 esportistas de 42 países.

Outras marcas incríveis envolvem a transmissão. A Record terá cerca de oito horas por dia de eventos ao vivo, somadas às 12 horas na Record News e no R7, que dará a oportunidade para os internautas acompanharem em tempo real os vídeos das provas, os resultados e o quadro de medalhas.

Pela primeira vez, os atletas irão caminhando da Vila Pan-Americana ao estádio da abertura, distantes cerca de 700 metros um do outro. As delegações entrarão no estádio do Chivas Guadalajara em uma festa cheia de luzes, música e astros.

Na parte musical, a abertura do Pan terá o Maná, grupo de pop rock mexicano que faz sucesso em toda a América Latina, inclusive no Brasil. Além da banda, estarão no estádio Omnilife nomes como Juanes, Vicente e Alejandro Fernández. Não poderiam faltar também os mariachis, que tocarão muita música típica da cidade do Pan.
O mesa-tenista Hugo Hoyama será o porta-bandeira da delegação brasileira. Maior vencedor de ouros em Pans da história do Brasil, com nove títulos, o atleta travará uma batalha pessoal com o nadador Thiago Pereira, que tem seis ouros até agora e nadará oito provas em Guadalajara.

O Brasil possui outros desafios no México. Três deles se destacam: ameaçar Cuba na vice-liderança do quadro de medalhas, classificar o maior número de atletas possível para os Jogos Olímpicos de Londres e superar a Argentina no quadro histórico de medalhas. Se os brasileiros ganharem 20 ouros a mais do que os hermanos, passarão à frente.

A delegação brasileira em Guadalajara está recheada de estrelas, a começar pelos campeões olímpicos Cesar Cielo, da natação; e Maurren Maggi, do atletismo. Além deles, os campeões mundiais Fabiana Murer (atletismo), Felipe França (natação), Bruninho (vôlei), Roseli Feitosa (boxe), entre outros, abrilhantarão a delegação brasileira.

Nos próximos 17 dias, o Brasil terá o melhor de seu esporte brigando por medalhas no México. São nove atuais campeões olímpicos e 16 campeões mundiais, em 46 modalidades diferentes.

A Rede Record transmite os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara com exclusividade para a televisão aberta, ao lado da Record News. O R7 tem transmissões ao vivo das competições e uma cobertura completa dos eventos.

A emissora também mostrará a Olimpíada de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.


Fonte: R7.Com